Provence e Cote D'Azur – França

maya
Postado em:
13/05/2008 - 16:21

Viajar tem algo como um toque de magia, é como viver um conto de fadas por um determinado período.

A Provence e a Cote D'Azur são alguns desses lugares que fizeram parte de meus sonhos e se tornaram realidade.

Esta região é o casamento perfeito entre o mar e as montanhas, entre o azul-safira e o verde-oliva.

Nos pontos mais altos - quando se tem a visão de imagens que valem cem mil palavras – você tem uma pequena noção da grandeza da Mãe Natureza. São obras de beleza inigualável, majestosas, soberbas, mesmo sem pretensão alguma quanto a isso.

A comarca da Provence é formada em 6 departamentos: Alpes-de-Haute-Provence,Alpes-Maritimes, Bouches-du-Rhône, Hautes-Alpes, Var e Vaucluse;  sua prefeitura se situa na cidade de Marseille, lugar onde comecei minha trajetória.

Marseille é uma cidade pesqueira, com uma culinária típica da região. Embora bastante interessante, optei apenas por ser o local de partida para o que tinha em mente, uma vez que buscava conhecer cidades menores e mais charmosas.

Vale a pena você alugar um carro pra fazer a costa azul. Parti de Marseille rumo à Saint-Tropez. O percurso que é cerca de 350 km, porém com certeza você irá fazê-lo em muitas horas. A beleza dos lugares por onde se passa é inacreditável. 

Nesse caminho você irá atravessar muitas “villas” (pequenas cidadelas), cada uma mais fascinante que a outra: Cassis, Calanques, La Ciotat, Bandol, Sanary-sur-Mer, Toulon, Hyères, Le Lavandou, Bomes-les-Mimosas, Port Grimaud.

Durante este percurso, hora você pode optar por viajar pela beira-mar com vista para o Mediterrâneo, hora você poderá entrar por caminhos da região do Var, lugares que você vai adorar se perder...

Visite os lugarejos de Sainte-Maxime, Beauvallon, Saint-Raphael, Fréjus e Agay; e aproveite um pouquinho de cada um deles. Todos têm suas peculiaridades e seus encantos.

Nice é uma boa pedida para um pit-stop maior, um lugar vibrante e iluminado, com uma baia de praia azul e vida noturna pulsante, é mais uma cidade movimentada do mundo.

Decidi por visitar a villa de Grasse (cidade dos perfumes), a pitoresca Saint-Paul-de-Vence e tive muitas surpresas agradáveis ao me deparar com Cap Martin, Saint-Jean-Cap-Ferrat, Menton e a sedutora Mônaco.

Mônaco estava cercada e confusa para ser visitada em função do Gran Prix, mas assim mesmo pude verificar o porquê desse pequeno principado ser tema freqüente em filmes e no jet set internacional.

Você voltará para casa com uma certeza: La Provence et La Cote D’Azur é uma das mais belas regiões do mundo!

 

Compartilhe