Fernando de Noronha - Brasil

dudy
Postado em:
13/05/2008 - 16:22

Ahhh Noronha, com certeza é assim que você vai lembrar de lá...

Um lugar para voltar, um lugar para estar perto da natureza, perto de Deus...

Para chegar neste arquipélago, você deve comunicar quantos dias irá ficar e pagar uma taxa de preservação diária, pode parecer estranho, mas vale ajudar a preservar este paraíso. Há uma infinidade de pousadas, você pode reservar pela internet. Uma das coisas que me impressionou foi a segurança, tudo fica exposto nas varandas das pousadas, freezer com sorvetes, chinelos, computadores, há restaurantes sem portas, o índice de criminalidade é praticamente zero, uma beleza!

Bom, vamos aos outros encantos de Noronha: comece descendo pela Vila dos Remédios e vá até a Praia do Cachorro, dê um mergulho, porque o calor é de amargar. Continue pela areia e conhecerá a Praia da Conceição, alguns coqueiros, um quiosque a beira-mar, musiquinha e até um chuveiro de água doce, coisa rara nas praias de lá. Legal para curtir um fim de tarde, beber algo olhando aquele mar azul esverdeado e uma galera que fica jogando vôlei e circulando por ali.

Para conhecer todos os cantos da ilha é bom locar uma moto ou um bugui. Prepare-se para a aventura: muita estrada de chão, poeira, mar bem salgado, praias sem chuveirinho, é natureza nua e crua. Eu sempre voltava marrom para a pousada, mas deliciada pela beleza, embevecida de paz, muito, muito cansada, mas feliz.

Já motorizada, visite a vista do Boldró (famosa no pôr-do-sol, mas tem que ter sorte, muitas vezes fica nublado) e o mirante de Caracas. Tem que fazer snorkel na Baía dos Porcos (lugar mais encantador da ilha a meu ver e perfeita para o mergulho, vi uma moréia verde brilhante enorme!), na Praia do Sancho (considerada uma das praias mais bonitas do Brasil pelo Guia Quatro Rodas, você desce por uma fenda na pedra para chegar na praia), no Sueste (com sorte, nadará com tartarugas imensas e poderá ver tubarões Lima, amei nadar com as tartarugas!), e no Porto, há um navio afundado, é louco ver aquela carcaça, pisar sobre ela, lembrei do Titanic.

Poderia ficar horas escrevendo sobre Fernando de Noronha, mas vou tentar resumir em algumas dicas:

- A noite, não deixe de jantar no Zé Maria e no restaurante da Pousada Maravilha (do Huck), quinta é a Noite das Massas.

- Assista as palestras do Projeto Tamar, tem toda noite, sempre com temas diferentes, você saíra de Noronha com uma consciência ecológica pulsante, eu adorei!

- Faça a trilha da Baía dos Golfinhos, no meio há um mirante, de lá você vê os golfinhos entrando na Baía, e ver os golfinhos rotadores, rodopiando no ar, é sensacional!

- Vá até o Porto, e faça o passeio de barco pelo mar de dentro até a Sapata, parece o mapa do Brasil esculpido na pedra, e na volta ouvirá um rugido de leão bem forte, é o som do vento entrando em uma rocha, incrível! Os golfinhos nadam e brincam na frente do barco, são tantos que você nem sabe para onde olhar, eles são muito fofos!

- Não tem como não cair no forró no Bar do Cachorro, sempre dava uma passadinha por lá, afinal, é o único lugar para dançar mesmo. Já vou avisando que a noite é fraca, gaste suas energias durante o dia!

- Visite na Vila dos Remédios, a Igreja que foi construída no século XVII, o Museu e o Forte dos Remédios, rendem boas fotos.

- Ao lado da igreja, coma uma tapióca deliciosa, é em uma casa meio laranja e você pede pela janela.

- Faça muito snorkel, mergulhar no meio de um cardume de sardinhas, é uma sensação inexplicável, a gente fica rodeada por milhares de peixinhos, o mar fica prateado e nos envolve num balé cadenciado.

- Tem que visitar o Ataláia, berçário dos peixes, é uma piscina natural rasa, onde os peixes crescem, só entram 100 pessoas por dia, 4 grupos de 25 pessoas. É permitido mergulhar e desfrutar das belezas marinhas durante meia-hora, vi polvo, cavalo-marinho, corais coloridos, algas, peixinhos exóticos, é demais!

- Bem a direita na praia do Cachorro, vá até o Buraco do Galego, é uma piscina funda no meio das pedras na encosta do morro, uma água azul impressionante, um mergulho delicioso!

Foram 10 dias maravilhosos, tentei, mas Fernando de Noronha é indescritível, não tem como não amar e querer retornar um dia (ao menos se você for daquelas que não consegue viver sem um shopping), tenho certeza que voltará para casa diferente, tocada pela natureza.

Um paraíso nosso, feito a pincel, com águas azuis e quentes, habitado por uma vida marinha imensa e vibrante, são 7 km de puro prazer, acredite!

Compartilhe