Me ajudem! Como faço pra ser uma comissária de bordo?

43 respostas [Último]
Vixxe79
No PF desde: 20/06/2011

Oi Melissa...


Recebi um e-mail da Melliss@ me falando dos teus planos e algumas dúvidas que você poderia ter... Ela me indicou o link direto e li de relance os posts.

Estou viajando e ficarei fora por um tempo ainda. Tenho estado um pouco ocupado por aqui mas de qualquer forma o fuso não atrapalha tanto. (Estou 1 hora menos) e consegui agora tarde da noite, um tempinho para escrever aqui.


Olha, não sei exatamente o que você quer saber mas vou tentar resumir um pouco o que eu sei. Digo "o que eu sei" porque primeiramente, não sou Comissário, sou Piloto naval e vôo em operações marítimas (Plataformas e Navios de exploração de Petróleo e Gás) não na linha aérea regular.


Para começar, lembre-se que algumas dicas que vou te dar podem não ser uma verdade absoluta pois dentro da aviação, existem diversas áreas distintas, e as coisas sempre mudam. É difícil estar sempre 100% atualizado com o mercado de trabalho e com as mudanças da ANAC. (Até porque na época em que eu tinha que fazer cursos e provas, era bem diferente de hoje...)


Bem, não sei qual a tua idade mas isso é um fator determinante. Se você estiver acima dos 30, a coisa começa a dificultar um pouco. Mas nada de pânico... Eu disse dificultar e não impossibilitar.


Outra coisa fundamental: de onde surgiu essa vontade ? Você sempre quis isso desde criança ? Ou alguém te disse que milagrosamente você faz um cursinho e de repente será contratada, irá viajar pelo mundo, passear, e ainda ganhará para fazer tudo isso ? Você já voou alguma vez ? Conhece bem tua reação em situações adversas durante o vôo ? Conhece bem como é o trabalho e a escala de Comissários de bordo ? Sei que você quer dicas e não um teste vocacional mas já que estou gastando do meu tempo para te escrever, prefiro fazer algo mais completo ! Pense em tudo isso e pesquise bem pois 70% de comissários com quem já cruzei por aí, caíram de para-quedas na tentativa de um emprego garantido e quebraram a cara ! Tampouco estou aqui para te desanimar... Se é o que você realmente está determinada a fazer e acredita que pode mostrar um diferencial frente a MILHARES que procuram o mesmo que você, corra atrás.


O que te aconselho a fazer antes de QUALQUER COISA, procure um Hospital de Aeronáutica mais próximo da tua cidade. São poucos no país mas geralmente você encontra em algumas capitais. São Paulo (HASP), Rio de Janeiro (CEMAL), Curitiba (Sei lá o nome), etc. Para Comissários se não me engano, são renovados a cada 2 anos.

Te digo isso pois uma das coisas MAIS IMPORTANTES na vida na carreira da aviação é a SAÚDE ! Para Piloto então... Não pode ter NADA...

Já vi muita gente querendo ser Piloto, compra horas de vôo, paga o curso e quando vai fazer os exames médicos, simplesmente não passam por alguma fator impeditivo que é permanente ! Após, pesquise cursos que tenham algum "nome" a maioria você encontrará em São Paulo (Para que você esteja no meio e convivendo neste mundo) mas nada te impede de fazer mais próximo de onde você mora. Um curso de Comissário é algo muito muito light... Se não me engano, você estudará por cerca de 3 meses apenas, fará uma prova na tua escola e se aprovada, poderá então fazer prova da ANAC para ter seu CCT válido. O preço de um curso de Comissário (que são os mais baratos) eu não tenho idéia ! Estou por fora de curso há mais de 10 anos pois já sou Piloto há 14 anos. Você terá que ligar para as escolas e perguntar. Dentro do próprio cronograma do curso, você terá um dia de "Sobrevivência na Selva" mas não se preocupe, não irão te mandar para a Amazônia não rs. Será em uma área simulada.


Você sendo aprovada e com teu nome no sistema da ANAC (você ainda não terá um Código ANAC pois ainda não será Comissária aprovada em um equipamento) Comparando, é como se você fosse digamos "Bacharel"... Só terá o nome no sistema constando que você foi aprovada na parte teórica.


Após tudo isso, aí rsrs... vem a máxima imutável e incondicional nesse mundo de mercado de trabalho... INDICAÇÃO ! Não digo que é impossível você arrumar algo por você mesma. Mas sendo realista, é extremamente mais difícil, não tenha dúvidas ! É difícil porque assim como você, milhares de pessoas correm atrás disso devido ao custo benefício desse emprego. Para você ter uma idéia, até onde eu sei o Brasil é um dos únicos paises do mundo senão o único, que inclui comissário de bordo na função e legislação que rege para Aeronautas (Pilotos de fato). No resto do mundo, Comissários são classificados como copeiros e portanto, com muito menos benefícios trabalhista. É um curso que não é caro, é rápido, só exige uma boa saúde, e desculpe o trocadilho, o único QI alto necessário como eu já disse anteriormente, é o "Quem Indica".


Você terá 2 caminhos possíveis... O primeiro e 99% mais seguido e conhecido (e com certeza é o que você conhece), é a Linha Aérea Comercial Regular.


