Preconceito ou Força do Hábito?

17 respostas [Último]
imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Caro Austra, hoje em dia, têm cirurgião que faz gente parecida com motorista da Carris parecer rico.... tudo é possível!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Isso pq o senhor nunca pegou um SOGAL, em Canoas City!


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Oi Katia


Li teu texto e fiquei pensando. Provavelmente na situação do táxi eu faria a mesma pergunta.


Mas, sinceramente, não me sentiria alguém preconceituosa ao questionar ele desse jeito. O ruim, na minha opinião, é vc recriminar. Daí depende que tipo de sentimento aquilo vai despertar em vc.


Pra mim, seria puramente hábito. A gente sabe que os homossexuais não são a maioria, e eu acredito que sou movida pelo que estou mais acostumada a presenciar: se o homem me diz que aquela mulher é nora dele, eu logo suponho que ele tem um filho, sim. Mas por que isso me tornaria alguém preconceituosa? Eu acho que não. Até porque, no momento que a situação ficasse esclarecida, pra mim tudo bem. Jamais classificaria como algo errado.


Olha só então o que aconteceu no outro dia.


Estávamos num churrasco na casa dos meus tios. E eles tem duas amigas, que eu adoro, inclusive. Elas estão casadas há 12 anos. Aquela mulherada toda lá, estávamos entre 6 mulheres na sala, enquanto a companheira dela estava nos fundos da casa com o meu tio preparando o churrasco.


Daí, brincamos que era a casa das 7 mulheres. Não sei quando paramos pra contar, e eu e a minha prima dissemos "Não, mas são 6 mulheres!". Logo ela saltou, meio chateada, dizendo que a outra também era mulher, só que não estava ali, estava lá nos fundos da casa.


NOSSA! A gente ficou morrendo de vergonha. Eu e a minha prima ficamos por horas nos sentindo uns lixos, até me questionei se não era preconceito da minha parte... Mas juro que não foi com essa intenção. É porque estou tão acostumada a ver as duas juntas todo o final de semana, e elas tem seus papéis bem claros na relação. Uma é mais feminina, a outra mais masculinizada.


A gente sempre brinca com ela que Deus, quando a fez, a colocou dentro do corpo de uma mulher por engano, porque ela pensa e age, verdadeiramente, como um homem. E eu sei que ela se sente muito mais homem do que mulher. Ela já me disse isso.


Mas fiquei pensando até que ponto aquele meu comentário totalmente desncessário chateou ela... Daí pedi desculpas, porque, de verdade, eu me cuido muito pra não fazer essas coisas.


Mas foi complicado...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Nunca mais haverá o tempo das carruagens meu caro! (era só evitar aquelas onde os cavalos tinham penachos negros sobre a cabeça, indicativo da derradeira viagem do "bem nascido")


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

"Ai! Nunca mais!"


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Concordo com a Poivre... eu agiria da mesma forma; não por preconceito, mas por força do hábito...como estou mais acostumada a ver casais hetero, vou pensar automaticamente que se o o homem tem uma nora, é porque ele tem um filho homem. O problema está em cultivarmos o preconceito. Se eu fosse esse taxista, acho que já estaria até acostumado com a situação e levaria numa boa. Guardaria minha raiva para quem realmente diminuísse os homossexuais.


Isso me fez lembrar de um fato que presenciei... eu estava na fila para retirar minhas fichas de ônibus (na época em que ainda não eram cartões eletrônicos), e o senhor que estava na minha frente ia retirar as fichas para sua esposa, que era BEM mais jovem. A mulher que estava atendendo ele achou que a moça em questão era sua filha; não esposa... no momento que ele percebeu isso ficou enfurecido, reclamando que as pessoas eram muito preconceituosas, etc etc. Achei exagero da parte dele, pois a atendente só se equivocou, e não reprimiu ou falou mal dele.


Agora, admitamos: quem de vocês, ao olhar a foto de um senhor abraçado em uma moça não vai achar automaticamente que ela é filha dele, sobrinha, ou algo do gênero? Supor isso não quer dizer que eu seja contra o casamento entre pessoas com grande diferença de idade...


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Preconceito é um sentimento que esta arraigado em nossas entranhas sociais que dificilmente muda. Pode passar anos e muita propaganda contrária, mas ele permanece. Por que? Porque nós não mudamos e isso se transmite.


Vejo muito preconceito ainda hoje...E...Pensando bem...Eu também sou preconceituoso. Pode não ser em alguns aspectos comuns, mas em outros sou. Muitas vezes, não queria ser...Mas infelizmente...sou. Para espantá-lo, precisamos mirar no exemplo de Jesus. Ele sendo Rei; tornou-se um de nós, para que através Dele, possamos ser perfeitos.


Para acabarmos com o preconceito na sociedade...Precisa começar comigo!