A que damos valor?

7 respostas [Último]
DinhaBA
No PF desde: 22/02/2009

Li um texto que me fez pensar muito no que realmente valorizo na minha vida e no que desejo para mim e para quem está perto de mim. Como mora sozinha em SP, sinto falta da família e de muitas situações que a vida aqui não me deixa vivenciar...

Por isso quero a opiniaõ de todos.


A nota é internacional e diz, mais ou menos assim:

Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer.

Eis que o sujeito desce na estação do metrô de Nova York, vestindo jeans, camiseta e boné.

Encosta-se próximo a entrada. Tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.

Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes.

Ninguém sabia, mas o músico era JOSHUA BELL, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas, num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais

de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes, Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custaram a bagatela de mil dólares.

A experiência no metrô, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, INDIFERENTES AO SOM DO VIOLINO.

A iniciativa, realizada pelo jornal The Washington Post, era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.

A conclusão é de que estamos acostumados a dar valor às coisas, quando estão num contexto.

Bell, no metrô, era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.

Esse é mais um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas, que são únicas, singulares e que não damos importância, porque não vêm com a etiqueta de preço.

Afinal, o que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes?


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

baianarosa,

O cara pode ser um gênio com o violino...mas vá escolher mal o repertório assim lá no metrô de NY. Se tivesse escolhido tocar num cemitério ou num velório faria mais sucesso. Duelo de repentistas na praça da Sé em SP é mais interessante...

Segue o link :

http://www.youtube.com/watch?v=myq8upzJDJc


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com o BestaMor


DinhaBA
No PF desde: 22/02/2009

BestaMor, respeito sua opinião, no entanto o foco que eu dei não é o repertório do artista e sim o valor que damos às grifes... Enquanto que, por muitas vezes, há valores em coisas/atitudes/pessoas mais simples, que passam despercebidas em nossa correria. Vc não enxerga assim?


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

baianarosa,

Houve uma matéria na globo, com um exemplo bem mais claro que o do Washington post...Foi feita com a atriz Camila Pitanga, trajando uniforme de faxineira num shopping... Ela passou quase despercebida, mesmo quando tentava chamar a atenção derrubando alguma coisa.

Há olhos que nada vêem além de uma etiqueta de grife. Já percebeu o destaque que se dá a modelos pra dizer pouco.."exóticos" em desfiles de maison e estilistas famosos ? Feliz ou infelizmente não possuo esse olhar que só nota a "beleza" na etiqueta acompanhada dos cifrões...Por falar nisso...a faxineira no nosso prédio é uma gata e qualquer dia desses, crio coragem pra convidá-la a um café...rs.


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Adorei!


Pior que é verdade...


Outro dia, passeando com uma amiga numa praça aqui da cidade, tinha um garoto com o rosto pintado de branco, parecido com um rosto de palhaço triste, com uma plaquinha escrito: "Me abrace". Olhando aquilo, todo mundo passando por perto, olhando de long e ngm foi abraçá-lo. A gente ficou naquela: "vamo ou não vamo...?". Atravessamos a rua, e abraçamos ele. Ganhamos um recadinho num papel, e um lindo sorriso!

O menino estava fazendo uma interpretação, era de um teatro aqui da cidade.


Achei que fiz a minha parte. Achei legal tbm...


:)


imagem de de.guria
de.guria
No PF desde: 03/09/2008

Atualmente se valoriza o ter e não o ser... Complicado quando há inversão de valores.

Como mudar?

O caso da Musa é show! Outro exemplo de que temos medo de nos aproximar...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Dou valor a um corpo de criadas bem treinado e eficiente - por exemplo :)