Governo quer mais mulheres em profissões dominadas por homens

13 respostas [Último]
D@ny
No PF desde: 16/08/2011

O governo federal lançou nesta segunda-feira (12) uma campanha que pretende aumentar a participação feminina em profissões e setores da economia tradicionalmente dominados por homens, como construção civil, indústria e informática.


Em cerimônia no Palácio do Planalto, a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, lançou a ação “Mulheres que Inovam”, que busca incentivar mulheres a fazerem cursos técnicos nessas áreas. A campanha terá como carro-chefe um comercial de TV que anuncia as vagas e pede a participação feminina.


O objetivo é elevar o número de mulheres nos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego), para qualificá-las em profissões como eletricista, torneiro mecânico, pedreiro e instalador predial. “Queremos romper com velhos preconceitos, como a de que trabalho feminino é leve e complementar ao masculino, ou ainda ligado aos afazeres domésticos”, disse Eleonora Menicucci.


Na cerimônia, mulheres que já passaram por qualificação em cursos que eram feitos majoritariamente por homens relataram ter sofrido preconceito durante as aulas, no local de trabalho e até da família. Mas, apesar das dificuldades, elas concluíram os cursos e agora contribuem com o sustento da família.


Uma delas é Débora Ferreira, de Aparecida de Goiânia (GO), que fez o curso de mecânica e máquinas industriais pelo Pronatec e conta que enfrentou resistências em relação à área escolhida. “Passei por muito preconceito dentro de casa e da sala de aula. Ainda não estou atuando na área, pois não tenho experiência.”


Maria Raquel da Silva, casada e mãe de dois filhos, relata a trajetória de avanço na qualificação profissional. “Comecei no Programa Minha Casa, Minha Vida, como pedreira. Fiz curso de eletricista e instalador predial pelo Pronatec e estou atuando na área. A mensagem que quero passar é que, como nós vencemos, todas as mulheres podem vencer também,” disse.


"Queremos que a mão de obra feminina seja tão reconhecida como a masculina. Falta muito ainda, mas vamos conseguir. Muitas mulheres não entram para a construção civil por medo de sofrer preconceito, mas já demos um passo muito grande no sentido de romper o preconceito tanto por parte dos trabalhadores quanto dos empregadores", completou a ministra Menicucci.


Acredito que tem sim muitas mulheres capacitadas para almanjar qualquer trabalho.!!

E o que vocês acham?

Concordam? com o texto acima


D@ny
No PF desde: 16/08/2011
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

estão meio atrasadas, aqui já é realidade desde 2008:

Quote:
Conheça Bia Kern, a gaúcha que mudou a vida de mais de três mil mulheres

Aproximando mulheres e empresas para cursos na construção civil, Bia foi indicada a prêmio nacional

*

Noves fora a vida mansa dos irmãos, a principal motivação para Bia se especializar foi a péssima qualidade dos serviços oferecidos pelos homens em consertos domésticos. De tanto se irritar com encanadores, eletricistas, [***]res e afins, ela resolveu aprender para deixar de ser engambelada. E se ela foi capaz de aprender, por que não ensinar outras donas de casa? Em 2006, após anos trabalhando na organização de eventos, ela entrou na loja Companhia da Construção, em Canoas, diposta a bolar uma forma de qualificar mulheres para a construção civil. As próprias empresas revendedoras de tintas, argamassas e afins poderiam bancar as aulas para promover os seus produtos.

Dois anos depois, o curso piloto de [***]ra predial saiu da prancheta com um número de erguer as sobrancelhas louras da organizadora: para as 25 vagas, havia 300 inscritas:

- Provei que eu não estava louca. Que havia interesse da mulherada em entrar para esse mercado.

O primeiro curso para valer do Mulheres em Construção, ainda em 2008, é exemplar da avidez do setor por mão de obra. Ministrado por engenheiros da Ulbra para 300 candidatas a pedreiras azulejistas, o curso formou “apenas” 219 alunas. Boa parte das 81 desistências foi de mulheres chamadas para trabalhar ao longo do curso. Abdicaram do diploma pela urgência em colocar a mão na massa, literalmente. Desde então os cursos se repetem Estado afora na casa das centenas de interessadas, com metologia feminina própria.


a matéria é bem interessante vale a pena ler... modificou até o comportamento masculino nas obras...

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/noticia/2012/09/conheca-bia-kern-a-gaucha-que-mudou-a-vida-de-mais-de-tres-mil-mulheres-3900518.html


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante..


