SE NOSSO BRASIL TIVESSE PENA DE MORTE DEBATER

46 respostas [Último]
imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Faniguer,


Só tenho um questionamento quanto a seu raciocínio.Você pergunta \"e se o condenado à morte tiver família?\" Mas não é obrigação dessa pessoa pensar na própria família e nas consequencias que recairão sobre ela antes de cometer algum ato que o leve à sentença de morte?


Outra coisa: normalmente, a sentença de morte é aplicada àqueles que cometeram homicídios e alegaram incoênc ia, ou seja, nem ao menos assumiram seu crime, quanto mais demonstrar arrependimento. Se este condenado não pensou na família de sua vítima (ou vítimas), por que ele deve ter o direito à complacência com relação à sua família?


Repetindo o que eu disse e m meu post inicial, eu não tenho opinião definitiva sobre a pena de morte. Quando penso nisso como forma de refrear a violência, considero-a ineficiente. É ingênuo pensar que aqueles que seriam candidatos à pena capital temem a própria morte. Normalmente, são criaturas que acreditam não terem nada a perder e que já enfrentam a possibilidade de morte iminente todos os dias.


Mas quando penso na pena capital meramente como forma de punição, aí me inclino a aceitá-la. Porque eu não sou nobre o suficiente para aceitar a fatalidade, para dizer que \"foi a vontade de Deus\". Não acredito que determinados criminosos sejam \"recuperáveis\" e muito menos que seja justo mantê-los o resto da vida às custas dos impostos de gente honesta.


A questão é: a puniçao deve ser proporcional ao crime. Pois bem, qual a punição proporcional aos crimes de um Ted Bundy, por exemplo? Ou ao Assassino de Green River que confessou o assassinato frio de 48 mulheres pelo mero prazer de vê-las morrer? Ou para o tal do Champinha que não se contentou em matar, mas precisou estuprar e torturar um casal de adolescentes só pra se divertir?


Racionalmente eu poderia dizer que a pena de morte é primitiva, cruel, ineficiente, etc. Posso usar milhões de argumentos, todos válidos, para dizer que a pena de morte deveria ser extinta do planeta. E certamente, não defendo a pena de morte no Brasil por motivos óbvios. Mas eu não sou apenas razão e diante de crimes hediondos eu tenho, sim, a inclinação de eliminar o problema da maneira mais rápida: uma bala na nuca. Isso me igualaria ao condenado? Não tenho tanta certeza, porque ao contrário do condenado que provavelmente teve prazer em seus atos, eu não vejo prazer algum em ver alguém morrer. Apenas vejo a necessidade de eliminar monstros.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Quote:
Eu me daria por satisfeito ,se a massa carcerária ,tivesse que trabalhar pra se sustentar dentro do presídio, se quiser comer ,que vá plantar !
2x


Também acho. Hoje em dia trabalhar no presídio é um presente!

Eu acho que não tinha que ter pena de morte,mas eu acho que o cara (menor de 18 inclusive) que comprovadamente comete crimes monstruosos teria que trabalhar tanto, mas tanto, e sem redução de pena e remuneração, para ele aprender a nunca mais cometer um crime na vida. Ele pagaria todos os pecados dessa e de outra vida. Dormir 3 horas por dia, se quiser comer que vá produzir a própria comida. Nós trabalhadores pagamos luz, impostos, hospedagem em hotel...

Quanto trabalhador fica de sol a sol trabalhando naquelas britadeiras de asfalto, em minas, para sustentar a família, para mim algumas das atividades mais penosas que existem?

Quanto aos direitos humanos é incrível. Não sei se é injustiça, mas não vejo eles atuando para defender um cidadão de bem.


imagem de cahnut
cahnut
No PF desde: 23/11/2010

Existe a pena de morte no Brasil sim, mas para crimes militares nos tempos de guerra.


Enfim, não sou a favor da pena de morte para uma gama de pessoas (pessoas que simplesmente não sejam psicopatas, de acordo com algum teste psiquiátrico rigoroso e que conste exatamente a não psicopatia no cidadão). Uns tempinhos atrás, bem antes de ler o livro Dos Delitos e Das Penas (de Cesare Beccaria), eu era a favor sim, para qualquer cidadão que cometesse algum crime hediondo. Mas, retomando minha palavra, eu não sou a favor da pena de morte, apenas em casos extremos se fosse possível, como aos psicopatas, por exemplo... Justamente por não terem cura. Recomendo ler o livro Mentes Perigosas, da Ana Beatriz Barbosa Silva.


Não sei se ficou confusa a minha resposta, vou resumir acima: Sou contra a pena de morte, apenas seria a favor se fosse aplicada aos psicopatas, por não terem cura e ainda... Ficarem gastando dinheiro da população com sua permanência na penitenciária (segurança máxima).


Mas, eu seria bem contraditória em ser a favor também mesmo sendo apenas aos psicopatas, pois no art. 5º da nossa Constituição Federal de 1988, diz a garantia para todos à não violação do direito a vida. Ou seja: todos tem o direito a vida, independentemente de fatos.


