Trair realmente é falta de caráter?

47 respostas [Último]
imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Quando se diz que traição é falta de caráter, estamos julgando o momento.


Independentemente se foi uma, duas, três ou mil vezes, naquele momento da traição faltou caráter. A pessoa decidiu mal, agiu mal, desrespeitou alguém, portanto ali ela foi mau caráter mesmo.


Agora dizer que uma PESSOA é \"do mal\" ou \"do bem\" demanda uma análise um pouco mais estendida no tempo, demanda observar e julgar o que ela COSTUMA fazer, o que faz recorrentemente, o que tem feito ao longo do tempo.


Ninguém se torna um mau caráter instantanemente


imagem de happyclaudia
happyclaudia
No PF desde: 16/03/2011

Acho que uma traição isolada é desvio de conduta. Há casos em que a pessoa é mau caráter, e aí sim, vive traindo, vive mentindo, e quem é assim o é em todos os aspectos da vida. Todo mundo está sujeito a errar, a ter um desvio de conduta grave assim. Mas a partir do momento em que se cruza esse limiar, terá plena noção das conseqüencias, a consciência acusará o erro, e pessoa que é decente provavelmente nunca mais fará novamente. Ao contrário da pessoa que é por natureza traiçoeiro, não leva ninguém em consideração senão a si próprio e por isso segue fazendo o que tem vontade e que se danem os outros.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

concordo com a Livt


no momento que a pessoa trai é falta de bom caráter.... sempre tem um momento decisivo... de dar um passo a frente, ou desistir... é neste momento que a índole fala mais alto...


e eu acho que é possível se retratar e não trair mais... mudamos a cada dia, evoluímos (bom alguns regridem)


existem N tipos de traição...


mas aqueles que sentem prazer na traição, acho que sempre trairão... quando houver uma brecha, uma oportunidade irão aproveitar...


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

Falta de tantas coisas, o caráter é a base.


imagem de Felomenal
Felomenal
No PF desde: 28/05/2010

Perfeito LivT,


Colocando um pouco de racionalidade nesta questão fica facil responder: Quando se julga a traição, estamos julgando o ato de trair, neste caso o ATO é moralmente negativo.


Por outro lado, é uma simplificação ridicula falar que quem traiu trae sempre. Do ponto de vista logico não existe nada que indique isto, no máximo o que se pode dizer é que quem traiu é capaz de trair. Do ponto de vista psicologica e sociologico é reduz o ser humano a uma maquina programada para realizar determinadas ações, sem nenhuma capacidade de evolução ou mudança, algo totalmente contrario ao que a historia mostra diariamente.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

A questão talvez seja: quem trai uma vez, trairá sempre? Mais. Como você se realciona com a noção de traição, e como passa a se relacionar com ela depois de acontecido?


Trair por convicção é falta de caráter. Trair por um deslize, em geral, também. Porque se precisa analisar o contexto em que se deu este deslize. Se a pessoa está brigada com o parceiro, magoada por alguma razão, e ao invés de procurar, tentar resolver(ou mesmo deixar que o outro procure), a pessoa vai numa festa com alguém que sabe está disposto a \"consolá-la\", ela está dando margem a que o deslize aconteça. Inconscientemente, ou não, facilita que ocorra a traição. Isto também é falta de caráter.


Agora, se a pessoa não procurou o resultado, e em virtude de uma enorme combinação de fatores, acabou traindo, é a forma como ela se relaciona com esta traição que determinará se ela tem ou não caráter.


Se se sentir mal, decidir confessar a traição, e se arrepender, isto demonstra que a pessoa está disposta a assumir as consequências do que fez, e isto revela caráter.


Agora, se decidir esconder, não contar, mesmo estando arrependida e se sentindo mal, isto é falta de caráter, porque foi covarde ao trair e é ainda mais covarde ao não assumir responsabilidade pela traição.


Porém, quem trai uma vez, trai sempre? Não necessariamente. Se a pessoa é contrária à traição, trai por uma fraqueza, sofre, se arrepende, provavelmente não voltará a trair.


Se ela não tem esta convicção de que trair é errado e trai, acredito que ela precisa de um rompimento para deixar de ser infiel. Precisa ver o sofrimento que causa em uma pessoa que ama, e precisa perder esta pessoa. para nunca mais. Pois só esta dor poderá mudar. Se trair, se arrepender, confessar, provocar dor, mas for perdoada, mesmo inconscientemente, a mensagem que ela receberá é: Eu posso trair, pois basta pedir desculpas que serei perdoado(a).


Em suma, este tipo de pessoa só não volta a trair em outro relacionamento. No mesmo, sempre trairá.


imagem de Dama_RS
Dama_RS
No PF desde: 25/03/2011

Concordo com Caronte.


imagem de miihh
miihh
No PF desde: 13/04/2011

Não acho que traição é não ter carater.. e tbm não concordo que qm trai uma vz, trai sempre...


Não se pode julgar as pessoas ... isso tbm é falta de carater...!!!!


imagem de Dama_RS
Dama_RS
No PF desde: 25/03/2011

... mas acho que uma pessoa que trai possa mudar sim.


Se a pessoa perceber que ama e sofreu com a situação, acho que pode mudar sim.


Mas convenhamos, né, se traiu é porque não estava feliz... deve, antes de mais nada, acabar com a relação atual antes de partir para outro relacionamento. O fato é que é difícil uma pessoa se colocar no lugar da outra para medir o sofrimento do outro... o egoísmo ou \"o vamos ver no que dá\" impera nestes casos.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Quem trai por convicção, por não achar errado, por achar que tem o direito(direito que não concede ao outro), este sim não tem caráter nenhum.