Comportamento impulsivo

17 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Nesse dia dos pais, estava levando meus pais para almoçarmos na casa dos meus sogros. Num cruzamento onde a preferencial era minha, tinha um carro parado, como era o correto. Eu fiz sinal que iria dobrar à esquerda e fui fazendo a curva. Foi quando, sem mais nem menos, o carro que estava parado arrancou e bateu na minha lateral...


Ambos paramos o carro e daí aconteceu o inesperado: minha reação. Eu desci do carro e fui xingá-lo. Comecei a gritar: \"Seu maluco, tá ficando louco, imbecil, arracou em cima de mim!\"... Piti total!


O rapaz disse que iria estacionar o carro para conversarmos. Foi o que fizemos. Eu estava muito nervosa. Minha mãe, que estava junto, ficou tentando me acalmar, dizendo que o rapaz não fez por mal, que o coitado estava pálido, etc.


Trocamos telefones e ficou por isso. Nem a placa do carro dele eu peguei, só sei seu primeiro nome...Ele assumiu a culpa, então confiei e achei não ser necessário fazer um BO...


O fato é que eu, que não tive culpa, acabei me sentindo culpada. Culpada de ter perdido o controle e enchido o cara de osso...

Sem contar que, como meu sogro disse, agir dessa forma é perigoso, e se fosse um brutamontes mal encarado? Poderia até me bater, sei lá.


Como podemos fazer para mantermos o controle nessas situações inesperadas? Fiquei tão chateada e envergonhada.. Até mandei um sms pedindo desculpa pelos insultos, mas ele nem respondeu...

E ainda corro o risco de ter que arcar com o prejuízo... :(


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Nessas horas, a gente perde mesmo a cabeça.. Mas vc fez bem em pedir desculpas... Bjoo


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Nandablue...

Via de regra eu costumo ficar calma... Não partir para o bateboca... No entanto, e ai acho que vale para você nesta situação... Existem fatores externos que nos colocam mais \"com os nervos à flor da pele\": sensação de impotência, medo, susto...

Sinceramente eu não sei se há um método eficaz de controle, mas acho que o temor de que pode acontecer algo pior, como disse seu sogro que o cara poderia ser perigoso, querer te intimidar... é um bom motivo p/ se acalmar.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Sorte sua que o sujeito era calmo, acontece muitas brigas (e até mortes) por causa desses destemperos no trânsito.


Aconselho a rever seu dia antes do acidente, seu estado mental, para ver se fatores alheios não foram os verdadeiros causadores desse comportamento reprovável no trânsito. O acidente pode ter sido apenas o gatilho...


Veja aquele clássico desenho da Disney que tem o pateta como protagonista, ótimo exemplo que ilustra muito bem o que acontece com muitas pessoas que pegam no volante:


http://www.youtube.com/watch?v=0ZgiVicpZGk


Já vi vários casos desse tipo!


Calma na próxima vez...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Uma vez uma mulher me xingou no trânsito, só pq eu parei pra dar passagem pra um outro carro que estava tentando entrar na avenida. Eu pensei que ela ia descer e me bater. Buzinou, xingou e mostrou o dedo médio pra mim. Tem umas mulheres muito estressadas por aí dirigindo.


Por outro lado, certa vez eu estava saindo de um estacionamento e uma super caminhonete guiada por uma mulher quase bateu em mim. Estava a ponto de me emputecer qdo ela abaixou o vidro e pediu desculpas.


Daí, eu vi que a mulher era uma deusa nórdica eu pensei comigo: \"pq tu não bateu no meu carro, sua burra?! Pq?! Pq?!\"


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Nossa, o lado negro da personalidade da Nandablue se revelou....hehe, brincadeira.


Bah, eu sou muito calmo quando ocorrem situações estressantes, por isto é difícil me imaginar fazendo isto, mas acredito que contar até 10(ou 20, ou 50) é a melhor coisa. Te dá tempo de baixar a adrenalina e refletir sobre o fato.


Se você parar um pouco, pensar, refletir, rapidamente, dificilmente tomará uma decisão impulsiva como descer do carro vermelho(a) de raiva e se plantar a xingar a ascendência do outro.


imagem de Dame Laurier
Dame Laurier
No PF desde: 08/07/2010

Se alguém tiver uma receita contra impulsividade, mesmo com:


- TPM

- Brigas na família

- Término de curso

- Indecisão amorosa


Me conta. Será que os 12 passos dos NA ajudam? :(


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Dame


Neste caso, só o esquadrão anti bombas resolve.


imagem de Dame Laurier
Dame Laurier
No PF desde: 08/07/2010

Que venha o esquadrão. Se é pelo bem da humanidade... :(


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Nandablue, respirar bem fundo várias vezes antes de descer do carro ajuda.


É uma situação desagradável sim, mas cuidado da próxima vez, tá cheio de casos por aí de que um simples desentendimento no trânsito acabou em tragédia.


Nesse caso, vale um raciocínio simples: se tu tens seguro, um carro não passa de um pedaço de lata em cima de quatro pedaços de borracha. Se ninguém se machucou, já foi uma grande coisa.


Por isso, caso ocorra algum acidente simples, como foi no teu caso, o negócio é resolver com tranquilidade.


imagem de Apple Pie
Apple Pie
No PF desde: 10/05/2010

Olá Nanda, eu tenho o seguinte método: pensar nesse tipo de situaçao antes de acontecer. Quero dizer imagino este tipo de acontecimento e já me preparo em como agiria. Certa vez eu bati num carro de uma mulher, e ela agiu exatamente dessa forma que vc agiu. O que é \"entendível\" da sua parte e da parte dela, pq a gnt fica nervosa mesmo, não tem como não se assustar, não ficar brava, etc. Mas depois que passei por essa situação eu prometi pra mim mesma que não iria tratar uma pessoa que batesse no meu carro assim, então eu já me programei para caso acontecesse isso comigo. graças a Deus não aconteceu. mas uso esse método para outras coisas tb, e costuma funcionar. É como se vc tivesse dentro de vc um \"pensamento pensado\"... Entende?


Mas não se sinta culpada pelo que ocorreu, essas coisas acontecem mesmo. Vc se assustou, estava despreparada, etc... :)