A Milícia e a Novela das Nove

13 respostas [Último]
imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Bom, terça feira eu fui assistir ao filme Tropa de Elite 2. O filme é sensacional, inegavelmente, muito melhor, e muito diferente, do primeiro. Porque no primeiro, tudo é preto e branco. De um lado está o BOPE, a polícia, que mesmo de forma às vezes brutal(\"bota na conta do Papa\"), coíbe o tráfico. De outro, os bandidos, os traficantes.


Neste filme, tudo é cinza. O BOPE deixa de ser a polícia, para se tornar um instrumento nas mãos de um sistema corrupto. E os traficantes deixam de ser os bandidões para se tornarem a raia miúda, os bodes expiatórios.


Mas não vou entrar neste mérito. Quando voltava para casa, depois de assistir o filme, me lembrei de uma novela, DUAS CARAS, que passou no horário das nove. Novela esta escrita por um arqui conservador de Direita, Aguinaldo Silva, que usava os velhos clichês do debate político deste viés: simplista, grosseiro. Exemplo: os alunos que exigiam melhores condições de ensino na Universidade eram mostrados como comunistóides baderneiros e recalcados. O líder deles, advindo de uma família abastada, escondia seu carro conversível de seus colegas. Ou seja, o velho clichê conservador de que para ser de esquerda, tem que ser pobre. Uma pessoa nascida em uma elite privilegiada de um país marcado pela injustiça social tem que ser, obrigatoriamente, conivente com esta injustiça. Para ser de esquerda, ao que parece, tem que fazer voto de pobreza.


Em determinado momento, uma das peruas da alta sociedade da novela reclama da inclusão social(que levou um negro à mesa de jantar delas), dizendo ser isto \"culpa do Fernando Henrique\". Ou seja, FHC seria, segundo o autor, o responsável pela inclusão social dos pobres(aquela tão desejada, da boca para fora, pela nossa elite econômica), mostrada como uma coisa boa, porque é preciso convencer os pobres que FHC pensava neles.


Mas eu quero me prender a um personagem específico desta novela: Juvenal Antena. Juvenal Antena não trabalha. Controla, com mão de ferro, a vida na favela da Portelinha. Tem, em seu apoio, um grupo de capangas que, muito bem armados, \"mantém a ordem\" na favela. Por manter a ordem, leia-se, impor sua prórpia lei na favela, inclusive, matando aqueles que ele considera um estorvo(bandidos, drogados, etc). Ah, claro, do que vive Juvenal Antena? De cobrar propina dos cidadãos e comerciantes que vivem na Favela da Portelinha.


Mas aí, você se pergunta: Juvenal Anterna é o vilão? Não, Juvenal Antena é o HERÓI desta novela, o mocinho, o bam bam bam. O vilão é o empresário trambiqueiro Marconi Ferraço, inimigo mortal de Juvenal Antena.


Eu pergunto, a quem viu Tropa de Elite 2, ou quem já havia lido sobre as milícias que ocuparam o lugar do tráfico nos morros do RJ, o que é Juvenal Antena? Juvenal Antena é o chefe de uma milícia. Sim, a mesma milícia que perpetra a corrupçao e é mantida pelo mesmo sistema podre que se usa dela para se perpetuar no poder. Juvenal Antena, o mocinho da novela das nove, é um chefe de milícia. A ponta mais baixa de um sistema que se alimenta da miséria para institucionalizar a corrupção.


E Juvenal Antena é glorificado por um arqui reacionário de direita, certamente eleitor de José Serra. Alguém pode se surpreender? Não, qualquer pessoa que entenda que este sistema não foi criado no Governo Lula, que já existia, décadas antes, de Lula chegar ao Poder, não se surpreende. Porque um eleitor convicto de Serra é um eleitor convicto de um sistema que estruturou um país riquíssimo que chafurda na miséria de seu povo. Povo este deixado de fora da distribuição da riqueza gerada por seu próprio trabalho.


Em 2007, 2008, antes do advento de Tropa de Elite 2, a maioria das pessoas talvez desconhecesse a profundidade e a gravidade do problema representado pelas milícias. Acho que, se pudesse voltar atrás, a Globo talvez nunca tivesse exibido esta novela. Acho que não é para menos que o fascista Aguinaldo Silva não fez mais novela nenhuma na emissora, e só recebe alguma atenção da mídia quando fala mal de alguma celebridade em evidência. Porque a verdade é que ele é como o cara que sai pelado no corredor do prédio para pegar o jornal e a porta bate atrás dele. Só que junto com ele estava boa parte da elite brasileira. Inclusive a emissora que o emprega.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Antes de ler o que escreveste, uma pergunta: quem ainda não viu o filme - como eu - pode ler sem medo?


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Caronte, também gostei muito do filme, bem mais do que o primeiro.

Tem um diálogo do Fraga (é esse o nome?) que sintetiza bem isso, nessas milícias, o poder só troca de mãos, os moradores têm que seguir pagando para serem protegidos das mesmas pessoas a quem eles pagam.

