Como negociar? Me sinto impotente!!!

11 respostas [Último]
Abbey
Offline
No PF desde: 23/04/2012

Oi, pessoal! Tinha decidido não escrever mais aqui no PF, mas estou precisando MUITO de ajuda... desculpem, se ficar grande, mas preciso explicar...


Bem, no meu trabalho eu sou a ÚNICA pessoa apta a fazer minha função. Já foi tentado contratar mais alguém várias vezes, mas nunca deu certo. O problema é que minha área de atuação tem poucos profissionais e estes nem sempre querem exercer esta função. Eu já faço porque gosto - aliás larguei um emprego que me pagava 3 vezes mais para voltar pra este, onde eu não preciso viajar e tenho mais tempo pra ficar com minhas crianças (tinha saído para ir para este que pagava mais). Ou seja, abri mão de um belo salário para voltar para este emprego que NÃO ME VALORIZA.


Pois bem, o que acontece é que eles mudaram o modo como as coisas são feitas e eu terei, no próximo ano, que aumentar minha carga horária, perdendo meio dia de folga que eu tinha antes (na prática, REDUÇÃO DE SALÁRIO) e terei que exercer funções que em outros setores são realizadas por duas equipes de duas pessoas (ou seja, terei que me desdobrar em quatro).


Se eu pedir demissão, eles não terão ninguém para assumir meu papel e ficarão em maus lençois, tendo que TALVEZ contratar alguém sem a formação necessária. Em outras palavras, queda na qualidade.


Sei que estou com a faca e o queijo na mão, mas não estou sabendo lidar com o fato de que é IMPOSSÍVEL assumir o que eles estão querendo. Não estou me recusando a trabalhar, é claro, mas do jeito que foi feito, será impossível fazer o correspondente a quatro pessoas.


Só para esclarecer um pouco, mantendo o anonimato, trata-se de uma atividade docente e a equipe q que me refiro trabalha na primeira metade do curso, enquanto eu ficarei responsável SOZINHA por toda a segunda metade do curso. DETALHE: os alunos ainda não sabem disso e provavelmente sairão a meu favor, principalmente se eu disser que vou pedir demissão.


O que fazer???


Obrigada pela atenção!


Abbey
Offline
No PF desde: 23/04/2012

A


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

Peça um aumento de Salário bem gordo !!!


Se tu não for atendida , diga que quer sair da empresa ....


Mas o mais importante é começar a procurar / observar uma outra empresa em que tu possa trabalhar !


Abraço e boa sorte !


Abbey
Offline
No PF desde: 23/04/2012

Oi, Baltazar!


Eu sou contratada por um preço fechado, digamos assim, como dedicação exclusiva. Eles alegam que não podem me pagar mais por causa de regulamentações do MEC.


Acho que vou amadurecer mesmo a ideia de sair...


Obrigada pelo comentário


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

[*AB*]


Mas antes de sair veja a possibilidade do aumento de salário !


Mas o mais importante de tudo isso , é que tu não deve / pode ter PENA da empresa ou dos teus chefes / colegas , em um momento assim eu acho que tu deve ser um pouco egoísta , se tu é uma profissional qualificada com certeza oportunidades irão aparecer e também melhores salários !


Abbey
Offline
No PF desde: 23/04/2012

Então, eu também acho que haverá novas oportunidades, como, aliás já houve.


O problema é que esse emprego atual me garante, por exemplo, férias em período escolar, o que é MUITO importante quando se tem crianças pequenas e ele fica muito próximo da minha casa. Sei que são facilidades que podem ser administradas, mas vc entende que isso aumenta minha qualidade de vida? Não disse antes, mas o meu emprego anterior era numa cidade vizinha a 100km daqui e eu tinha que viajar todo dia.


Acho que é por isso que estou revoltada: eles acham que podem passar por cima de mim porque acham que eu sempre vou engolir tudo por causa desta qualidade de vida. Mas o fato é que é horrível constatar que na verdade estou sendo desvalorizada e na prática ganhando uma REDUÇÃO de salário.


Vou falar com eles daqui a pouco... vamos ver o que vai dar!


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Quote:
Tinha decidido não escrever mais aqui no PF


Por que?


Lembrei que situação parecida aconteceu com a minha professora de Direito Ambiental e foi tranks, na época ela mostrou os prós e os contra para o Coordenador do curso e tudo se resolveu, ela dividiu o trabalho com outra pessoas, e assim como vc, ela tinha também poder de barganha pois se saísse os deixariam em maus lençóis.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Acho que vc, tem que fazer o que achar melhor..


Se vc achar que não deve sair, não saia.. Mas se


achar melhor e vai conseguir algo muito interessante....


Boa sorte, na sua escolha


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

"""Bem, no meu trabalho eu sou a ÚNICA pessoa apta a fazer minha função. Já foi tentado contratar mais alguém várias vezes, mas nunca deu certo. O problema é que minha área de atuação tem poucos profissionais e estes nem sempre querem exercer esta função. Eu já faço porque gosto"""


"""abri mão de um belo salário para voltar para este emprego que NÃO ME VALORIZA."""


