Só perdoa se voltar?

28 respostas [Último]
imagem de pequenina
pequenina
No PF desde: 01/07/2010

Sou da mesma opinião. Acho que são coisas separadas. Inclusive há pessoas que aceitam o parceiro de volta e ainda assim, não são capazes de perdoar.


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Engraçado esse teu amigo, ele arrumou outra sabendo a consequência que isso poderia trazer, pagou para ver e perdeu. Fez a escolha dele e não quer renunciar a nada.


Agora ela fez a escolha dela, de não dar mais uma chance para ele provar que não a ama, perdoar e seguir sua vida.


O que eu diria para o seu amigo: Bem-vindo ao mundo real, onde todas as nossas escolhas têm consequências.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Algumas pessoas simplesmente esquecem que seus atos podem magoar muito seus parceiros... Para quem erra, o erro não dói, o erro geralmente nasceu de sua vontade e foi praticado voluntariamente. Mas para quem é alvo do erro, da traição, a dor ou a desconfiança podem permanecer para sempre... É esse o problema: só quem é cortado guarda a cicatriz para que sempre se lembre do corte e de quem o fez...


Penso como a Carla: esse seu conhecido é bem pretensioso, além de não respeitar a vontade da ex esposa em não aceitá-lo de volta. Uma coisa é perdoar e seguir em frente, outra bem diferente é perdoar e voltar a conviver com quem nos traiu. Penso que ela foi sensata, já que poucas pessoas conseguem a proeza de conseguir olhar nos olhos de um traidor, de alguém que não foi leal e não respeitou a relação que tinham.


E perdoar significa apenas não sentir mais raiva da outra pessoa, significa não mais perquirir o ato, mas aceitá-lo e seguir com nossas vidas...


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Quote:
E perdoar significa apenas não sentir mais raiva da outra pessoa, significa não mais perquirir o ato, mas aceitá-lo e seguir com nossas vidas...


Não compreendi esta parte... De que outra forma pode-se perdoar sem seguir em frente, sem aceitar o que erro do outro e sem perquirir (esmiuçar, ou como alguns dizem, ruminar) o ato?


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Kathya,


Eu penso que, quem perdoa não tem mais o direito de ficar remoendo, buscando explicações. Perdoou, está feito. A partir do momento em que se perdoa, deixa de ter sentido ficar interrogando, querendo saber motivo, querendo torturar o outro com nossos anseios, medos, desconfianças. Perdoar de verdade é não sentir ódio, não querer vingança, é simplesmente seguir em frente sem ficar perguntando isso ou aquilo.


Isso é o perdoar... Mas o voltar já implica em mais... Perdoar e seguir em frente, sem estar ao lado do traidor, é mais simples. Mas perdoar e continuar ao lado exige muito de quem tenta...


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Ok, entendi... Obrigada!


imagem de Helena Alves
Helena Alves
No PF desde: 18/01/2011

Se ela falou que perdoou eu acredito. Só que perdoar não significa voltar a conviver, a se ralacionar com essa pessoa. Com certeza ela não confia mais e quem sabe até deixou de amá-lo, pois, uma decepção tão grande assim pode acabar até com um sentimento muito forte.

Na minha opinião perdoar não significa voltar para ele.


ketynha
No PF desde: 14/04/2010

Perdoar não significa esquecer...

Eu perdoei meu marido, aceitei voltar ... Mas até hj não me sinto

feliz, pq não consigo esquecer o sofrimento q ele me fez passar..

Hj penso, se pudesse voltar atrás, eu não voltaria, pois não consigo conviver com as marcas do passado ...


imagem de Helena Alves
Helena Alves
No PF desde: 18/01/2011

Sabe ketynha que eu no seu lugar iria sentir o mesmo. Nunca passei por essa situação, talvez fui traída mas não soube. Eu não conseguiria conviver com essa dor, com essa decepção e também me sentiria infeliz. Só quem passa por isso deve saber a verdadeira dor que isso causa.


ketynha
No PF desde: 14/04/2010

Helena,

Realmente não é fácil .. Na verdade que eu saiba ele não chegou a me trair ... Mas faltou quase e esse quase mata a gente .. Ainda mais depois de vc dar uma chane, aceitálo de volta e de quebra ter uma decpção, mais uma ..