Você começará fazendo vôos regionais e terá uma escala infernal de trabalho. PREPARE-SE para morar em SP ou talvez RIO. As folgas são muito aleatórias e não será fácil você fazer um planejamento constante da sua vida durante a folga. Depois de uns 5 anos ou mais, você terá a chance de ir para a Internacional onde o salário é maior e a carga de trabalho diminui um pouco (Também em virtude de vôos muito mais longos). Se você tiver um inglês muito mas MUITO bom, terá chances de ir para a internacional mais cedo. Existe uma prova internacional da OACI, que é o orgão internacional de Aviação Civil onde você verificará sua proficiência em Inglês com níveis de 1 a 6... Níveis 1,2,3 não são válidos ou operacionais. Níveis 4,5,6 são níveis operacionais sendo que o 4 você renova seu teste a cada 3 anos, o 5 você renova a cada 6 anos e o 6, você não renova nunca mais pois é entendido que sua proficiência faz com que o Inglês seja sua segunda língua. Essa prova não é obrigatória mais ajuda muito e abre portas. (O salário eu não tenho muito idéia mas imagino que por volta de R$ 3.500,00 a R$ 4.500,00 para doméstico e de R$ 4.500,00 a R$ 6.500,00 para Internacional)


Outra forma, é você fazer tudo isso e RACHAR MAIS DO QUE TUDO no inglês e prestar prova para a Emirates (Companhia Aérea). Já ouvi falar que é o sonho de todo comissário. Paga muito bem e além do mais, dizem que aquele ideal que comissários têm na cabeça de viajar pelo mundo e ganhar e se divertir é realidade quando se trabalha na Emirates. No restante, piada ! Vai trabalhar pra caramba !


O segundo caminho e este totalmente desconhecido, é a aviação que eu estou. Na aviação Offshore também existe comissário mas NINGUÉM sabe disso ! A diferença de forma bem resumida é a seguinte: trabalha-se muito menos, ganha-se muito mais. Cadê o milagre então ? O milagre é que se algum comissário sonha com algum ou pouco "glamour" que acha que ainda existe (Assistindo série Pan Am), na aviação Naval ele chega ao ZERO. Pelo contrário ! Voamos Helicópteros imensos que você não vê nas cidades, são só para uso Offshore ou Militar e voamos para Plataformas e Navios para levar Passageiros e/ou cargas ! Lá, os comissários existem por necessidade contratual e não por legislação da ANAC. Você poderá ver que por mais que os helicópteros são grandes, não existe um corredor onde o comissário passa com um carrinho rsrs. Ele/ela só está lá sentado para a segurança e embarque e desembarque de passageiros !!!! A escala é muito mais ajustada e o salário bem mais alto (diárias de serviço + vale alimentação + salário na folha, entre R$ 5.200,00 a R$ 7.200,00).


Achei um vídeo no Youtube que mostra um pouco como é. Alguém que copiou um vídeo de alguém... rsrs

Não tem explicação técnica... Me parece que é um Clip mas mesmo assim vale a pena.


http://www.youtube.com/watch?v=zr9ORGUrYno


Todos os valores referidos são líquidos e não bruto... é o dinheiro que vai de fato para o teu bolso após os impostos no final do mês.


Com certeza você ainda terá muita dúvida mas por enquanto , foi isso o que consegui lembrar. Se precisar de mais alguma informação, por favor me avise. Pode pegar meu e-mail com a Melliss@ pois eu entro neste site a cada Eclipse da Lua.


Boa sorte e espero ter ajudado !


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Vixxe,


Muito obrigada! :)


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Vixxe li com calma agora e acho que vai ajudar bastante a MelRock a ter uma idéia se será legal pra ela.


imagem de Diana Prince
Diana Prince
No PF desde: 23/01/2011

Mellisa Rock

A interessada no auxílio é voce, crie um e-mail fake e poste aqui para o pessoal te ajudar.

Quote:
O que te aconselho a fazer antes de QUALQUER COISA, procure um Hospital de Aeronáutica mais próximo da tua cidade. São poucos no país mas geralmente você encontra em algumas capitais. São Paulo (HASP), Rio de Janeiro (CEMAL), Curitiba (Sei lá o nome), etc. Para Comissários se não me engano, são renovados a cada 2 anos.


Por que um hospital para fazer teste vocacional?


Vixxe79
No PF desde: 20/06/2011

É sério ??!?!


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

A resposta está nas 2 frases seguintes:

"Te digo isso pois uma das coisas MAIS IMPORTANTES na vida na carreira da aviação é a SAÚDE ! Para Piloto então... Não pode ter NADA...


Já vi muita gente querendo ser Piloto, compra horas de vôo, paga o curso e quando vai fazer os exames médicos, simplesmente não passam por alguma fator impeditivo que é permanente !"


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Naum pódi tê pé xatu miguxa...kkkkkkkkkkkk

S2!


imagem de Diana Prince
Diana Prince
No PF desde: 23/01/2011

Obrigada Miss J, confesso que não li todo o post. Estou ocupada com muitos afazeres, tenho que ser mais sensata antes de responder, né?

Onde já se viu responder sem ler. kkkkkkkkkkkkk


Vixxe79
No PF desde: 20/06/2011

Quote:
A interessada no auxílio é voce, crie um e-mail fake e poste aqui para o pessoal te ajudar.


Quote:
O que te aconselho a fazer antes de QUALQUER COISA, procure um Hospital de Aeronáutica mais próximo da tua cidade. São poucos no país mas geralmente você encontra em algumas capitais. São Paulo (HASP), Rio de Janeiro (CEMAL), Curitiba (Sei lá o nome), etc. Para Comissários se não me engano, são renovados a cada 2 anos.


Quote:
Por que um hospital para fazer teste vocacional?


De repente, seria bom você também dar um pulo em algum desses........


E eu disse dar um pulo (ir de corpo presente) e não ir para para pular....


imagem de Diana Prince
Diana Prince
No PF desde: 23/01/2011

Que rápido voce me respondeu. Voce acha que quem responde a um tópico sem ler precisa dar um pulo no hospital?