Colega drogado

6 respostas [Último]
prika
No PF desde: 02/01/2009

Tenho notado há alguns meses que o comportamento de um colega meu, muito querido, está diferente. Ele emagreceu, está sempre nervoso, já conversei com ele mas ele evita falar... No trabalho está disperso, falta seguido... Enfim está caminhando p/ uma demissão. Mas sei que ele precisa do emprego.

Entre outros colegas conversamos e um disse q com certeza ele está usando drogas. Citou alguns sintomas e eles conferem mesmo.

Mas não sei como fazer p/ ajudá-lo. E eu acho que temos a obrigação de ajudar, é uma questão de amizade, mas tb de civilidade.

Só não sei por onde! Alguém pode me dar uma dica?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Complicado. Primeiro, tem q ver se a pessoa quer ajuda. E depois, tentar de uma forma ajudá-lo...


rita
No PF desde: 09/08/2008

pois é bem delicado, ne?

tem q ter tato pra chegar e conseguir alcancar a pessoa de forma q ela consiga perceber q precisa de ajuda, e ainda tem a fase de aceitar q ta precisando, pq a maioria acha q ta tudo certo e quando quiser parar vai conseguir sozinha!

boa sorte


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Bem, a lessa disse com razão, ele tem que qrer se ajudar! Tem um colega meu, que usava td que vc podia imaginar, mas partiu dele qrer mudar, e nao foi facil! nunca é facil! tenho um outro colega tbm que tentou parar, ate parou de beber cerveja, mas voltou, a pessoa qdo gosta e acha natural, nao muda! Tem que partir dele! Conheço varias pessoas que usam hje em dia é raro, eu nao uso e detesto! Por mais que seja sua boa vontade, ele tem que qrer algo maior pra si, iqual esse colega meu que parou ate de beber cerveja, ele estava namorando e fez isso pq a namorada ja nao aguentava mais, mas depois voltou, ela largou dele, e ta ae na atividade ate hje, e nao ta nem ae, e o pai dele ainda é policia... rss! Meu primo ja foi internado, saiu, continuou... ta em todo lugar! Te aconselho a nao \'invadir\' mto o espaço dele, vc pode falar que qualquer coisa que estiver acontecendo com ele, pra ele contar com vc, desabafar, mas normalmente quem nao quer ser ajudado nao quer opiniao de ngm! Se mostre sempre amiga e disposta a ajuda-lo em qualquer coisa que ele vai se sentir melhor, mais avontade, se vc esta reparando esta mudança dele, normalmente outro alguem ja deve ter reparado tbm e falado com ele pra parar com isso, que é burrada.. que é furada..., entao o que ele deve ta menos qrendo no momento é \'pressao\' e liçao de moral! Se mostre aberta, e só!


helena
No PF desde: 14/12/2008

A musa tá correta qdo diz q naum deve tentar invadir o espaço dele... Sabe, eles não acham que a droga é problema e sim solução! Mas tb reconheço que é uma questão de cidadania ajudar quem está numa situação dessas. Sugiro falar com o pessoal de recursos humanos e verem o q se pode fazer!


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Como é triste ver o caminho q a galera tá tomando, conheço garotos lindos, q poderiam ter um futuro show, e tão colocando tudo a perder com essas malditas drogas, e o pior q é como a musa falou, não adianta dialogar, tentar mostrar a realidade das coisas, enquanto nào quiserem se ajudar, nada acontece, mentem, são caras duras e voltam a fazer.


É difícil vê-los jogando a vida fora, ver a tristeza e desespero dos pais, e se sentir impotente...


imagem de alinek
alinek
No PF desde: 01/09/2008

Sim, a nossa sensação de impotência é grande qdo vemos isso. Mas a pergunta é o que os faz ir ao encontro das drogas? Será que são só as amizades? Ou há algo mais?

Esse seu colega... O que anda acontecendo na vida dele? Sabe, um momento de fraqueza, de vacilo e pronto, o vício já criou raiz!

Eu tb sou de opinião que vc deve conversar om o RH, p/ tentar achar uma luz