E Aí, Que Tal Um Photoshop?

maya
Postado em:
06/11/2009 - 16:55

Essa questão está sendo amplamente discutida nos meios de comunicação, principalmente na Europa – qual o limiar de veracidade entre a imagem real e a photoshopada.

Existe até mesmo uma proposta de lei que tramita no Congresso francês que pretende regulamentar o uso do Photoshop em fotos publicitárias, editoriais e artísticas.

Conforme a deputada que propõe a norma, cada imagem publicada e que for minimamente alterada deverá constar o aviso ‘Esta fotografia foi retocada para modificar a aparência física de uma pessoa’, sendo a multa para quem não notificar de 37.500 euros.

O que se alega é que o recurso de photoshopar uma imagem pode construir corpos magérrimos e perfeitos, peles sem imperfeições de celulite ou similares e rostos com aparência de bonecas de porcelana.

Isso, na maioria das vezes tem pouco ou nada a ver com o modelo original e causa danos à sociedade, principalmente no que diz respeito à autoestima das adolescentes, sobretudo em transtornos de bulimia e compulsão por cirurgias plásticas, já que elas perseguem um molde de beleza inexistente e inatingível.

Eu, como publicitária e fotógrafa profissional assino abaixo, pois sou totalmente contra os exageros que estão sendo praticados nos laboratórios de manipulação de imagem.

Muitas vezes a fotografia final fica tão distante da captação da imagem original que seria impossível reconhecer as duas propostas como iguais.

Fala-se muito nas alterações de imagens de pessoas, mas ninguém presta atenção nas alterações realizadas em produtos, principalmente na linha alimentícia.

Você está num determinado lugar e olha um petisco ou um doce que chega a dar ‘água na boca’ e por isso mesmo desperta sua vontade de devorá-lo! Você chega e ficar de ‘orelhas baixas’ quando recebe o pedido e percebe que comprou gato por lebre, pior ainda é que acaba comendo já que a coisa está na sua frente.rsrsrsrs

Acho isso, de todas as maneiras, um tipo de engana bobo e que passa batido por todos os órgãos que representam a defesa do consumidor.

Então, para acabar com essa emboscada, eu diria que o importante seria colocar uma legenda em todas as fotografias que sofrem alterações comunicando simplesmente ‘essa imagem foi manipulada para melhorar sua aparência’ ou algo do gênero.

Porque, minha gente, o Photoshop deveria ter outro nome: me engana que eu gosto!

Maya

Maya

Postado em: 
9 de novembro/2009