Multa de trânsito

6 respostas [Último]
imagem de Beti
Beti
No PF desde: 02/04/2012

Pessoal, assim: 2 horas da manhã, uma mulher está saindo sozinha de uma festa de aniversário. Passa por vários sinais fechados, mas sempre para, olha se não vem outros carros e segue.

A polícia a faz parar, pede os documentos e diz que ela passou sinais fechados e vai ser multada.

É justo? Quem de vocês para nos sinais a noite?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Beti eu não dirijo.. Mas pelo o que eu sei, leva multa sim....


imagem de Beti
Beti
No PF desde: 02/04/2012

Nary, entendo que é lei, que passar em sinal fechado dá multa... Estou levantando a dúvida disso ser justo, visto que ficar parando em sinal fechado, de madrugada, pode ser perigoso.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Acho que é sim, perigoso..


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Dura lex sed lex, minha jovem Beti! :)


imagem de Beti
Beti
No PF desde: 02/04/2012

Sorry, Australopithecus, mas não entendi...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxa, seguinte: de fato, se passar no vermelho, mesmo à noite, dá "Infração gravíssima". Ou seja, como disse o nobre Austra, a lei é dura, mas é a lei, ou seja, temos que obedecer.

MAS, sabiamente (o que não é comum) o legislador adivinhou que isso aconteceria e colocou uma alternativa no Código de Trânsito: basta que a partir de determinado horário a autoridade de trânsito da sua cidade coloque os semáforos naquele "amarelo piscante", aí fica liberada a passagem mas mantidas as exigências de cautela e preferência nos cruzamentos. Em POA, por exemplo, há diversos semáforos que ficam nesse estado entre 0h e 6h. Alguns até a partir das 22h já ficam assim, notadamente nos cruzamentos mais "perigosos".

Ou seja, a solução para o problema que colocaste é vc usar do seu direito constitucional de petição e postular por escrito que a autoridade de trânsito da sua cidade use esse expediente que é facultado pelo CTB (Código de Trânsito). E aproveite que estamos em ano eleitoral, pois parece que os ouvidos dos políticos e administradores públicos fica mais susceptível às demandas populares nestas épocas.