Sobrou óleo???

4 respostas [Último]
Cali
No PF desde: 08/01/2009

Além de entupir a pia, jogar os restos de óleo de fritura no ralo não faz bem para o meio ambiente. Conheça as ações que dão um final feliz a esse ingrediente depois de fritar batata, mandioca ou um rechonchudo pastel, vem a dúvida: o que fazer com o óleo que resta na frigideira?


Na maioria das casas ele vai pro ralo da pia, onde além de poder entupir, pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente. E em decomposição no solo ele solta gás metano durante esse processo e, assim, agrava o efeito estufa.


Pois bem, veja o que podemos fazer para amenizar:


SABÃO ECOLÓGICO

Ingredientes

• 2 litros de óleo de cozinha usado

• 350 g de soda cáustica em escama

• 350 ml de água


Modo de preparo

Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada a 60ºC. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar por 20 a 30 minutos. Despeje o conteúdo em fôrmas de sabão e aguarde a secagem.


DICA: Cuidado ao dissolver a soda cáustica. Use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes e deixe o sabão em descanso depois de pronto por alguns dias, antes de usá-lo.


DÚVIDA? A soda cáustica, aliás, também é um componente não bem-vindo na natureza. Em contato com o óleo de cozinha, “a reação anula as propriedades um do outro. Na verdade, o sabão ecológico causa menos mal que um comprado no supermercado porque tem menos produtos químicos e industriais”.


PREGUIÇA? O Instituto Triângulo ainda não vende no atacado seu sabão ecológico. Mas é possível, dependendo da solicitação, adquirir as pedras de 1 quilo produzidas pela organização por R$ 2,50 cada. Instituto Triângulo

Fone: (11) 4991-1112 www.triangulo.org.br


ONDE LEVAR SEU ÓLEO


Depois de fritar, junte o óleo que sobrou em garrafas de refrigerante e o leve para os postos de coleta. Não é preciso coar o óleo antes de engarrafá-lo.


EM PORTO ALEGRE

O Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura de Poá está vinculado ao Pró-Dilúvio, um projeto da prefeitura que promove ações de saneamento e educação ambiental. Lançado também neste ano, o programa já conta com oito postos espalhados pela capital.


INFORME-SE:

www.portoalegre.rs.gov.br


Abraços a todas!


imagem de Camila
Camila
No PF desde: 15/12/2008

Já separo meu óleo faz tempo, e levo pruma escola em Ivoti, que cuida da reciclagem dele!


VAleu a dica!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Bah, muito interessante. Valeu a dica bjo


Dona Helena
No PF desde: 14/11/2008

Eu tb guardo em garrafas plásticas e deixo no próprio lixo doméstico. Os catadores reciclam!


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

bacana vc incentivar a reciclagem aqui, obrigada! Ficamos cada vez mais felizes por ver que as mulheres do preciso falar, são conscientes e responsáveis com o mundo em que vivemos! Continuemos sempre assim! amém