E quando for só um elogio?

35 respostas [Último]
imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Não me julgo desinteligente por pensar que fui cantada. Como Mensageiro Obscuro disse, levo muitas cantadas em muitos lugares, então quando alguém me elogia, meu mecanismo de \"defesa\" já detecta como sendo uma cantada.


E


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Opa,


E como referi, depende do QUE e da FORMA que você fala...


imagem de Rudolf
Rudolf
No PF desde: 12/06/2010

Joiarara disse:

Quote:
pecebo que o mundo real parece com o mundo virtual em muitos aspectos.


O ideal é que fossem iguais ou, pelo menos, muito parecidos :)


Quote:
Se for deturpada pelo meio do caminho, paciência. Importante é a paz interior, que sempre é projetada para o exterior e em algum momento, mesmo no mundo virtual, em que tudo é mais complicado, o verdadeiro eu acaba se mostrando e a que veio...


Claro, uma hora a verdade aparece. Só que, até lá, podem acontecer climas estranhos.


Dr. Pessoa disse:

Quote:
Para elogiar tem que ter inteligência e para reconhecer também.


Concordo com você, mas acho que tem mais componentes do que inteligência. Tom de voz, como disse a Tortinha, e o olho no olho podem fazer com que a mensagem trafegue mais fácil, sem tantas interferências ou interpretações.


Quote:
valeu para me alertar e não cometer o mesmo equívoco.


São estes equívocos que quero evitar.


Quote:
Agora é seguir em frente sem perder a ternura!


Esse é o Dr. Pessoa!!! Fique tranquilo, a ternura sempre vai existir. Só pretendo me policiar na hora de escrever.


Mensageiro obscuro disse:

Quote:
Não me considero bom com cantadas,


Somos dois, então :) Nem quando era solteiro sabia cantar as meninas...


Quote:
Julgo desnecessário falar para uma mulher bonita o quão bonita ela é,


Acho essa parte é relativa. Muitas vezes a menina é bonita, mas se considera feia ou está com problema de auto-estima baixa. Um elogio da sua beleza pode fazê-la pensar melhor sobre sua beleza. E aí voltamos na questão: Quem garante a ela que a intenção é somente dela se valorizar mais, e não uma cantada \"vazia\"?


Quote:
devo tentar elogiar algo que quase ninguém perceba nela, isso sim é mais útil.


Concordo, mas elogio é elogio. Você mesmo, por exemplo, costuma escrever posts muito bacanas. Faz a gente parar e pensar, pois costuma ter bastante conteúdo. Você (e todo mundo) sabe disso, ninguém precisaria falar o óbvio prá você, certo? Olha o efeito que causou em você mesmo quando você leu o que acabei de escrever. Seu ego foi massageado, você ficou melhor, mais animado. É um elogio sincero. Eu poderia nem ter escrito, mas sabia o efeito que causaria em você, mesmo você (e todo mundo) sabendo da qualidade do que você escreve.


Elogio sempre faz bem, principalmente quando a pessoa precisa ouvir ;) É como se fosse um tipo de remédio prá alma, pro coração.


Themis disse:

Quote:
quando alguém me elogia, meu mecanismo de \"defesa\" já detecta como sendo uma cantada.


Quem tem alguma característica marcante acaba ficando \"imune\" a elogios, mesmo não sendo cantada.


Uma vez comentaram sobre um documentário (que não assisti) sobre comportamento de ídolos com o assédio de fãs. Mostraram uma entrevista do John Bon Jovi (cantor de rock) onde ele estava participando ativamente de uma conversa sobre algo que não tinha a ver com a sua música. Logo depois uma fã o elogiou bastante e instantaneamente seus olhos se \"vitrificaram\", perderam o brilho. Ficou desinteressado e saiu viajando. Esse tipo de elogio não o atinge mais...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Rssssss...Rudolf! Elogiar o Bon Jovi pela música dele é algo tão surreal que nem ele cai mais nessa!


