NOVELAS E TEMAS POLÊMICOS - "Psicopatas do amor" como Carminha não criam vínculos ...

6 respostas [Último]
imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

"Psicopatas do amor" como Carminha não criam vínculos; reconheça atitudes dessas pessoas

Heloísa Noronha

Do UOL


Carminha (Adriana Esteves), de "Avenida Brasil", tem aparência frágil, que esconde sua natureza psicopata. Para especialistas ouvidos por UOL Comportamento, a personagem apresenta sinais do transtorno da personalidade antissocial.


A psicopatia, em geral, é associada a crimes brutais. ''''''''Mas as principais características de alguém que tem o distúrbio são a incapacidade de internalizar regras sociais, ausência de remorso, falta de empatia e um raciocínio extremamente particular, em que qualquer atitude justifica a realização de um desejo.'''''''


Na vida real, há pessoas que usam o amor --na ficção, o de Tufão (Murilo Benício)-- de alguém para conseguir o que querem: status, dinheiro, vingança e até afeto.


Segundo o psiquiatra Leonard Verea, a novela tem uma função educativa, pois ajuda a identificar, através do comportamento de Carminha, psicopatas que podem estar ao seu lado. "Em momentos de estresse e tensão, essas pessoas nunca costumam agir de modo descontrolado. A frieza e a lucidez que demonstram são admiráveis. São manipuladoras e têm alta capacidade de liderança", explica o médico.


A psiquiatra Laís de Siqueira Bertoche afirma que a identificação de um psicopata, muitas vezes, é difícil. "Mas o que os destaca é que são pessoas muito sedutoras, que buscam a vantagem em tudo. Vale o fim, sem se importar com os meios", conta. A sedução nem sempre acontece pelo viés sexual –seria uma espécie de teia, em que o psicopata vai enredando as pessoas que lhe interessam.


"Se for de seu interesse, tentarão comprar o outro com mimos e atenções constantes, fazendo com que você se sinta mal por pensar algo ruim sobre elas", diz a especialista, que dá uma dica: estar atento e perceber se o discurso é compatível com a ação, através do modo que a pessoa se refere a terceiros e, principalmente, a subordinados, já que tende a desqualificar alguns e enaltecer aqueles que podem ser úteis.


Um dado importante é o modo como reagem quando ficam frustrados. "Observe, também, se agem de acordo com os valores que professam", diz Laís. Já a psicóloga Cecília Zylberstajn sugere prestar atenção no relacionamento com as pessoas mais próximas, com quem deveriam ter vínculos afetivos. "A relação é sempre superficial, mesmo com filhos", diz ela.


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

E O QUE TEM DE PSICOPATAS ''VAMPIROS'' É DE DAR MEDO.


DE ALTO DESEMPENHO ,,, ANALISIS CONTUNDENTIS


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Oi, Morenorp!


Na minha opinião, acho esse tipo de reportagem extremamente perigoso; creio que o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Psicologia deveriam atuar vigilantemente em cima dessas novelas; esse tipo de personagem, aliado a matéria no jornal, na internet ou na televisão, pode induzir pessoas leigas a sair “diagnosticando” terceiros, por causa de um tipo de comportamento ou de atitude.


Ora, se os próprios psiquiatras, de posse de sua experiência profissional e de um livro reconhecido oficialmente no mundo , enumerando todas as psicopatologias possíveis, às vezes levam quase um mês para dar um diagnóstico, de tanto que são os sintomas imbricados da classificação de alguns transtornos... Imagine, então, um telespectador de novela, apontando pessoas de seu círculo social como “psicopata” ou sei lá o quê, baseado numa atitude ou comportamento que ele identificou no semelhante, e “bate” com a conduta do personagem vista na novela... Para mim, isso só gera desconfiança, discriminação e tumultua ainda mais os relacionamentos no dia-a –dia...


E mesmo que seja “identificado”, o que a pessoa que “identificou” vai fazer em relação ao psicopata? Como vai se “defender” de tal ameaça? E se for um filho? Ou o chefe? Ou o sócio? E além do mais, devido a proximidade, pessoas que convivem com psicopatas reais, raramente os reconhecem como tal. A novela passa o problema, mas não a solução, não é? Muito fácil; eles querem ajudar ninguém, só a audiência interessa pra eles, nem que seja às custas de um transtorno grave como esse.


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

Ola Alice, entendi o seu ponto de vista de que isso pode se transformar em uma epidemia.


Porém, devo divergir da sua opinião quando vemos que ultimamente as novelas estao mostrando os problemas do cotidiano de todos nós. É importante que se note que outros temas como alcoolismo, drogas, homossexualismo, maus tratos do marido, entre tantos outros, foram sempre ''mostrados'' e discutidos como sendo um ''alerta''.


Tanto é, que teve uma novela que em todo capítulo mostrava relatos verídicos sobre o assunto ... O QUE AJUDOU MUITAS PESSOAS QUE TINHAM AQUELE PROBLEMA.


E, diferente da ''epidemia'', o que se mostrou foi uma eficiencia em AJUDAR pessoas que sofriam (no caso dos maus tratos),e até incentivou para que denunciasse certas situações, o que ajudou até para consolidar A LEIA MARIA DA PENHA.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxos, cuidado, novelas são coisas do capeta! Afastem-se! S2!


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Quote:
Miguxos, cuidado, novelas são coisas do capeta! Afastem-se! S2!


Isso deve ser pra quem leva novela a sério né miguxo???


Mas pior é que tem!!! S2!


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Perfeito Alice!!!

Sua resposta saiu do senso comum e expôs a realidade, colocando a ficção onde ela deve estar e evitando os achismos que são tão comuns quando a mídia faz qualquer trabalho.