Termino minha resposta em ser contra a pena de morte, apenas se fossem cidadãos psicopatas do nível serial killer (apenas 1% da pop. de psicopatas que é capaz de matar alguém de forma repugnante). E psicopatas não têm cura. Eles possuem um desvio de conduta de nascença, sendo 100% racionais e sem desenvolvimento da parte cerebral responsável pelas emoções. Se estivessem novamente soltos, iriam cometer os mesmos erros, por não terem a capacidade de perdoar alguém ou de culpar-se, de sentir remorso, de sentir medo, enfim.


imagem de Jess
Jess
Offline
No PF desde: 21/09/2010

Seria a favor se o brasil fosse um país justo e as leis fossem aplicadas, se a polícia não fosse corrúpta, se não houvessem tantos caminhos jurídidos para deixar esses marginais soltos, se preso em flagrante fosse preso em flagrante, se \"de menor\" fosse desclassificado como sendo \"de menor\" ao praticar crime hediondo....

Se tantas coisas impossíveis fossem possíveis, eu seria a favor da pena de morte no Brasil.


Mas explicitamente, qd eu vejo notícia de traficante, homicida, estuprador sendo solto e sendo preso pelo mesmo crime, eu penso: Prendeu para q? Cakekete!!! Mata logo esta peste!


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Nos colocamos sempre no papel de vítima. Pensamos que nunca vamos matar alguém, ou um filho/pai nosso nunca faria essa atrocidade... E se fizer(mos)? Aí concordaríamos em (ver) morrer???

É bom sempre pensar nisso, pois fica muito chato ver na TV mães desesperadas pedindo pra \"aliviar\" dizendo: \"ele era tão calmo, nunca faria isso!\" estas são as mesmas mães que iriam querer a cabeça do \"marginal\" se o fosse o filho a morrer.

Devemos fazer cumprir as leis já existentes, que como operador do direito afirmo que já são bem pesadas, antes de querer instituir algo ainda pior do que nosso sistema falido é capaz de fazer.

Dois pesos duas medidas... O \"olho por olho\" já evoluiu faz tempo...


imagem de ESPETO
ESPETO
No PF desde: 03/11/2010

Mas a balança sempre favorece o lado podre...as penas sao duras???? ate pode ser, porem 99% dos casos n sao cumpridas conforme 1 decisao judicial Ex: 1 malandro vivia aprontando pra mulher aqui perto onde moro, um dia ele desconfio q a mulher tava traindo degolou a e esfaqueou por diversas vezes na frente da filha de 2 anos....pegou 15 anos.....passou 4 fechado e 2 semi aberto ta na rua denovo....e aii?? eh justo??? matou foi comprovada a culpa...de o mesma soluçao pro individuo...garanto q irao pensar 2 x antes de tirar a vida de alguem depois...


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Se tivesse pena de morte não seria gasto tanto dinheiro público com lixos humanos, e sobraria para investir em saúde, educação, saneamento básico para que os cidadãos de bem pudessem usufruir


Pois hoje em dia o cidadão de bem além de sofrer com a maldade da bandidagem ainda paga para manter os bandidos, vê se Pode!


Claro que a vida do ser humano é algo que ninguém pode tirar, mas ao inveredar para o caminho errado ele está dando a autorização... Definitivamente ele tem o direit de escolher entre viver ou morrer.


PRISÃO PERPÉTUA É ALGO MUITO CRUEL E INVIAVEL ECONOMICAMENTE DEVIDO AO PREÇO PARA MANTER UM PRESO

A PENA DE MORTE É MUITO MAIS EFICAZ E MAIS BARATO E NÃO SERIA UMA PENA TÃO DURA QUANTO A PRISÃO PERPÉTUA.


imagem de afrodite
afrodite
No PF desde: 20/09/2009

Concordo com vc Jalia. O Brasil chegou a um patamar tao elevado na violencia que precisa de uma atitude enérgica e urgente! Infelizmente com tanta corrupçao o país nao tem estrutura para tal. Que fique claro que a pena de morte foi feita para PUNIR os criminosos. E, nao para PROIBIR ninguém de fazer nada. Dessa forma se pensaria mais antes de atentar contra a vida humana. Mas, na certeza da impunidade as coisas caminham para o caos. E, nao demora muito. No Brasil já \"existe\" pena de morte. Só nao oficializada!


imagem de Smoking
Smoking
No PF desde: 05/08/2010

Sou a favor, porém com o atual sistema judiciário, fica difícil.


Nesse sistema judiciário falido que se encontramos não é possível, talvez com o tempo e com uma reorganização será possível.

O meu medo de liberar a pena de morte com o atual sistema seria julgamentos equivocados e por conseqüência morte de inocentes, num sistema corrupto como o existente acredito que pessoas que se opõe poderiam ser indiciados por crimes que não fizeram, seria uma queima de arquivo legal. Outra, a gente vê pessoas sendo inocentadas após já terem cumprido penas por “erro” de julgamento, nesse caso não teria volta.


Acho que temos muito a evoluir ainda para chegar à pena de morte, o princípio seria cumprir as leis e penas já existentes, já seria bom demais.

Hoje em dia tu sendo réu primário, tendo renda e endereço fixo tu pode matar alguém tranquilamente, nem preso vai de repente, simplesmente ridículo.


imagem de walbrohel
walbrohel
No PF desde: 06/05/2010

Acho que não ia funcionar...iam morrer somente lixeiros,moradores de rua e favelados...ou vc acha que uma deputado ou um presidente iria para a cadeira elétrica ??