imagem de Mensageiro Obscuro
Mensageiro Obscuro
No PF desde: 02/06/2010

Eu estou acostumado a deturparem minhas expressões, por isso de 2004 para cá penso muito antes de falar, daí pensam que sou calado ou esnobe, mas é meu jeito de ser. Não sou robótico apesar de ser muito racional e pouco emocional, é meu estilo, tem quem goste e desgoste, a vida é assim e não faço questão de agradar a massa, fico contente se em cada multidão existir somente uma pessoa harmonizada com parte do que tenho a expressar, mas com o passar dos anos eu apenas fico cada vez mais calado e distante. Isso não me faz mal, mas tem gente que me ama e teme que um dia eu as deixe da lado para viver só para mim.


imagem de joiarara
joiarara
No PF desde: 05/09/2010

Themis, desculpe, mas nem todas as pessoas que elogiam estão \'cantando\', certo??? Ainda que sejamos a própria miss Universo...


Tudo tão relativo!!!


Desculpe de novo.


Será que entendi mal?


Olha. Por experiência. Tenho um amigo de trabalho que é super paparicado pelas meninas da repartição. Somos 16 mulheres!!! Hoje o convidei para almoçar fora do Hospital porque ele é super meu amigo. Quando voltei, foi aquele bafafá no setor, e perguntaram como pude não convidá-las (como assim???), etc. Bem, o que quero dizer é que, de fato, eu mesma acho o rapaz muito lindo, parece um modelo saído da GMagazine (hehehe). Digo isso a ele, mas looooge de ser uma cantada. E ai dele que sonhe que assim seja. A amizade acaba, pois tenho um gordinho maravilhoso me esperando em casa todas as noites para o jantar (e para me jantar, hehe...).


Nem todos os elogios são cantadas. Não leve assim. Somos nós que conduzimos as situações e decidimos até onde o outro pode ir...


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Acho que a gente que fica com receio de interpretar mal e ser mal interpretado... E olha que acho que o \"mundo virtual\" dá muita margem para essas interpretações dúbias... Até pq não usamos nossa expressão corporal... ou mesmo o olhar para complementar o que falamos...

Mas de um modo geral, Rudolf... Acho que qdo as pessoas acostumam com o jeito do outro, como no caso vc ser expansivo... Não estranham mais... ;)


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Todo mundo vivendo em Angra dos Reis e Ilha de Paquetá no feriadão e eu aqui. :P Hehehe.


Mas enfim, vou comentar o que acho do assunto: \"E quando é só um elogio?\" Eu acho que MUITAS VEZES não é só um elogio. E o pior é que nem a própria pessoa que despende o elogio tem consciência, às vezes, que não é só um elogio. Somos escravos de nossos instintos, nossa sexualidade imprevisível (ou nem tão imprevisível assim), ou nossos interesses sempre latentes. É claro que não posso deixar de me incluir nisso.


Mas o mais fácil é que a pessoa no fundo (se se analisar bem vai ver, desde que tenha humildade suficiente) sabe quando não foi só um elogio. Às vezes é mesmo só um elogio. Mas \"só um elogio\" em determinados casos exige um nível de benevolência e candura que pouco se vê (eu pouco vejo) por aí. Sempre tendo há pensar que \"há mais do que se possa imaginar\" e qual não é a minha surpresa que muitas vezes há.


Portanto, cuidado com o excesso de inocência que morreu lá pelo século XVII, antes do Iluminismo hehe.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

fácil = comum, seria mais apropriada essa palavra.


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Pelo que li, o problema é mais confusão conceitual. Para mim, elogio é uma coisa; cantada é outra. Não são expressões sinônimas. Por isso que ratifico a necessidade de inteligência para diferenciar/detectar uma ou outra.


Agora...tem pessoas com auto-estima baixa ou necessidade de auto-afirmação que equivocadamente fazem de uma sinônimo da outra. É uma pena, pois deixam de ser acarinhadas quando são merecedoras.