Relato de Abuso Sexual Infantil

8 respostas [Último]
imagem de GigiaMei
GigiaMei
No PF desde: 09/06/2011

Olá,


Hoje uma amiga compartilhou comigo um segredo que não sei como lidar, ela me disse que sou a primeira pessoa para quem ela conta, o que fez com que eu me sentisse ainda mais responsável de ter uma atitude correta sobre o caso.


A história aconteceu há quase 15 anos, ela tinha dez anos e estava sozinha em casa com o primo e o irmão, que tinham uns 13 e 14 anos, não lembro bem qual tinha 13 e qual 14. Estavam assistindo TV e o irmão inventou de colocar um filme pornográfico pra eles verem. Se fosse eu, teria saído da sala no mesmo momento, tinha nojo destes filmes até bem pouco tempo, mas ela ficou lá e assistiu com eles. Quando acabou o filme o irmão veio com a ideia deles fazerem as coisas do filme, ela ainda não sabia muita coisa de sexo, era bem inocente e disse que faria com o primo porque gostava dele, o irmão disse que pra fazer com o primo tinha que fazer com ele também. No final ela deixou, e acabou perdendo a virgindade com o irmão, o que já é uma história triste o suficiente. Ela disse que não gostou, que foi ruim e doeu.


Porém, as coisas ficaram ainda piores, o tempo foi passando e o irmão foi insistindo em fazer de novo com ela, de vez em quando ela deixava \"com roupa\", ela ficava se esfregando nela pra se satisfazer. Quando ela tinha 12 anos ele começou a insistir pra fazer de novo sem roupa, e ela dizendo que não, então ele forçou ela, amarrou as mãos dela e a abusou.


Nunca aconteceu de novo. Porém o trauma marcou toda a adolescência da minha amiga, ela não queria namorar ninguém, por que não queria que ninguém soubesse que ela não era mais virgem e não confiava em nenhum homem. Ela disse que nunca falou sobre isso com o irmão.


Hoje ela é uma mulher de sucesso, uma excelente profissional de sua área, mas ainda não sabe lidar com relacionamentos, está namorando agora com um homem muito legal, mas todas as neuroses, medos e traumas dela sempre causam brigas na relação, mas ela não tem coragem de se explicar pra ele, então ele acha que tudo é má vontade dela.


Eu já conhecia o irmão dela há muito tempo, sempre achei um cara divertido, meio sem rumo na vida, mas parecia uma pessoa querida.


Depois que ela me contou isso eu fiquei totalmente sem saber o que fazer, meu primeiro pensamento foi fazer uma denuncia anônima pra algum número de violência contra mulher, mas como já faz tanto tempo, eu não sei se adianta, também não queria que ela se expusesse, e o irmão dela era menor naquele tempo, talvez não possa ser culpado.


Isso dele ser novo também me confunde muito, assim como ela era inocente na época e pensava mais que era uma brincadeira de mal gosto do que um crime, talvez ele também, não soubesse a gravidade do que estava fazendo. Mas e se ele soubesse e for mesmo uma pessoa má, eu tenho medo das coisas continuarem assim e depois ele fazer isso com outra mulher ou até com a filha, caso ele venha a ter.


Eu não sei que cara vou olhar pro irmão dela quando eu vê-lo, dá vontade de mandar alguém bater quando eu penso, mas também penso que ele pode ter se traumatizado com essas memórias e precisar mesmo é de tratamento.


Eu não consegui falar nada pra minha amiga, fiquei só abraçando ela e lamentando a história.


Preciso muito da ajuda de vocês, conhecendo eles eu não consigo olhar a história de maneira racional, não sei o que devo fazer, não sei o que falo pra ela, não sei se ela deve contar pro namorado, se deve conversar com o irmão ou ir na polícia!


Só escrever aqui já me fez muito bem, eu precisava mesmo falar.


Obrigado por ouvirem!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Conversa com ela sim, tenta ajudar de alguma forma..


Anônimo (não verificado)

Neste caso somente conversando.

Entendo a tua duvida quanto a indole do irmão e do que ele pode fazer ou ensinar pros filhos que ele tiver.


Lamentavel tal situação.

Mas é mais comum do que a gente possa imaginar ;)


imagem de Mih K
Mih K
No PF desde: 06/12/2010

Gigia,

Sua amiga precisa de terapia. Eu digo isso pq passei por algo semelhante qdo tinha 10 anos. Fiquei anos sem falar pra ninguém, e isto vai se tornando insustentável. Problemas para confiar nas pessoas, insegurança, é um inferno. Sozinha, dificilmente se supera. Tem que fazer terapia. Amigas, neste assunto, podem ser uma ajuda , mas para entender o que isto causou e ainda causa até hoje, é preciso uma ajuda profissional. Provavelmente ela se sente até culpada por isso, coisa que ela não é.


Tente convence-la a fazer terapia, é a melhor ajuda que voce pode dar a ela. E quanto ao irmão, é lamentável, mas tá cheio de gente assim no mundo.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Gigia essa pessoa é vc ou é uma amiga mesmo? Geralmente as pessoas têm muita vergonha de se evidenciar.


Mas independente de quem for eu sugiro que se procure um profissional capacitado para lidar com a situação.


Além do trauma da sua amiga, um problema sério que vejo é o rapaz te feito a mesma coisa com outra criança da família ou com quem quer q seja, ele já era bem grandinho na época e sabia o que estava fazendo. Vale levar muito a sério essa questão também.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Correção: o problema é o rapaz continuar a fazer com outras crianças o que fez a ela.


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Violência sexual é uma das coisas que mais me indigna...


Se for com criança então... Eu fico muito triste de ver alguns casos na TV...


É algo nojento, que rouba a inocência das crianças... Um trauma para o resto da vida, criam-se adultos cheios de \"grilos\"... Deve ser muito difícil conviver com isso para quem foi violantado!


imagem de Kellycryz
Kellycryz
No PF desde: 15/05/2011

Gigia

Vc fez muito bem em só abraçá-la e não dizer nada naquele momento,pq as vezes querendo ajudar na hora(sei que dá vontade de falar e fezer barbaridades om uma criatura destas)poderia não ter ajudado até ter piorado a situação.

Mas acho que tu amiga precisa sim e muito de um psiquiatra para poder ter ajuda e seguir a vida sem grilos.

Fale com ela e de muita força,as vezes só ouvir é melhor do que falar algo.


imagem de Abusada
Abusada
No PF desde: 16/12/2010

Gigia;


Problemas assim serão levados pela vida toa, a terapia vai ajuda-la a lidar com eles, e não esquece-los.


Bom, quanto ao irmão, não o julgue, não o condene. Pois os fantasmas que assombram ela, podem também assombra-lo, ninguém conhece totalmente o coração do homem.


O que ela deveria fazer é conversar com o irmão, isto sim. Junto poderão encontrar uma solução, ela pode superar com ele.


E outra, questão de família, se resolve em família. Não se envolva em algo que aconteceu há 15 anos atrás, eles eram crianças.


Abraços.