\"LÁ...É A ETERNIDADE\"

32 respostas [Último]
imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Mais ou menos desse gênero, gostei de \"Contos Fantásticos\" e \"A Carta Roubada\", ambos do Edgar Allan Poe.


Também gosto dos livros do Kurt Vonnegut, acho que \"Matadouro 5\" foi o melhor.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Poe é gênio, gênio, gênio, gênio, mil vezes gênio :-)


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Austra: acho que Mister Jekyll é um terror mais psicológico, não existe tanto fatalismo ou um mal irracional e inexplicável como os contos de King...mas é claro que o público hoje é diferente, muito sangue, tripas e sexo são ingredientes usados com mão pesada hoje em dia. Uma vez, a sutileza dava o tom na literatura...tinha tudo mais finesse.


Poe, da mesma época e bem lembrado pelo Júpiter, as vezes até que carregava nas tintas: \"assassinato na rua morgue\"...


Mas poemas como \"Ulalume\" demonstram o quão era sofrido e lírico ao mesmo tempo este grande escritor.


\"O barril de amontilado\"...um dica das perservidade de Poe, o poeta maldito.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Guilherme, concordo contigo (mesmo sem nunca ter lido o King tb hehe). Mas acho Dr Jekyll e Mr Hyde bem paradigmático. Acho que antecipa a esquizofrênia vindoura e justificada pela complexidade da teia social que se constituía. Tipo, o grande terror seria o sujeito ser ele mesmo, pois essa única personalidade não daria conta. Mas sei lá tb.


Poe é phoda né? O poço e o pêndulo e O retrado ovalado são de arrepiar.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Austra, acontece que você se dedica a leituras mais eruditas, por isso desconhece o fênomeno pop que é King...


Mister Hyde - troquei as bolas ali encima - é crássico puro; se fosse publicado hoje em dia, o protagonista seria tachado de bipolar, esquizofrenico, personalidade congênita...etc, etc como você muito bem destacou. A obra antecipou mesmo um monte de coisas \"normais\" do nosso dia a dia.


Poe é phoda; o poço e o pêndulo chega a ser opressor de ler, confesso que não lembro do retrato ovalado. O gato preto \"o grito que parecia vindo do mais profundo inferno...\" as aventuras de Gordon Pyn (o sorteio do canibalismo)....crássicos, crássicos e mais crássicos.


dicas para conhecer king essencial: A coisa, O iluminado, contos: A imagem do ceifeiro, O nevoeiro, A jornada.. e mais um monte de insanidades.


Nada acaba bem nos contos dele, não existe final novela da globo, e por isso eu adoro a dramaticidade dele.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

dos filmes baseados em livros do King, o meu favorito é Tempestade do século....


Andre Linoge


http://www.youtube.com/watch?v=d99OToqElHY


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Do S. King, \"IT\", aquele do palhaço assassino, ótimo.


Curiosidade: esse personagem foi inspirado no serial killer John Wayne Gacy, de Chicago. Claro que a parte sobrenatural do livro/filme se deve à mente criativa do mestre King.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Ana, eu também li e assisti, muito legal mesmo!


Júpiter, que história interessante!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Ops, tive que efetuar uma saída de emergência!


Muitas vezes, leituras nem tão eruditas assim, meu caro Guilherme ;-)


Mas uma hora ainda pretendo dar uma lida no King. Além do mais, um dos grandes filmes já feitos é baseado num conto dele né? Stand by me. Filme marcante, que esta juventude atual não deve estar a par!


Essa conversa me convenceu a comprar o livrinho do Lovecraft lá no Submarino. Vou peneirar com calma depois pra ver se encontro outras barbadas. Sempre tem!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Sim Austra, esse filme é bem interessante!


Revelou River Phoenix...pena que tudo acabou em uma calçada suja na frente do Viper Room...cada geração têm o James Dean que merece!


Meu velho, compra o livro e depois comente. Eu também nunca li nada dele e dizem que é explêndido.