DIA INTERNACIONAL CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL 21/03

15 respostas [Último]
imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Bom, eu acho que depois de quase 400 anos de exploração escrava, a sociedade deve dar um mínimo da oportunidade que sempre negou....


A banca paga, mesmo que a base de centavos o que recebeu!


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Nasci em família de descendentes de italianos. Todos muito branquinhos, todos muito orgulhosos do seu dialeto italiano, todos, em maior ou menor grau, racistas.

Confesso que, nascida e criada nesta cultura, carreguei muita coisa dentro de mim. O medo ao ver um negro na rua quando era criança, o estranhamento ao ver um negro em alta posição social...

Com o tempo, maturidade e consciência, fui me policiando para ver em mim mesma o preconceito que eu tanto julgava que os outros tinham (sim, é fácil julgarmos que os outros são preconceituosos sem olharmos para nossas atitudes).

Há uns 3 anos conheci o homem por quem me apaixonei e com quem me casarei. E ele é negro. Vi muitos olhares desconfiados no início, tive que ouvir coisas como: “ele é negro mas é boa pessoa né?”. Fiquei brava, discuti, enfrentei...Com o tempo, acabaram os preconceitos, os olhares, os comentários. Com o tempo, parece que ele é quase mais da família do que eu! ;)

Dessa experiência tiro pra mim que racismo muitas vezes é falta de conhecimento, de diálogo, de convivência. É sim ignorância, mas como vou culpar minha avó se ela nasceu com pais racistas e não teve acesso a outra visão de mundo? A convivência e a informação humaniza, quebra barreiras, preconceitos.

Ainda acredito que estejamos nos direcionando para um mundo sem preconceitos, pena que a velocidade deste processo esteja lenta...

P.S. Minha vó, até então racista (e talvez ainda racista com os negros que não conhece), hoje é apaixonada pelo meu namorado, e ai de mim se for visitar ela e não o levar comigo!


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Nas universidades a questão das cotas é bem polêmica sim.

Mas sobre cotas em geral, qual a opinião de vocês?

Exemplo: existe uma lei para cotas nas passarelas.

Nós vivemos em um país mestiço, com uma grande parte da população negra, mulata, morena. Mas o que se ve na passarela? Loiras brancas, em sua grande maioria.

Até tem a modelo negra, mas ela faz parte da seção exótico.

Vocês concordam com um projeto de lei que estipula cotas para negras/negros no mundo da moda? (eu não lembro se era 10% ou 20%).

Será que a maioria branca nas passarelas é só mais uma coincidência? Ou faz parte de todo um conjunto de preconceitos?


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Por ser negro, sempre fui discriminado. Mas superei! Segui meu coração e o amor venceu! Agora só sou discriminado pela obesidade mórbida. S2 miguxos!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

o caso Trayvon Martin teve uma reviravolta ontem, mostraram video do 'segurança' onde 4 horas depois do assassinato sem nenhum machucado, contrariando completamente a versão dele...

acho muito complicado enquadrarem este caso a crime racial.... mas...

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/03/video-policial-em-caso-trayvon-martin-mostra-vigia-ileso-apos-homicidio.html