Preconceito

11 respostas [Último]
rose_san
No PF desde: 25/04/2009

Tenho uma amiga que é de origem alemã. O pai nasceu lá e mudou-se p/ o Brasil novinho. A mãe nasceu no Brasil mas os pais eram da Alemanha.

Ela tem certas manias, alguma rigidez, regras...

Mas, enfim... Num curso de inglês conheceu um negro. O cara é super gente fina, educadíssimo, inteligente, bem humorado. Ela gamou logo e ele também. Só que os pais dela não querem nem pensar em ver a filha com ele.

Ela tem 19 anos, estuda e mora com os pais. Não trabalha.

Em pleno século XXI existe preconceito? Ela mesma disse q está \"pagando\" na prática tudo que sempre fez aos outros, tipo ficar olhando qdo o casal passa de maos dadas, ou ignorar ele ao lado dela qdo falam com ela...

Vcs acham isso possível? Será que existe mesmo? Será que não é coisa da cabeça dela???


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu acho q ela é uma pessoa muito preconceituosa. Com certeza, é coisa da cabeça dela Beijo


imagem de Maga
Maga
No PF desde: 12/08/2009

Ela tem que se inpor e dar valor ao que ela é, pois ela não veio ao mundo pra ser apontada só por que ela é negra. Ao contrário, e o namorado dela como gosta dela mesmo tem que dar apoio mesmo para que nenhum dos dois se prejudiquem por causa dos pais.

Ajude ela, pois ela precisa recuperar a sua auto-estima. Talvez seja por causa da idade, mas ela vai entender cm o tempo.

Beijos!


Paz*


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Gostaria de dizer q é impossível, mas infelizmente o preconceito é algo forte em nossa sociedade ainda, mas acho q ela não deve dar bola, ser mais ela, assumir seu namor de cabeça erguida, as pessoas vão notar q ela está feliz e nem aí p/ o q pensam e vão mudar a postura tb. bj.


imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Sim, Rose o preconceito ainda existe! Tenho três casais de amigos duas são de origem alemã e casaram com negros, ambos lindos! sou sincera, e uma é negra e o esposo branco tb casados. Mas observo que a mulher branca sofre mais em casar com um homem negro, não sei se é medo de encarar a familia, mas minhas duas amigas tiro o chápeu para elas, pois enfrentaram a familia e hj tem filhos com eles, casaram por amor mesmo e enfrentam os abstáculos do preconceito, eles nem se ofendem tanto, mas elas se ofendem e defedem os maridos, com unhas e dentes. A novela caras e bocas esta falando sobre este tema, muito interessante, eu costumo dizer que a única diferença que eles tem de nós é que eles os negros possuem mais melanina na pele, que eu invejo pq eles não envelhecem tão cedo como nós brancos..rsrs..

Minha mãe esta casada com um negro tb, e é um ótimo homem, ela esta feliz, a cor não interfere no caratér das pessoas, mas infelizmente isto ainda existe em pleno século XXI.

Digo se eles se amam é oq importa!


imagem de Catinnha
Catinnha
No PF desde: 20/03/2009

Oi Rose tudo bem? Falo por experiência própria, sim existe preconceito, não é coisa da cabeça dela não. E é muito mais corriqueiro do que você pode imaginar. Você provavelmente é branca, então a percepção é muito diferente, principalmente quando não se tem um negro muito próximo para que você possa verificar isso mais de perto e quando não temos coragem de ter certas atitudes custamos a acreditar que outras pessoas o façam. Ande pelo shopping e conte nas lojas quantos negros são vendedores, principalmente nas lojas mais caras. Você acha que é porque negros não entregam currículos? É um racismo velado, com um verniz, mas que está ali e eu sinto perfeitamente. Só para ilustrar, há pouco tempo fui com amiga fazer compras, na loja ao pagar com cheque, para minha amiga (branca) a caixa não pediu sequer identidade e olha que a conta dela nesse banco é super recente, para mim exigiu identidade, cpf, cartão do banco e ainda ligou para confirmar, sendo que meu cheque é especial e tem escrito que tenho 9 anos de conta. Que nome você dá para isso? Isso sem contar inúmeras outras situações que já me aconteceram ao longo de toda vida. É praticamente impossível provar que a atitude da vendedora foi racista, mas quem sentiu literalmente na pele, sabe que é. Eu tenho auto estima de sobra e me imponho! Mas uma coisa é eu saber me impor outra coisa é incutir na consciência das pessoas que o meu valor não está na cor da minha pele. Redobre sua atenção e você vai perceber que o preconceito é sim muito forte e rotineiro e sua amiga infelizmente tem razão, não é coisa da cabeça dela. Dê seu apoio a ela e você provavelmente estará colaborando para quebrar uma barreira.Beijos


