SEM AÇÃO!

44 respostas [Último]
imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Vc se sentiu inferior e o sinhozinho tinha o direito de fazer o que quizesse


imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Lamento se me senti assim!


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Verdade, n@ny, o nelsoneco tem razão...

É como se num processo de mímese, aqueles que foram historicamente desprivilegiados incorporassem a imagem de inferioridade, imputada pelos brancos privilegiados...

Terrivel, isso...Nem sei o que te dizer. Agora fiquei triste.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Talvez inconsciente, mas é preconceito, sim, N@ny. Fica subentendido que você acredita que um negro é capaz de baixarias como essa, mas não um branco, especialmente bem vestido. Mas é a boa e velha história; quem vê cara não vê coração.


E na boa, a maioria das mulheres precisa parar com essa coisa de \"medo do escândalo\". Medo por que? A culpa não é sua. Onde está escrito que mulher tem que aguentar assédio e agressão quieta, sem reclamar? Gente, o mal prevalece na omissão dos bons. Enquanto ninguém se manifesta, ninguém faz nada por \"vergonha\", esses caras continuam fazendo o que bem entendem e as mulheres acabam tornando-se cúmplices involutárias por se calarem. É assim que a violência contra a mulher se espalha.


N@ny, você percebe que foi a primeira a se desqualificar? \"Eu sou feia, eu sou negra, quem iria querer me encoxar no ônibus?\" Você mesma está usando os argumentos preconceituosos e falaciosos que esses animais usariam numa suposta defesa, ou seja, você acredita que eles tem razão. Você é a vítima perfeita. NÃO PODE! Imponha-se, mulher! Abre o berreiro, senta a mão na cara do indivíduo, roda uma baiana de giletes. Branco, preto, azul, cor-de-rosa, ver ou amarelo, não interessa. Passou dos limites? Senta a pua.


imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Vcs agora estão parecendo com meu irmão,gritando comigo e me mandando reagir,não permitir que deixe isso acontecer,por isso ou por aquilo,mas não esta em mim.Não depende de mim.Trabalho isso na minha vida ,mas acontece.E sei que não é so comigo.Muita gente por ai perde oportunidades na vida por se sentirem ou pensarem como eu pensei naquele momento.Vou a pé ,mas não vou pagar o preço!


imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Carla juro que não pensei por este lado ,de achar que quem faz estas coisas é sempre o negro,mas por achar que se fosse ,eu teria mais argumentos .Seria de igual para igual ,mesmo que ele estivesse melhor vestido que eu.Estilo aquela frase:eles que são brancos que se entendam! Entende?Preto preto,branco branco.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Desculpe se te pareço agressiva, N@ny. Mas já deu pra perceber que esse é meu jeito...rs


Não estou de forma alguma querendo condená-la por sua falta de reação. Não é isso. Estou apenas enfatizando que muitas vezes somos vítimas de nossos próprios medos e acabamos sendo as únicas prejudicadas.


Veja a sua situação, você foi vítima de algo que eu considero uma agressão, está indignada, se sentindo até meio culpada por não ter feito nada, enquanto o FDP que te assediou nem está lembrando do ocorrido. Isso é o Ó do Borogodó!


Quem tem que pagar por ser um ordinário é ele e não você. Você tem que andar na rua de cabeça erguida, feliz consigo mesma. Ele tem que ser preso, em última instância. É dessa inversão que eu estou falando e não cabe só pra você, não. A grande maioria das mulheres age exatamente da mesma maneira que você e depois se sente também da mesma maneira. Isso não é certo.


Não é certo que você pague um preço que não lhe cabe. Não é certo que você vá a pé enquanto o canalha encontra outra vítima dentro do ônibus. O certo é que você e todas as outras mulheres que passam por situação semelhante caiam de [***] em cima de um calhorda como esse para que ele e todos os outros que pensam fazer o mesmo aprendam que que não somos brinquedinhos para o bel prazer deles.


E também falo isso tudo porque sei que mesmo em casos mais graves, como estupro (o próximo passo de um assediador), as vítimas também se culpam e se calam. Um dos maiores problemas para a prisão de estupradores é que as vítimas não denunciam porque lá no fundo se sentem culpadas pelo ocorrido. Tá tudo errado. As mulheres em geral precisam parar de sentirem-se inferiores e culpadas pelo comportamento desregrado de alguns homens. E essa mudança começa justamente em coisas menores.


De novo, me perdoe se o que eu digo parece agressivo e acusador. Não é essa minha intenção. Mas você mesma disse que sua ideia é que outras que passaram ou passam pela mesma situação tenham sugestões de como se defender. Tá aqui a minha sugestão: valorizem-se. Reconheçam-se como merecedoras de respeito acima de tudo. E se esse respeito não vem de bom grado, arranquem-no à força.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

n@ny,


A Carla lhe deu a solução para o seu problema e o de todas as mulheres para estes casos...


\"Uma amiga minha, por ser mais discreta, fez diferente. Ela andava com uma agulha hipodérmica na bolsa. Quando isso acontec ia com ela, de repente os caras pulavam para trás, não sei porque...rs.\"


Com o detalhe que serve não só para pretos ou brancos, como para chineses, hindús, árabes, caras com grana, sem grana, etc., etc.... ainda digo mais... que, se vc tiver ido com a cara do sujeito, ainda ficará à sua opção de usa-la ou não (isto último não resisti, desculpa)


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

n@ny,


A Carla lhe deu a solução para o seu problema e o de todas as mulheres para estes casos...


\"Uma amiga minha, por ser mais discreta, fez diferente. Ela andava com uma agulha hipodérmica na bolsa. Quando isso acontec ia com ela, de repente os caras pulavam para trás, não sei porque...rs.\"


Com o detalhe que serve não só para pretos ou brancos, como para chineses, hindús, árabes, caras com grana, sem grana, etc., etc.... ainda digo mais... que, se vc tiver ido com a cara do sujeito, ainda ficará à sua opção de usa-la ou não (isto último não resisti, desculpa)


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

N@ny: o que te deixou sem ação foi o teu complexo de inferioridade, não foi a situação. Acho que precisas trabalhar este sentimento melhor, pois ele vai aparecer em outras situações ou já apareceu e tú nem notaste.


Pense e haja, pois nem o tempo da escravião calou o grito de liberdade que nossos ancestrais tinham e por isso nós podemos hoje nos expressar com liberdade!