DIA INTERNACIONAL CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL 21/03

15 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010





"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.


Aproveite a data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Um grupo social dominante, seja em aspectos econômicos ou numéricos, sente a necessidade de se distanciar de outro grupo que, por razões históricas, possui tradições ou comportamentos diferentes. A partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo, que pode ser relacionado à crença de superioridade ou de iniqüidade.

Nesse contexto, a falta de análise crítica, a aceitação cega do mito gerado dentro do próprio grupo e a necessidade de continuar ligado ao seu próprio grupo levam à propagação do mito ao longo das gerações. O mito torna-se, a partir de então, parte do “status quo”, fator responsável pela difusão de valores morais como o "certo" e o "errado", o "aceito" e o "não-aceito", o "bom" e o "ruim", entre outros. Esses valores são aceites sem uma análise onto-axiológica do seu fundamento, propagando-se por influência da coerção social e se sustentando pelo pensamento conformista de que "sempre foi assim".

Finalmente, o mecanismo subliminar da aceitação permite mascarar o prejuízo em que se baseia a discriminação, fornecendo bases axiológicas para a sustentação de um algo maior, de posturas mais radicais, como as atitudes violentas e mesmo criminosas contra membros do outro grupo.

Convém ressaltar que o racismo nem sempre ocorre de forma explícita. Além disso, existem casos em que a prática do racismo é sustentada pelo aval dos objetos de preconceito na medida que também se satiriza racialmente e/ou consente a prática racista, de uma forma geral.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

será que mudou muita coisa?


matéria de 1995

RACISMO CORDIAL


Índice

Datafolha revela o brasileiro

página 2

Intolerância

87% dos não negros manifestam algum tipo de preconceito contra negros

página 3 e página 4

A cor do brasileiro

Maioria da população se considera moreno e 39% se diz branca

página 5 e página 6

Oportunidades

A maioria dos negros está trabalhando, mas metade recebe até R$ 200

página 7, página 8, página 9 e página 10

Negros X Negros

Metade dos negros diz concordar que "negro bom é negro de alma branca"

página 11

Regionalismo

Nordeste manifesta preconceito de cor acima da média nacional

página 12, página 13 e página 14

Auto-Imagem

A maioria dos negros está satisfeita com sua aparência

página 15 e página 16


http://almanaque.folha.uol.com.br/racismocordial.htm


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

_Ana_! Super bom o tópico...

Sobre esta imagem que está ai acima... Vi uma entrevista com o Dr. Robert Rey, o Dr Hollywood, há dias atrás... E ele falou que não se tem ideia da quantidade de cirurgias estéticas que são pedidas sem que exista motivos... Que é uma ânsia por ser diferente, no entanto... Quando ele estudava em Harvard, eles lidavam muito com corpos humanos nos laboratórios... E o cérebro, em todos, tem o mesmo peso... Então, pouco importa se é assim ou assado, pq somos iguais...

Claro, afora o Racista, como mostra na imagem, pq este realmente não tem cérebro!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Olá Ana, faltou falar do "racismo reverso"; quando as pessoas não racistas, forçam a barra para serem o máximo de simpáticas ou miguxas com as que sofrem algum preconceito, saindo do tom, e se tornando uma espécie - menos virulenta é claro - de racista.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Gulherme

acho que fincar a bandeira na luta contra qualquer preconceitos e por 'se achar' com a razão absoluta, algumas pessoas esquecem de respeitar o outro... a vivência, os pontos de vista.... acho que todos devem fazer sua parte, falar, disseminar idéias.... mas não podem 'converter' à força... assim perdem toda a razão...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

É assim Ana, vamos exemplificar: o sujeito têm um colega de trabalho negro, judeu, sei lá....e para parecer "descolado" ou "cabeça aberta", passa a paparicar o outro, exagerar nos modos, querer se enturmar a força, ou supervalorizar as ações dessa outra pessoa...but, isso é exatamente um tipo de venda nos olhos para reconhecer o outro indíviduo como um igual, não como um coitadinho ou criatura ávida pela nossa atenção; é um tipo de racismo, mesmo que a pessoa se convença que não.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

voce acha que a Lei das cotas se enquadra no racismo reverso?


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Ana, considero Lei das Cotas como racismo reverso sim. Penso que as pessoas possam se sentir até mesmo constrangidas por terem entrado na universidade "somente porque havia a questão das cotas as serem cumpridas".

Eu focaria a questão ensino em renda, e não em cor.

Sou a favor de pré-vestibulares gratuitos e de boa qualidade para pessoas de baixa renda (sejam brancos, sejam negros), sou a favor de ProUni (isso quando não conseguem burlar o sistema...).


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

as cotas são um assunto bem polêmico...

a solução para diminuir o preconceito e a discriminação racial é pela educação...

como incentivar os negros à estudarem, a saírem do círculo vicioso de aceitar subempregos ?

a mãe é empregada doméstica, o pai é pedreiro... sem exemplos próximos é difícil para a maioria acreditar que pode mudar sua realidade e futuro...

Quote:
Eu focaria a questão ensino em renda, e não em cor.
2 x

eu também, mas a realidade permite que aja mudanças?

quantas empregadas domésticas são negras? X quantas vendedoras de loja são negras?

não sou estudiosa no assunto, mas em geral os negros é que acabam nos subempregos... como eles mudarão isso sem educação?