Opinião

9 respostas [Último]
laurabg
No PF desde: 25/01/2010

Olá!

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre um assunto:

Tive problemas com uma faxineira que trabalhou muito tempo em minha família e tive que demiti-la. Encurtando a história, tenho um pequeno escritório em que presto consultoria para eventos e essa faxineira fazia faxina em minha casa e, para ajudá-la, contratei seus serviços em meu escritório também. O fato é que ela começou a levar \"informações\" sobre o que tinha na minha casa, sobre o que eu comprava, o que comia, como era a minha casa, etc e etc. para minhas funcionárias. Me senti bastante constrangida, pois não gosto que devassem minha privacidade, ainda mais com informações distorcidas! Me senti em desvantagem em relação a minhas funcionárias, pois não sei e não me interessa saber sobre suas vidas pessoais: se têm ou não feito comida, se foram ao super, quantas TVs têm em casa, etc... Se eu tenho tudo o que tenho, é porque trabalho 12h por dia e não acho justo que usem destas informações para barganhar aumento de salários ou fazer fuxico sobre mim na minha empresa!

Não bastando o fato de ser uma pessoa muito espaçosa, que tomava liberdades comigo e falava comigo como se eu fosse filha dela: em tom de comando.

Enfim, estou procurando uma outra pessoa para executar o serviço de limpeza...

Haveria muitos e muitos outros detalhes para dar, mas vamos a pergunta que não quer calar:

Vocês acham que devo contratar novamente UMA pessoa para fazer a limpeza de minha casa e de meu escritório? Ou devo contratar duas pessoas: uma para minha casa e outra para o escritório? Acham exagero?

Desculpe o baita texto e obrigada!


imagem de Leonina
Leonina
No PF desde: 24/05/2010

Acredito que isso varia muito do caráter de cada trabalhador.


Não podemos generalizar afirmando que se você contratar apenas uma pessoa para os dois locais novamente, o fato irá ocorrer mais uma vez...


Por via das dúvidas se você precisa de uma empregada urgente e não tem ninguém com boas referências, contrate uma para cada lugar!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Seria bom, ter duas pessoas. Mas primeiro tem que ver a referência dessa pessoa Bjoo


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Pra evitar o risco de essa história se repetir, melhor contratar duas, né?

Pode até dar sorte de contratar uma só e ela não fazer isso, mas quem garante? Tlvz as próprias funcionárias do escritório puxem assunto com a nova faxineira pra saber as mesmas informações q a outra contava, atualizadas.


imagem de Moça Sfumatada
Moça Sfumatada
No PF desde: 23/06/2010

Eu também apostaria em contratar DUAS.


É complicado colocar essa restrição pra faxineira... às vezes surge assunto, as pessoas vão conversando, sendo simpáticas e podem soltar sem maldade alguma informação que você não gostaria. A pessoa tem que estar se policiando e pisando em ovos pra não dar bola fora com a patroa... por conta da personalidade-lingua-solta dela. É diferente de uma orientação do tipo: \'não use água sanitária em tal lugar\' - que não vai coloca-la em saia justa com ninguém. Acho mais prático pegar 2 mesmo.


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Desde que tú coloques os limites já no início, não vejo problema de contratar a mesma. É mais econômico inclusive.


Agora não esqueças de deixar as regras claras desde o início. Trate-a como empregada e não como membro da família. Assim...evitarás dissabores futuros.


Sucesso!!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Olha, vou ser bem sincera: se vc conseguir UMA de confiança e eficiente, já está no lucro... mas se conseguir duas... agarre ambas!

Eu concordo com a moça, acho que as vezes as pessoas não fazem por maldade... Ficam de papo e acaba saindo...

Mas assim, se me permite uma colocação: ninguém tem direito mesmo de usar o que vc tem/deixa de ter para barganhar aumento... Mas, ao meu ver, vc saber um pouco da vida de quem trabalha com vc é bom... E com toda certeza, se vc tem o que tem é por seu esforço sim... por trabalhar 12 ou mais horas... Mas tb pq vc conta com a ajuda de suas auxiliares...

Mas isso, claro, não dá o direito de ficarem fofocando sobre sua vida... ;)


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Mesmo que vc oriente a funcionária a não ficar falando sobre sua vida pessoal com as outras, isso pode acontecer...


Para não correr esse risco, somente contratando uma para cada lugar mesmo! Daí não tem erro.


laurabg
No PF desde: 25/01/2010

Olá, Preciso falar!

Com certeza, concordo que se tenho o que tenho é porque conto com uma maioria de bons funcionários sim e já os recompenso adequadamente com salários compatíveis, sendo flexível e os tratando com muito respeito e educação. Na verdade, isso ocorreu entre duas pessoas que sem perfil para a função e insubordinadas. Sou bastante honesta com relação a meus funcionários, porque já fui funcionária muitas vezes e sei o quanto dói a indiferença, a falta de valorização do trabalho e o tratamento desumano de algumas empresas.

Neste meu caminho, garanto-lhe que já fui muito mais lesada do que lesei, graças a Deus! rs

Como já disse, a história é bastante comprida e tem muitos detalhes, como várias coisas quebradas na minha casa de propósito, as quais terei de repor por pura insubordinação. Pessoas que mudaram o comportamento comigo por causa desta faxineira, por causa de suas ceninhas e choros: fazendo \"a coitada\", enquanto envenenava a todos contra mim. Soube disso de fonte segura... Foi realmente uma cobra que se enxertou na minha casa e trabalho, mas já a extirpei...

Obrigada!


imagem de claudio sobral
claudio sobral
No PF desde: 27/04/2010

Contrate duas.