Razão x Emoção ... questão de superioridade?

18 respostas [Último]
imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

... mas creio que ser racional é como uma defesa por não acreditar muito no coração.


PARABÉNS PELA SINCERIDADE ... EU, PARTICULARMENTE, VOU POR ESSA ''LINHA DE RACIOCÍNIO''.


PS IMAGINO O QTO É DIFICIL NOS AVALIARMOS E CHEGARMOS NA CONCLUSAO QUE CHEGOU.

ATÉ PORQUE, EU, SENDO HOMEM, E AGINDO MUITAS VEZES MAIS PELA EMOÇÃO, ME COLOCO EXATAMENTE NA SUA POSIÇÃO.


imagem de Yvan O Grande
Yvan O Grande
No PF desde: 21/03/2012

Cara tu é corajoso ou maluco perguntar num forum feminino se elas se acham inferiores?!


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

RSSSSSS ... VC TEM TODA RAZÃO .... OU NAO. (como diria Caetano) ... rssssssssss


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

Sensibilidade Moreno...apenas isso.


Mas nunca deixamos de ser sensíveis apesar de sermos muito inteligentes.


Inferiores jamais.


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

Com todo respeito, eu discordo da GENERALIZAÇÃO que mulheres, por serem mulheres, NUNCA DEIXAM DE SER SENSÍVEIS (há controvérsias)

Até porque existe a inteligencia (QI) e a inteligencia EMOCIONAL ... são duas coisas distintas.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

sem noção..


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

RSSSSSSSSSSSSSSSSSSS


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Tão difícil falar em razão e emoção, é quase impossível separá-las, visto que são ‘sensações’ inerentes ao ser humano. Na época de faculdade tentei com afinco ser apenas razão até que uma professora que admirava demais me disse que estava errando ‘feio’. Para ela (20 anos de profissão) a emoção é o algo mais, o que nos torna humanos diante das situações mais dolorosas, disse que é impossível lidar com a dor de outro e parecer racional, e que eu ia precisar e muito da minha razão para administrar a emoção.

No meu caso (prefiro falar apenas por mim), sempre foi difícil e confesso até dolorosa essa ‘separação’. Lido com a dor das pessoas (fisioterapeuta), que variam de físicas a psicológicas, às vezes não basta ser profissional, você precisa ser amigo, e um incansável incentivador. Lembro do meu primeiro dia de estágio, onde a fim de me desafiar a orientadora me colocou no pior lugar, segundo ela precisava de um ‘choque de realidade’, e foi por isso que entrei na ala de queimados de um hospital infantil, e depois de chegar ao 2º leito e ler o prontuário sai de lá correndo, jurando que nunca mais voltaria. Nessa hora minha emoção gritou, e minha razão calou. Mas não teve jeito acabei voltando no dia seguinte, dizendo pra mim mesma: “você não vai chorar, não vai sentir nojo, nem ficará penalizada ao extremo, não fixará os olhos nos olhos deles e nem prometerá o que não pode cumprir”, a partir desse dia não deixei de ter emoções, apenas aprendi a dominá-las, isso se chama razão.

E mais, não vejo as mulheres como ‘burras’ ou inferiores por serem mais emotivas, muito pelo contrário, vejo isso como privilégio, afinal, a vida é dura e racional demais, sendo assim, emoção só faz bem, claro que, quando expressa de forma adequada.