Achei estranho pessoas postarem que depois de assitir ao filme votarão no Serra (what???), pelo número de expectadores, acho que se esse filme tivesse entrado em cartaz um mês antes da eleição, teria mudado o rumo dela, se houvesse 2º turno seria com a Marina ou a Dilma venceria no 1º.

Na verdade eu saí do cinema mais desiludida ainda...


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Pode, o filme é mais um gancho para uma questão relacionada.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Marianna


Todos os dias eu luto contra esta desilusão.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Essa corrupção que se vê na polícia é só um dos braços do polvo brasileiro (polvo, não povo). Corrupção espalhada por todos os setores, dos mais altos escalões do governo até a própria polícia.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Nem vi o filme, nem mesmo vi o 1 (devo ser um ET), mas coisas assim sinceramente me fazem ter vontade de morar em outro lugar.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Bem, eu me lembro dessa novela. Para piorar a glorificação do chefe da milícia, o tal Juvenal, se não me engano, era o Antônio Fagundes, o mega-galã brasileiro das \"mães de família\". Realmente, não vi ainda o Tropa, mas aquela novela tentava romantizar esse personagem, mas ele não passava de um chefe de milícia de uma favela carioca.


Bem, mas vindo desse aguinaldo silva (minúsculas de propósito) não se poderia esperar outra coisa. Aliás, eu colocaria mais uns dois ou três autores de novela globais nesse mesmo rol, mas deixa pra lá. E de outro lado, na minha opinião, a Globo não dá \"ponto sem nó\", ou seja, nem acho que botaram o tal aguinaldo na geladeira, acho que só tiraram ele de circulação para evitar o desgaste, depois de ele ter obedecido à risca as ordens da sua empregadora.


Uma grande questão que sempre me perguntei é \"a serviço de quem foram criadas essas miliícias?\"


Porque o tráfico nós sabemos de onde é alimentado. Mas não obtive uma resposta convincente até agora. E temo que a resposta tenha muito a ver com a nossa classe política. De algum lugar saiu a idéia de criar um organismo aparentemente \"menos pior\" que o tráfico e daí extrair benefício financeiro. Vendo o que vemos há séculos vindo de nossos ilustres representantes, dá pra somar 2+2 e obter a resposta dessa equação...


Outra pergunta que me faço e para qual não tenho ainda resposta ou opinião, é \"o que pensa o povo que mora nessas favelas?\" Entre a milícia e o tráfico, o que seria menos pior?


Claro que o ideal seria o Estado estar lá, mas não está. Fica essa minha curiosidade.

Entre a cruz e a espada, qualquer decisão é dramática.


Vontade de sair do Brasil não chega a me dar. Mas às vezes me parece que para que algum dia se consiga limpar toda a sujeira do Brasil, só com algo parecido com o que os franceses fizeram em 1789...guilhotina na praça e haja balaio pra colocar tanta cabeça que iria rolar.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

\"Outra pergunta que me faço e para qual não tenho ainda resposta ou opinião, é \"o que pensa o povo que mora nessas favelas?\" Entre a milícia e o tráfico, o que seria menos pior?\"


Me fiz essa pergunta durante o filme.

Não me parece ter um \"menos pior\", as duas situações são extremamentes cruéis e absurdas.

Não acho, sinceramente, que alguém possa hoje resolver ou amenizar este e outros graves problemas do Brasil. Pelo simples fato que não há governo, federal, estadual ou municipal de mãos verdadeiramente limpas.

Perdi a esperança de que algo mude para melhor neste país com este nosso sistema presidencialista. Em que as alianças mais esdrúxulas são feitas em nome desta tal governabilidade.


Até me sinto um pouco envergonhada em ver algumas pessoas com tanta fé em um ou outro candidato a presidente. Pq não tenho. Não acredito que ganhe quem ganhar fará algo melhor do vejo neste país.


Enfim, torço realmente que quem ganhar possa me surpreender. Quem sabe?


imagem de Stewie Griffin
Stewie Griffin
No PF desde: 19/10/2010

Marianna:


\"pelo número de expectadores, acho que se esse filme tivesse entrado em cartaz um mês antes da eleição, teria mudado o rumo dela, se houvesse 2º turno seria com a Marina ou a Dilma venceria no 1º.

Na verdade eu saí do cinema mais desiludida ainda...\"


como diz nosso célebre e mais votado Tiririca:

\" Do jeito que tá, pior não fica!\"


imagem de Stewie Griffin
Stewie Griffin
No PF desde: 19/10/2010

Kvet:


\"Outra pergunta que me faço e para qual não tenho ainda resposta ou opinião, é \"o que pensa o povo que mora nessas favelas?\" Entre a milícia e o tráfico, o que seria menos pior?\"

...

Até me sinto um pouco envergonhada em ver algumas pessoas com tanta fé em um ou outro candidato a presidente. Pq não tenho. Não acredito que ganhe quem ganhar fará algo melhor do vejo neste país.


Enfim, torço realmente que quem ganhar possa me surpreender. Quem sabe?


como diria nosso implacável cap nascimento:

\"Tá de pombagirisse comigo?!\"