A onipresença da cor rosa no universo das meninas

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annebonny
No PF desde: 07/01/2010

Para se pensar sobre:


*Mães combatem “ditadura do rosa” imposta às meninas*


Duas mães inglesas declararam guerra ao que chamam de “rosificação” –a onipresença da cor rosa no universo das meninas–, um fenômeno relativamente recente que vai além da cor e que, segundo elas, limita as aspirações das pequenas.


Emma e Abi Moore, duas irmãs gêmeas de 38 anos, lançaram a campanha no blog PinkStinks (Rosa é uma droga) em 2008 para desafiar a cultura do rosa baseada na beleza, em detrimento da inteligência, que é imposta às meninas praticamente desde o berço.


“Queremos abrir os olhos das pessoas para o que está se passando no marketing dirigido às crianças”, explica Emma Moore, que critica duramente a tendência rósea que vai da moda até os brinquedos. “Queremos que as meninas saibam que podem ser tudo que quiserem ser, independente dos que os fabricantes queiram vender para elas.”


As empresas investem 100 bilhões de libras (US$ 160 bilhões) anuais apenas no Reino Unido em publicidade para conquistar o lucrativo mercado das crianças, ávidos consumidores futuros, segundo um estudo governamental publicado na semana passada.


Basta entrar em qualquer loja de brinquedos para perceber a monocromia que reina nas seções para meninas. O rosa não é apenas a cor das bonecas e fantasias de princesa, mas também das bicicletas, telefones e até mesmo brinquedos até então unissex.


“Isso nem sempre foi assim. Nos anos 70, quando crescemos, o Lego era apenas o Lego, com todas as cores”, afirma Emma. “Agora o Lego para as meninas é rosa e tudo gira em torno de cavalos alados e fadas. Isso não é natural.”


Também existem versões cor de rosa do jogo de palavras Scrabble, com a palavra “fashion” (moda) formada na tampa da caixa, e do Monopoly (Banco Imobiliário), onde as casas e hotéis foram substituídos por lojas e shopping centers.


Segundo as militantes, até pelo menos a Primeira Guerra Mundial o rosa era a tonalidade dos meninos, enquanto o azul claro era considerado mais apropriado para as meninas. Para elas, a “rosificação” extrapola a cor.


Os brinquedos para as meninas reproduzem em sua maioria atividades consideradas femininas, como o cuidado de bebês, a limpeza da casa e cuidados com a beleza, o que incute nelas cada vez mais a atual “obsessão pela imagem”.


“Muitos desses produtos parecem bastante inofensivos, mas se somam a essa cultura de celebridade, fama e riqueza, que está danificando as aspirações das meninas sobre o que podem ser”, assinala Emma.


A campanha, que conta com milhares de seguidores no Facebook, gerou polêmica no Reino Unido, onde um jornal classificou as irmãs Moore de “feministas severas e sem senso de humor”.


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Nary
No PF desde: 20/08/2008

Bem interessante... Bj


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precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Ótimo o texto...

Adoro quando algo praticamente \"lugar comum\" vira polêmica - no caso o uso do rosa p/ tudo o que se refere às meninas.

Agora, sempre soube que o rosa remete à maternidade, talvez por isso eu nunca tenha pensando por este ângulo que as irmãs Moore focam...


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Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Belo tema para discussão, annebonny.


Bem, eu penso que a culpa disso não é da cor ou dos fabricantes de utensílios cor de rosa. É de pais despreparados que não sabem educar seus filhos. Não importa a cor dos brinquedos das crianças, importa são os valores que são passados a elas POR QUEM COMPRA OS BRINQUEDOS DELAS. A iniciativa dessas mães até é positiva no sentido de sugerir à indústria que fabrique tais brinquedos em outras cores, mas não se pode presumir que só mudando a cor desses utensílios haverá mais consciência nas crianças quanto aos riscos narrados na matéria. Tem que haver mais responsabilidade dos pais em educar os filhos, fazendo-os crescer com valores sérios para que sejam adultos conscientes, independentemente da cor da roupa ou do brinquedo usado.

Na verdade, me parece que, especialmente no Brasil, os pais querem sempre que \"alguém ou alguma coisa\" faça o trabalho deles: se o filho cai nas drogas, a culpa é do Estado; se o filho anda com notas baixas, a culpa é da Escola; se comete erros, a culpa é das \"companhias\" com quem andava. E eu discordo disso: basta dar boa educação que os filhos se mantém longe desses perigos. Contudo, com a quantidade de pais e mães precoces existentes hj, que nem bem tem a sua personalidade formada e já saem colocando filhos no mundo, entendo que ainda vai demorar algumas gerações para que paremos de produzir jovens desajustados e sem rumo. Crianças criadas sem noção de limites e de responsabilidades se transformam nos Nardonis e Brunos de hj.


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annebonny
No PF desde: 07/01/2010

Júpiter,


Também não creio que a cor em si seja o problema, tanto que no texto é citado que rosa era \"a cor dos meninos\" até a Primeira Guerra Mundial e nem por isso eles eram \"afeminados\".


Na minha visão quanto mais o \"marketing\" faz parte da educação das crianças, mais os esteriótipos se fortalecem em nosso meio. E sendo assim, mais as mulheres serão vistas como frágeis e os homens como protetores. Mais e mais tudo será separado e sempre existirá uma linha entre o que é feminino e o que é masculino e qualquer um que se atrever a atravessá-la será visto como desajustado.


Como foi dito, junta-se a simbologia da cor com toda o sexismo diário e objetificação da mulher na mídia... qual o resultado senão uma mulher que tem como objetivo de vida ser desejada por sua aparência?


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OysterAndPearl
No PF desde: 05/07/2010

Excelente texto, Anne, durante toda a leitura lembrei do genial \"O mito da beleza - como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres\" da feminista Naomi Wolf.

Prá quem se interessar o livro tá aqui (copie e cole no navegador)

http://brasil.indymedia.org/media/2007/01//370737.pdf

Muito duro mas é verdade, a Publicidade cria, fomenta, mantém crenças absolutamente destrutivas através da mídia, e a coisa toda é enfiada goela abaixo desde a mais tenra infância, vide os brinquedos/roupas/material escolar cor-de-rosa para meninas...

Triste...

E prá quem pensa que feministas são mulheres feias com cérebro privilegiado, dêem uma olhadinha na foto da Naomi Wolf aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Naomi_Wolf

Bjo!


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annebonny
No PF desde: 07/01/2010

OysterAndPearl,


Esse livro é ótimo!


E acrescentando à lista: http://livrosfeministas.wordpress.com - blog com textos e livros para download!


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Apple Pie
No PF desde: 10/05/2010

Não tenho nada contra o rosa e nem contra as outras cores. E sim contra todos seguirem um padrão em tudo que fazem na vida. Tanto homens qto mulheres...


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OysterAndPearl
No PF desde: 05/07/2010

Puxa, Anne, um verdadeiro presente esse link q vc postou: Valeu!

Tá cheio de pérolas lá, a Ostra aqui agradece! rsrs