"""Pois bem, o que acontece é que eles mudaram o modo como as coisas são feitas e eu terei, no próximo ano, que aumentar minha carga horária, perdendo meio dia de folga que eu tinha antes (na prática, REDUÇÃO DE SALÁRIO) e terei que exercer funções que em outros setores são realizadas por duas equipes de duas pessoas (ou seja, terei que me desdobrar em quatro)."""


"""DETALHE: os alunos ainda não sabem disso e provavelmente sairão a meu favor, principalmente se eu disser que vou pedir demissão."""


[*abc**],


Sempre acreditei e acredito que, há O MOMENTO para se conseguir um bom salário; quanto negociamos bem numa nova empreitada (já seja num novo trabalho ou quando assumimos novas responsabilidades típicas de um novo cargo).


Antes de você iniciar uma negociação, você tem que conhecer bem o proceder da pessoa que você negociará e avaliar o quê você argumentará caso o outro lado se mostre dificil de entender a sua solicitação, e, caso ele não dê possibilidade de melhoria futura.


Lembre que todo chefe precisa mostrar à organização (principalmente, ao chefe dele) que o setor no qual ele é responsável trabalha com máxima eficiência ao menor custo. Isto é inerente ao cargo de chefia, pois todo chefe precisa mostrar bons números.


Antes de você iniciar uma negociação, dar este passo, você precisa se preparar. Saber e entender bem os planos já traçados internamente (sondando) e, também, avaliar e conhecer o ambiente externo (mercado de trabalho) para o caso de você não conseguir o objetivo que se propõe.


Ao se sentar para tratar do assunto, lembre que você já inicia em desvantagem; eles sabem que você abriu mão de um salário melhor pela qualidade de vida que vc mencionou acima. Por isto, é importante que eles saibam que você é ciente do seu valor dentro da empresa e que você se encontra muito decepcionada porque você percebe que, a pesar do seu empenho no seu trabalho, eles não te valorizam.


Nunca entre nos jogos, do tipo; "se sentir a insubstituível", da "chantagem" do "se não me aumentar, eu saio" ou de tentar "jogar uma turma, conseguindo apoio, de pessoas que não tem nada a ver com o problema da sua valorização pela empresa". Basta falar que "NINGUÉM gosta de trabalhar em um ambiente, onde se sabe que não se é valorizado pelos os esforços realizados ou onde não se é tomado em conta nos planos futuros, a pesar da pessoa gostar muito do que faz", com isto, você já disse tudo e o outro lado sabe que corre-se o risco de te perder.


Deixe o outro lado falar... normalmente, quase ninguém tem o poder de decidir um aumento de salário sem antes consultar outras chefias... mas, se o outro lado não falar ao menos que o caso será levado a consideração, então, deixe explicitado que você espera um reconhecimento para este inicio do proximo ano e que espera não ficar decepcionada.


"""Sei que estou com a faca e o queijo na mão, mas não estou sabendo lidar com o fato de que é IMPOSSÍVEL assumir o que eles estão querendo. Não estou me recusando a trabalhar, é claro, mas do jeito que foi feito, será impossível fazer o correspondente a quatro pessoas."""


Se de fato é impossível assumir todo sozinha, então peça suporte; que se contrate gente na mesma quantidade das que tomarão conta no expediente pela manhã.


Em resumo:


Eu pediria os dois, aumento de quadro (para ter um melhor suporte) e aumento de salário (pelas novas responsabilidades). ;-)


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

O erro foi voce ter voltado pelo mesmo salário. Deixou claro que prefere ganhar menos e ter mais "qualidade de vida". Nas instituições de ensino o momento de negociação é agora, pois precisam fazer o orçamento para o próximo ano. Digamos , por exemplo, que vc quer ganhar R$ 3.000,00 , começe a negociação pedindo R$ 5.000,00, para não ficar insatisfeita novamente.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Olá!

Veja bem: se a empresa vai aumentar sua carga horária confiando que o que ela oferece em troca é suficiente pra voce (qualidade de vida), me pergunto até quando voce estará com a faca e o queijo nas mãos... Sim, porque mesmo sendo uma excelente profissional, trabalhar por 4 vai fazer voce ficar péssima em pouco tempo e pior, vendo logo em seguida, ou a médio prazo talvez, que ganhou NADA na negociação com a empresa. Ou seja, dentro de pouco tempo, nem a qualidade de vida que voce tanto preservou vai ficar, porque voce estará desgastada. E aí talvez seja mesmo impossível voltar e renegociar.


Não perca tempo. Reavalie as condições de trabalho, salário, carga horária e só fique se tiver mesmo condições de aceitar o que foi oferecido a voce sem reclamações posteriores. Porque agora o que parece fácil, dentro de alguns meses pode se transformar num tiro no pé...


Agora é o momento. Retome a negociação e faça uma contra-proposta. E se tiver que sair, pelo menos saia de forma honesta com voce, pois não aceitou mais do que poderia suportar. É ser honesta com voce e com a empresa também.


Já está mais do que provado que quando as condições de trabalho não são satisfatórias, o rendimento cai e a empresa pode até passar a vê-la como uma profissional que cria mais problemas que soluções.


Boa sorte!