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

tô dizendo que esta Ministra tá por fora... a mulherada tá tomando posse :)


huuu uhhhh

Quote:
1ª mulher a comandar tropa de elite venceu Bope 'sem pedir para sair'

Cynthiane teve cabelo raspado e ficou 5 meses na mata em curso do Bope.

Oficial lidera o Batalhão de Choque da PM do DF e diz: 'ainda quero mais


Quote:
Cynthiane raspou o cabelo e passou cinco meses com um grupo de homens na mata, enfrentando dificuldades impostas por um dos mais rigorosos cursos de ações táticas e operações especiais do país, que prepara policiais de tropas de elite para atuar em situações complexas como sequestros e distúrbios em presídios. No dia 19 de outubro, a hoje tenente-coronel Cynthiane Maria Santos, de 40 anos, foi nomeada pela Polícia Militar a primeira mulher a comandar uma tropa de elite no Brasil: o Batalhão de Choque do Distrito Federal.

No curso [do Bope], a pressão é tanta que você fica assexuado. Não tive nenhum problema"

Cynthiane Maria Santos, tenente-coronel da PM

Rastejar na lama, buscar criminosos na mata e suportar frio, longas caminhadas, noites sem dormir, racionamento de comida e horas seguidas de aulas de tiro garantiram a Cynthiane a farda com uma caveira, símbolo das melhores tropas de elite do mundo.

Ela é uma das poucas brasileiras a concluir um curso da elite da polícia. Formada em 1999 no treinamento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Distrito Federal, foi a única mulher em meio a 42 homens. Vinte abandonaram. Ela, não.

saiba mais

Nova comandante é empossada no DF

"Ainda há preconceito. Ouço comentários de que não acreditam que eu concluí o curso, que não sou capaz. Mas os homens me respeitam, nunca tive caso de insubordinação. Ainda quero mais. Todo mundo sabe que meu sonho é comandar o Batalhão de Operações Especiais", diz a tenente-coronel.

Ela garante que não teve qualquer regalia ou diferencial em relação aos demais colegas. Nos treinamentos na mata, tinha que procurar "uma moita" mais longe quando precisava ir ao banheiro. "No curso, a pressão é tanta que você fica assexuado. Não tive nenhum problema".

Além do Distrito Federal, nove estados possuem Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Em nenhum deles, no entanto, uma mulher completou o curso de formação. Em Roraima, uma sargento passou nos testes físicos e psicológicos, conseguiu ingressar no treinamento que dura 7 meses, mas foi cortada depois de 80 dias. Segundo o major Elias Santana, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Roraima, ela não suportou as adversidades do curso.


http://glo.bo/TkMMs4



vou destacar esta parte do texto:

Quote:
'Pede pra sair'

As dificuldades do curso fizeram Cynthiane pensar em desistir. "Eu falava 'vou pedir para ir embora, não aguento mais', e meus colegas do curso me incentivavam a fazer isso. Eles respondiam ‘pede, pede para sair mesmo, porque daí eu posso sair também’. Não desistiam porque eu ainda estava lá", relembra. "Mas daí eu pensava: daqui eu não saio, daqui ninguém me tira".


kkkkkkkkkkkkkkkkk

machismo é coisa de ignorante mesmo... mas bem feito, tiveram que pagar até a última gota de suor.......


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

FAZ TEMPO QUE O GOVERNO TÁ TOMANDO ESSAS MEDIDAS, ABRINDO ESPAÇO PARA O TRABALHO FEMININO, TANTO QUE BAIXOU A TRIBUTAÇÃO DA FAMOSA "LINHA BRANCA" DE ELETRODOMÉSTICOS, LAVADORA DE ROUPA, FOGÃO, TANQUE, GELADEIRA, FERRO DE PASSAR, TÁ TUDO MAIS BARATO FAZ TEMPO, PARA AS MULHERES TEREM MAIS POSTOS DE TRABALHO!

EU APÓIO!

S2!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

sim, eles estão facilitando até na fabricação dos modelos ... simplificando os botões de uso, assim uns antas que não conseguiam ligar a máquina de lavar conseguem lavar suas roupinhas... :)

kkkkkkk

S2


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

KKKKKKKKKKKKKKKK


imagem de amiga 02
amiga 02
Offline
No PF desde: 07/10/2010

que nojo júpiter


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

hoje em dia com toda tecnologia, a força física é necessária em poucas profissões e afazeres...

será possível homens e mulheres disputarem os empregos de igual pra igual... dependerá de quem está mais capacitado para ocupar os cargos...


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

hoje em dia com toda tecnologia, a força física é necessária em poucas profissões e afazeres...


será possível homens e mulheres disputarem os empregos de igual pra igual... dependerá de quem está mais capacitado para ocupar os cargos...

Falou tudo Ana.