Doença Terminal x Pedir para morrer.

11 respostas [Último]
imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

Pessoal, sempre trago temas que valem o debate... Pelo menos penso isso... Vejam esta história que li (deixo o link no final). Eu já conversei no trabalho e em casa com meu marido e filha. A maioria acha que faria a vontade dela, mas tenho colegas que não aceitariam, como os pais dela.

Eu concordaria, mas digo que a pessoa tem de ter um grande poder de separar as coisas... Para não sofrer depois por ter, mesmo que indiretamente, provocado a morte da outra pessoa.


E vcs, o que pensam?


Uma gerente de banco em estado terminal que sofre de câncer no cérebro pediu como último desejo o direito de morrer.

Grace Sung Eun Lee mal consegue fazer com que sua voz seja ouvida, mas foi clara a seus pais e médicos quando disse: “Eu quero morrer.” Seus pais, no entanto, não aceitam a ideia por causa da religião.

A jovem de 28 anos está internada no Hospital North Shore-Long Island, de acordo com o site do Daily Mail, e respira com ajuda de aparelhos, que a mantêm viva. Ela está paralisada do pescoço para baixo devido ao cérebro no tronco cerebral.

Segundo a Dra. Dana Lustbader, a paciente “consistentemente pede para que o tubo de respiração seja removido”. Seus pais, no entanto, dizem que sua filha está sob medicação pesada e não encontra-se em um estado suficientemente lúcido para tomar a decisão de viver ou morrer.

Mas os médicos dizem que as medicações dadas à paciente, incluindo morfina e ansiolíticos, não são fortes o suficiente para causar confusão mental ou mesmo influir em sua capacidade de julgamento.


Histórico


Os problemas da jovem em estado crítico começaram no ano passado. Antes da doença, ela trabalhava como gerente do Bank of America e vivia em Manhattan. Ela também estava treinando para a famosa maratona de Nova York. Ela nasceu na Coreia do Sul, de onde emigrou com seus pais para os Estados Unidos.

Médicos serão obrigados a respeitar vontade de morrer do paciente em casos terminais

Quando recebeu o diagnóstico de tumor no cérebro ela ficou devastada, de acordo com o Daily News. Apesar de ter recebido tratamento com radio e quimioterapia, o tumor não pode ser contido e, no mês passado, ela teve uma piora que deixou sua parte esquerda paralisada.

Ela pediu a enfermeiras do hospital para que desligassem os aparelhos que a mantêm viva, mas seus pais intercederam.


http://noticias.r7.com/saude/jovem-em-estado-terminal-pede-para-morrer-nos-eua-08102012


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Imagino, o sofrimento dos pais e dela tbm.. Mas penso que se é p/ ficar numa cama de hospital sofrendo a cada dia.. Então é melhor ir em paz...


imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

Bem complicado.... E bem triste, né Nary?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Bete querida, é bem triste mesmo.. Mas Deus, sab o que faz e o por que... Então o que resta é esperar...


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Por mais difícil que possa ser para os pais, se ela se encontra lúcida e tem esse desejo. Na minha opinião deveria ser respeitado. Um direito dela querer terminar com esse sofrimento todo, sabendo que não tem retorno...


imagem de Svetlana
Svetlana
No PF desde: 12/02/2011

No lugar dela acho que teria a mesma vontade...Porém imagino os pais dela, eles a amam, e a verdade é que somos egoístas, não queremos que as pessoas que amamos nos deixem.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Sou radicalmente contra a eutanásia ou qualquer coisa que contribua para induzir a morte.

Os pais dela fizeram certo, a pessoa ao receber um diagnostico desse tende ao desespero e muitas vezes nem sabe o que esta fazendo.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Como eu acho, ao contrário da maioria das pessoas, que toda doença é mais que um sofrimento, é um aprendizado, não poderia ser a favor mesmo. Algumas coisas precisamos aprender pela dor, não há outra maneira, infelizmente.


Abreviar isso, retirar essa experiência só adia o inevitável, a lição que precisamos.


E depois quem disse que a vida é matemática? Coisas surpreendentes podem acontecer e não precisam ter a menor lógica.

Olha este menino anencéfalo. Qualquer um a favor do aborto diria que essa mãe deveria tê-lo tirado, como ela não o fez teve a feliz oportunidade de conviver com seu filho por três anos.

É por essas e por outra que sempre penso: deixe a Vida agir, ela sempre é mais sábia do que qualquer um de nós. Ela sempre sabe do que precisamos para crescer e evoluir.


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI323089-17729,00.html


Quote:
O americano Nickolas Coke nasceu com anencefalia, condição que significa que ele só tinha o tronco cerebral. Enquanto a maioria das crianças com o problema morre pouco tempo depois de nascer, o menino surpreendeu os médicos ao viver por três anos, segundo noticiou o jornal britânico Daily Mail, com informações do KOAA.com, no Colorado.

“Ele nunca foi ligado a qualquer máquina, tubos, nada”, contou a avó do menino, Sherri Kohut. “Ele nos ensinou tudo, ensinou o amor, como ser uma família”, reforçou.

A avó, que estava com Nickolas quando ele morreu, no dia 31 de outubro, contou que o neto parou de respirar depois que teve dificuldades respiratórias ao longo da manhã. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu.

Durante a pequena vida do garoto, a família fez o que pode para ele, levando-o para viagens em zoológicos, acampamentos - apesar de sua condição, que fazia com que tivesse várias convulsões.

Crianças anencéfalas são incapazes e pensar e ter emoções. Nickolas também jamais poderia falar, comer ou andar. Apesar disso, a família acredita que ele estava crescendo, não só fisicamente, como também mentalmente. “Ele era nosso herói. Ele sempre será lembrado”, diz a avó.

No Brasil, a anencefalia atinge 1 a cada 700 nascimentos. Em abril deste ano, uma decisão inédita do Supremo Tribunal Federal concedeu às mulheres grávidas com fetos anencéfalos o direito de interromper a gravidez. Depois da notícia, o Conselho Federal de Medicina formou uma comissão para esclarecer os critérios de diagnóstico da má-formação.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Acho que eu vou concordar com a kvet... Até por pensar que, depois, não conseguiria lidar com minha consciência...

Mas nao deixa de ser um problemão, e uma dúvida cruel.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Queimar até a última ponta (não é apologia); a experiência - mesmo que insanamente dolorosa - têm seu intuito.


imagem de Nix
Nix
No PF desde: 18/01/2012

Cada um tem suas crenças e conhecem seus limites. Eu respeitaria a vontade do doente terminal e sem chance de cura. Jamais forçaria minha vontade, meu medo da perda ou minha religião a quem quer que fosse.