Uma carta a Michael Jackson

dudy
Postado em:
08/07/2009 - 17:17

“Só queria dizer que, desde que eu nasci, o papai foi o melhor pai que eu poderia imaginar. Só queria dizer que eu te amo tanto” - Paris Michael Katherine Jackson, 11 anos, filha do cantor.

Essa declaração não teve edição, foi ao vivo, transmitida ao mundo em tempo real, ninguém pode manipular informações como tantas vezes fizeram com sua biografia.

Sei que não tenho propriedade para falar de sua vida, mas digo de coração que poderia ter sido diferente, tenho assistido entrevistas, lido muita coisa a seu respeito, e tenho a percepção de que não te conhecia.

Depois de tanto tempo vemos um Michael humano, com virtudes, um astro que soube ser pai. Um pai na melhor essência da palavra, amável, que gostava de brincar muito por seus mundos encantados e por mais difícil que deve ter sido conseguiu preservar suas crias de todo o circo.

Nasce em mim a admiração por alguém que viveu sua intensidade e que não estava preocupado em corresponder a expectativa do outro.  Sei que se utilizava da filosofia do “não se explique, não se justifique” para se proteger, porém a multidão por vezes te atropelou, extorquiu e o fez chorar.

Vivemos na sociedade do espetáculo, onde tudo é efêmero. Você realmente não era! Apesar de ter sido um produto dessa cultura de massa, seu sucesso perdurou 4 décadas, era único, o mundo o amou, o idolatrou e também renegou.  Fomos maus. Acredito que a imagem criada pela mídia proliferou no nosso imaginário e com o bombardeio de informações, transformou o Rei em Humano e isso ia contra a figura já idealizada de um Mito.

"Michael uniu negros, brancos e asiáticos. Foi ele que disse 'we are the world' para acabar com a fome muito antes do Live Aid. Quero que os filhos dele saibam que não havia nada de estranho no pai deles. Estranho era o mundo com que ele teve que lidar" - Reverendo Al Sharpton.

Verdade... que estranho mundo esse em que você precisou viver, por ser tão genial e inovador e ao mesmo tempo infantil, foi incompreendido, como tantos outros grandes personagens da história. A mesma mídia que construiu esta lenda, foi voraz, atacou sem piedade e infelizmente o ibope está na tragédia.

Porém agora tudo é finito, o mito se torna eterno, e cada um poderá dar um final a esta história, criar seu último show, mesmo que mais uma vez na imaginação.

Dudy

Dudy

Postado em:
09 de julho/2009