Médico receita cadeados para mulher conseguir emagrecer na BA

48 respostas [Último]
D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Esses Médicos não são todos andam abusados ultimamente , irônicos ... sinceramente tá uma vergonha mesmo a saúde .


"Cadialina". Esse foi o "medicamento" indicado por um médico para uma dona de casa de Salvador combater dores no fígado e conseguir emagrecer.

A paciente, Adriana Santos, 33, diz que, ao perguntar sobre onde encontraria o remédio, o médico José Soares Menezes recomendou que ela procurasse um ferreiro e comprasse seis cadeados.

"Um para a sua boca, outro para a geladeira, outro para o armário, outro para o freezer, outro para o congelador e outro para o cofre de casa", relata a mulher, que diz ter 1,53 m de altura e 100 kg.

O caso ocorreu na semana passada em um posto móvel da Fundação José Silveira (conveniada à Secretaria de Saúde da Bahia) no bairro do Uruguai, onde Adriana mora, na periferia de Salvador.

Procurado, o médico limitou-se a responder: "Só usei uma linguagem figurada".

A fundação reconhece que houve a consulta e afirma que iniciará uma investigação.


O Conselho Regional de Medicina da Bahia recebeu ontem a queixa da dona de casa e prometeu abrir uma sindicância para apurar se houve infração ao código de ética da profissão.


Adriana disse ter contado que não poderia fazer uma cirurgia de redução do estômago. O médico, de acordo com ela, afirmou que sua filha chegou a realizar o procedimento, mas, como continuou sem fazer regime, acabou engordando novamente.


"Ele ainda falou que, se eu não quisesse os cadeados, o jeito seria fazer jejum em quatro dias da semana. E, nos outros três, só beberia água."


Em entrevista à TV Itapoan, afiliada da Rede Record no Estado, Menezes negou a segunda situação. O médico pediu desculpas "se foi mal interpretado" por Adriana.


"É uma paciente que tem compulsão por alimento. Infelizmente, ela vive numa comunidade que não tem capacidade de abstrair as coisas", afirmou o médico à TV.


A paciente afirmou que não aceita o pedido de desculpas de Menezes e que já teve consulta com outro médico, que pediu exames.

...........

Fica ai a minha indignação a moça está precisando de ajuda e ele me vem com ironias

Uma vez fui eu com uma colega no postinho de saúde , ela estava com queda de cabelo.. desesperada ai um médico se pode chamar aquilo de médico meio que tirou palha dela quando ela estava saindo, disse ele - Cuida pra não ficar careca..

Perguntei a ela o que ela falou a ele, ela ficou sem reação.. Médico tem que estar ali pra ajudar o paciente não esnobar o problema que o paciente está passando.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1182720-medico-receita-cadeados-para-mulher-conseguir-emagrec...


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

A obesidade está além das vontades de uma pessoa, está nos comandos do cérebro. Criticar uma pessoa que tem compulsão por comida é fácil, o duro é oferecer tratamento digno e humano a ela. Antes de criticar temos que estudar este problema de saúde pública que acomete tantos brasileiros. Ela, sendo pobre, não tem dinheiro para gastar com filé de salmão, filé de frango, arroz integral e produtos light. "O arroz e feijão com a carne de porco" é o que o dinheiro lhe permite comprar.


Comentário de um internauta não mostra o nome. mais concordo com ele(a)


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
A obesidade está além das vontades de uma pessoa, está nos comandos do cérebro.


Não D@ny, obesidade pode ser em função de distúrbios da tiróide, de uso de medicamentos, como corticóides, de uma propensão genética para engordar.. etc

Existem N causas de uma obesidade, além do ato de não fechar a boca. e de não saber comandar o cérebro para não comer em demasia.


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

sim.. claro também tem esses fatores.

só me indignei com a atitude do médico e a falta de interesse em ajudar a moça.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Últimamente, os médicos não estão mais preocupados com os pacientes.


E sim, com relação em cortar..... Sei por mim, isso. Já passei muito


sufoco por causa disso


imagem de tischa
tischa
No PF desde: 13/08/2011

Quote:
Ela, sendo pobre, não tem dinheiro para gastar com filé de salmão, filé de frango, arroz integral e produtos light. "O arroz e feijão com a carne de porco" é o que o dinheiro lhe permite comprar.


Não concordo, isso é falta de informação. Arroz e feijão são ótimos para uma refeição saudável e nutritiva, é só fazer uma busca no google e terão inúmeras matérias nacionais e internacionais. O arroz e feijão não são os vilões, o problema é a quantidade ingerida e o sedentarismo.


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Sim arroz e feijão são muito nutritivos.. mais comido em muita quantidade engorda


imagem de Laloca
Laloca
No PF desde: 17/03/2010

Eu sei que o assunto é sério...

Mas eu ouvi a notícia no Cafezinho da PopRock, uma rádio aqui do RS e ri um monte com o pessoal falando sobre o assunto...


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

A pobreza e a ignorância andam de mãos dadas, pessoas pobres e menos instruídas se entopem de carboidrato e açucar, com pouco dinheiro é possível fazer uma dieta bem balanceada com muitos vegetais e carnes magras. agora enfia isso na cabeça de uma tia gorda que gosta cume xonho.


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Com certeza seria cômico se não fosse tragico...


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

o médico devia tá de saco cheio da hipocrisia, quer tratamento para emagrecer mas não faz o dever de casa, só mandando usar cadeado ,mesmo.