imagem de perla
perla
No PF desde: 24/03/2009

Bem, sou mulata. Mas meu cabelo é liso. Como sou carioca, acham q sou bronzeada, mas não! Meus avós por parte de mãe eram negros. Não posso dizer que vejo muito preconceito, estaria mentindo. Mas lembro do tempo de escola que muitas coleguinhas não eram minhas amigas. E o que piorava é que não sou rica, mas por uma obra do acaso consegui bolsa de estudos numa escola particular. Não foi 1 nem 2 vezes que vim p/ ksa me sentindo a ultima das criaturas. E minha mãe me obrigada a voltar lá e estudar, e mostrar p/ todos que eu era capaz. Ela nunca nos deixou aceitar as coisas assim, na boa.

E não é preconceito somente do negro e do branco... Há tantas outras coisas... O jeito de vestir, calçar, corpo, idade...

A quem o preconceito gera lucro, não sei.. Mas existe.


paulinhafran
No PF desde: 03/04/2009

Boa Perla, concordo com vc... Recebi um mail essa semana sobre \"um café da manhã no mc donalds\" onde o mote do mail é o preconceito. Muitas vezes nos comportamos de forma preconceituosa sem no entanto pensarmos no que estamos fazendo, somente repetindo atos de nossos pais, avós... Com preguiça de pensar sobre o que fazemos...

Na sexta uma amiga deu uma lição de moral em um jovem.... num restaurante... Ela veste-se de uma forma própria... mistura cores, texturas (é artista, vê tudo de um jeito particular) e qdo ia sair do recinto, um rapaz que estava com amigos olhou p/ ela e falou um \"meu Deus\", a analisando dos pés à cabeça... Ela calmamente olhou p/ ele e disse \"o Deus que eu acredito é o mesmo que o seu, não está interessado se eu [***] meu cabelo de azul ou se vc usa tênis de marca, ele so me ama\"!

Quase a aplaudi.

Será q já não é hora de pensarmos melhor em nossos atos?


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

Parabéns pelo assunto posto em pauta!

A paulinha falou dessa questão de repetir atitude dos pais. Infelizmente minha mãe é uma pessoa muito preconceituosa, e por um bom tempo da minha vida eu reproduzi isso. Conforme fui crescendo e entendendo as coisas, fui lutando contra isso em mim, na minha família e onde quer que eu veja esse preconceito sendo reproduzido. Hoje me irrita e entristece muito quando vejo minha mãe tendo comportamrntos preconceituosos e, muitas vezes, dou um toque pra ela. Ela alega que a mãe dela era muitíssimo preconceituosa. É bem isso, infelizmente isso se alastra de geração para geração. Espero ter capacidade e lucidez para criar meus filhos como seres humanos de verdade, no sentido pleno, entendendo que os valores de um indivíduo não têm nenhuma relação com cor da pele, dinheiro, religião, ser gordo ou magro, se vestir bem ou mal, ser feio ou bonito.

O preconceito existe SIM, e MUITO! Cabe a cada um de nós combater isso diariamente, policiando a nós mesmos e às pessoas com quem convivemos.

Ótimo assunto! Beijos a vocês, boa semana!


imagem de binhagp
binhagp
No PF desde: 10/08/2009

Concordo com a Perla e Catita.

Existe sim muito preconceito, principalmente quando se trata de amor. Eu já fui noiva de um negro e minha família nunca o aceitou plenamente, só pq ele era negro. Isso era muito ruim, eu enfrentava, mas tem uma hora que dá tristeza, pq é sua família. Voce se pergunta como que as pessoas que te educaram pensam dessa forma?

Ele não servia pra mim só pela cor da pele?? E o caráter dele não importava? E a minha felicidade?? Eu sentia que eles o ingoliam só por minha causa.

É muito triste isso. Mas sei que consegui evoluir.

Nosso namoro acabou, mas não por causa disso.

Infelizmente esse é nosso país.


mariah_mariah
No PF desde: 01/12/2008

Gostaria de dizer que isso é besteira, mas não é. Existe preconceito sim. E até pode ser que fazemos algumas coisas automáticas, tipo seguindo o que nossos pais/avós faziam, mas temos de nos policiar, pq não é justo que alguns pensem que são melhores que outros, seja por cor, raça, sexo, instrução ou grana no bolso...