Sentimentos demais

21 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

o texto é grande... então copiarei somente algumas partes, quem quiser conferir a integra o link está abaixo:

Quote:
Sentimentos demais

Ou como evitar que o amor morra afogado em nossas emoções

IVAN MARTINS

*

Vamos ser francos: nosso problema não é sexo. Isso se arranja com facilidade. O que nos exaspera são as relações que estabelecemos a partir do sexo, ou apesar dele. O que nos sufoca é aquilo que se faz antes e depois de transar. A pessoa que fica ali – ou que gostaríamos que ficasse, mas não fica – constitui nosso maior problema, e talvez nossa única solução.

Estar com alguém mais do que ocasionalmente, porém, constitui um desafio insolúvel – tanto quanto um prazer imensurável.

As pessoas têm manias, têm temperamento, têm hábitos que nos incomodam. Elas reclamam de tudo, pateticamente. Elas se enfurecem com tudo, histericamente. Elas têm problemas, opiniões, desejos, amigos. Elas são lindas e nos causam ciúme. Elas são controladoras e nos irritam. Elas podem ser frívolas e indiferentes. Frequentemente mergulham nelas mesmas e nos deixam entregues às apreensões e receios. Às vezes queremos que sumam, morram, pelo-amor-de-deus desapareçam. No outro dia acordamos sem elas e o coração perde duas batidas, de medo.

Na verdade, sofremos de sentimentos demais. Eles transbordam, excedem, afogam. Seria infinitamente mais simples se fôssemos como os outros. Veja o casal do elevador, o professor de natação e a namorada dele. Obviamente felizes, simples, calmos. Trocam duas palavras e um olhar entre o quinto e o térreo. Gente bem resolvida. É impossível que ela chore de noite por temer que ele não a ame. Evidentemente ele não se isola diante da televisão e tenta aplacar os nervos vendo um filme inútil. Eles certamente nunca se metem em discussões dolorosas. Sabem o que fazer deles mesmos e do seu amor. Eles têm as respostas. As criaturas esquisitas somos eu, você e os nossos parceiros. Eles, os outros, são simples e felizes. Gente bem resolvida.

...

Os sentimentos são o nosso principal problema, claramente. Estamos encharcados deles. Sentimentos de toda espécie, misturados. Você olha para aquela pessoa que abriu a porta e eles afloram, conturbados. Quanta aflição não esconde um abraço?

...

Gostaríamos que não fosse assim, claro. Preferiríamos ser gente simples, composta, direta. Em vez de todas as memórias dolorosas que trazemos conosco, paz. Em vez da confusão de planos e aspirações, clareza. Nada de turbulência submersa, nenhuma recordação inconfessável, apenas superfície indevassável e tranquila, como um lago.

...

Sejamos francos: nosso problema não é sexo, é amor. Encontrá-lo, conquistá-lo, torná-lo parte da nossa vida e, ao final, talvez, detestá-lo. Nosso problema é preservar esse amor em meio à tempestade de trovões dos nossos sentimentos. Cuidar para que o fascínio físico dos primeiros dias não se perca, evitar que a confiança que vem depois não nos cegue de tédio. Nossa tarefa, gigantesca, é fazer com prazer – e com o mínimo de sanidade – as coisas que se fazem antes e depois de trepar. A pessoa que fica ao nosso lado nesse intervalo é nosso maior problema, e talvez a única solução.


http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/ivan-martins/noticia/2012/10/sentimentos-demais.html


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Show....


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Se levarmos a vida e, sobretudo, os relacionamentos à ponta de faca morreremos sozinhos, tem que ter jogo de cintura, capacidade de engolir sapos e entender que num relacionamento, às vezes, a gente tem que ceder, não renunciar.


imagem de Svetlana
Svetlana
No PF desde: 12/02/2011

Perfeito!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
As criaturas esquisitas somos eu, você e os nossos parceiros. Eles, os outros, são simples e felizes. Gente bem resolvida.

Os sentimentos são o nosso principal problema, claramente. Estamos encharcados deles. Sentimentos de toda espécie, misturados.


Maurinho nos ajude a entender :)

as pessoas encharcadas de sentimentos são menos resolvidas? devemos conter nossas emoções? nem amar demais, nem odiar demais?


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Sentimentos existem, em todos nós, alguns estão mais em contato com eles, outros não. Sentimentos precisam ser entendidos, saber de onde veem e porque são assim. Quem está desconectado deles terá mais dificuldade em entender porque se é assim e porque os outros são assim também (tá vendo como Sócrates, o filósofo, tinha razão em dizer que precisamos nos conhecer para conhecer os outros?).

Amor ou ódio precisam ser sentidos e entendidos, administrados, hora extravasá-los, hora reprimi-los, hora deixados quietos, só não se pode cometer o pecado mortal de ignorá-los, ou ficaremos condenados a vida inteira a andar em círculos como os cães que correm em volta de si tentando morder o próprio rabo.

Miguxa Ana, não temas amar demais ou odiar demais, tema evitar esses sentimentos, gastando tempo e energia ao invés de viver.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

tô tentando meu amigo, tô tentando...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010
imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Perfeito o que o Maurinho escreveu.


Quantas vezes nos disseram que ódio, inveja, ciúmes eram sentimentos que deveriam ser ignorados, reprimidos e, se possível, jamais sentidos? Isso faz parte da nossa cultura cristã do pecado e do fogo do inferno.

Imaginar que passaremos a vida sem senti-los é estar a um passo de nos tornarmos infelizes. Nenhuma pessoa pode passar a vida negando sentimentos tão humanos.

Amar demais ou de menos também faz parte da nossa jornada de aprendizado.

Ahh, que bom seria se tivéssemos tudo controlado, medindo cada emoção e reação, sem erros e sem riscos. Seria mesmo?? Acho que não. O bom da vida é o fato de que Ela nos ensina sempre, quando erramos e quando aprendemos.

Isso é verdadeiramente EVOLUIR.


(claro, na teoria é lindo e faz todo sentido, na prática dói algumas vezes pra burro, mas faz parte dos riscos de se estar vivo)


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Eu sou um poço de sentimentos.


imagem de Svetlana
Svetlana
No PF desde: 12/02/2011

São duas!