O Feminismo equivocado da BomBril!

38 respostas [Último]
imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Por décadas, acompanhamos o garoto bombril vender seu produto com um misto de elegância, bom humor e um quê de igenuidade. Se não me engano, Carlos Moreno é o nome do simpático anunciante que quase se tornou membro da família e símbolo da propaganda nacional devido a sua longevidade na frente da tv.


Membro da família porque era quase inevitável ligar a tv e não passar uma propaganda com ele \"reclamando\" a famosa palha de aço; era algo lúdico, suave, engraçado e confortável como ler um gibi da mônica...símbolos pops, políticos, manias e tendências; parecia que nada escapava do criativo rol publicitário.


But...algo mudou radicalmente! Ontem, vendo Marisa Orth - a eterna Magda e amazona de cavalo de carrossel (os homens lembram muito bem) - anunciando o Bombril, percebi em minha pobre lógica masculina, que o feminismo belicoso, agressivo e datado mesmo, ainda é tratado como novidade ou onda progressista do momento.


Coisas como \"o homem têm 5 utilidades\" e bombril 1001, o vizinho fortão é ideal para abrir o vidro de palmito e outras comentários jocosos em relação ao papel ou importância do homem no papel da \"mulher moderna\" , me pareceram um tanto fora de tom, inconveniente e lamentável. Utilizando de metáforas, trocaram a leitura pelo orkut, o esporte entre cavalheiros pelo drift, as miniséries históricas pelo BBB, a finesse pela agressividade gratuita...


Feminista, mas refém da indumentária simbólicamente mais forte masculina: a mulher da propaganda usa terno e gravata...um paradoxo em tanto.


Acho que estou ficando velho, e o romantismo e o bom gosto em coisas simples, simplesmente não encontrarão mais seu lugar nesse mundo.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Adorei.... B


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

erro total...


feminismo não é ser machista ao contrário...

fazer o mesmo que os homens...


lamentável, esta visão pequena e distorcida de igualdade dos sexos...


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Eu achei a propaganda horrorosa. Sobre como os homens deve ser (mal) tratados. A Bombril devia processar a agência de propaganda, levei um susto quando vi a Marisa Orth falando daquele jeito.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

*deve = devem


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

Diga-me uma propaganda de produto de limpeza em que há um homem fazendo.;)


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Não tenho mais nada a acrescer, Gulherme. Só te cumprimentar pela captação do pensamento da maioria dos homens que assistem aquele desserviço à erradicação de qualquer preconceito da sociedade brasileira.


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

Quote:
Acho que estou ficando velho, e o romantismo e o bom gosto em coisas simples, simplesmente não encontrarão mais seu lugar nesse mundo.


Infelizmente essa é a verdade, esse é o sinal para o fim dos tempos...


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Guilherme,

concordo plenamente com vc. Eu sinceramente sinto muitas saudades de Carlos Moreno ( um artista maravilhoso). Acho que era muito mais moderno ver um homem fazendo propaganda dos produtos de limpeza, sem falar que Carlos Moreno é impagável. Bem, sem falar na agressividade com que Marisa Orth fala dos homens, como se fossem todos imprestáveis, o que não é verdade. Na sociedade de hoje, homens e mulheres dividem o serviço doméstico e eu não sei por que é que ainda em sua maioria são apenas mulheres que fazem comerciais de produtos de limpeza.

Eu sou contra o machismo, porém a forma que é abordado o feminismo no comercial é muito agressivo aos homens, e não creio que com agressividade consigamos destruir o machismo, se o machismo consiste em justamente agressividade... É como tentar combater fogo com fogo, impossível!


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Entendo o saudosismo e até posso concordar que Carlos Moreno era uma proposta super inovadora da Bombril em uma época em que o campo publicitário sabia fazer algo mais além de repetir e estereotipar.Não é bonito um gênero rebaixar o outro como numa espécie de revanchismo. Mas em meio a zilhões de propagandas sexistas no formato homem rebaixando mulher_ inclusive mostrando explicitamente a violência contra a mulher (como o caso da Triton e de outras inúmeras campanhas que foram moda recentemente)_ ou outras ainda no segmento de produtos de limpeza, alimentos, eletrodomésticos que insistem em \"colocar a mulher no seu devido lugar\" (a esfera doméstica), não vejo nada de mais em fazer piadinhas com o gênero masculino. É até algo light perto de tudo o que já vivemos... Tá, não é o feminismo que eu quero e fico em dúvida até mesmo quanto a distorção da proposta. Também não acredito que este é o tipo de coisa que faça algo na mente das pessoas a não ser alimentar mais estereótipos, distorções e aprofundar diferenças. Não é o feminismo que quero.

Mas sinceramente, não entendo o porquê de tanto alarde...Ao menos que isso sirva como lição, ou um tipo de experiência compartilhada para que o gênero masculino entenda um milésimo do que muitas mulheres sentem ao ser tratadas e rebaixadas na mídia em geral e por quase cem anos...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Belle, somos muito mais perceptivos quando somos o alvo...literalmente!


Ótimo ponto de vista; fiquei curioso em relação a propaganda da Triton.


Propagandas de cerveja são pródigas em colocar a \"mulher gostosa\" no seu lugar...aquela coisa bonita, alto astral de praia, gente invariavelmente bonita e com pouca roupa, olhos cheios de luz refletidos pelo brilho da mais dourada das cervejas (ironia total); essas realmente fazem o telespectador de burro.


Mas não é realmente alarde, talvez a simples constatação que a mediocridade está jogando nos dois lados, ou que impera uma falta de imaginação federal entre nossos publicitários.


Existem símbolos que não precisam ser retocados ou repaginados, a bombril era um exemplo disso...agora não mais!