Divisão dos Royalties

6 respostas [Último]
imagem de Bellinh@
Bellinh@
No PF desde: 27/08/2009

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito desse assunto que é tão polemico aqui no Sudeste e principalmente em minha região que será a mais afetada (Bacia de Campos).

Não sei a proporção que esse assunto teve no restante do país, e gostaria das opiniões de quem está por dentro do assunto.


Considero um erro, já que as cidades produtoras do petróleo sofrem com a degradação, e nada mais justo que os benefícios também seja dessas cidades. Isso sem falar na queda de rendimento das cidades (que por sinal, muitas sobrevivem dos royaties).


E ainda. também teria que ter divisão dos roaylties dos minérios de ferro, manganês, ouro, de cana de açúcar, da soja,s e é pra dividir então que divida tudo.

E não tirar o que está de direito e está na constituição federal que roaylties é compensação ao estados produtores.

Se tiver um desastre igual aos do E.U.A ,não serão estados como Minas,Tocantins ,Mato Grosso do Sul, etc que sofrerá conseqüência


imagem de Bellinh@
Bellinh@
No PF desde: 27/08/2009

Acho que toquei em um assunto que poucos estão inteirados...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

\"Acho que toquei em um assunto que poucos estão inteirados...\" - ou ninguém quis opinar, simplesmente..qual o problema? Não menospreze teus colegas de foro...


Bem, mas aí vai a minha opinião:


Eu concordo que as cidades produtoras recebam royalties pela extração do petróleo, mas sou totalmente contra que elas recebam TODO o valor, como tem sido até hoje.


O petróleo não é da cidade X, não é do Estado A ou B, o pertóleo é do BRASIL.


Por isso, todos tem de receber um valor mínimo IGUAL.


E quem efetivamente produz, deve receber esse valor mínimo para todos, mais um valor extra por ser efetivamente a cidade produtora. Agora, destinar todo o bolo somente para as cidades produtoras, acho equivocado.


Mesmo porque a PETROBRÁS é uma sociedade de economia mista com participação da União, ou seja, tem capital majoritariamente federal, portanto é de todos os brasileiros.


E se ocorrer um acidente com derramamento de óleo, como vc disse, não é o Município que será multado ou terá de limpar a sujeira, será a Petrobrás, portanto, indiretamente será a União que pagará a conta, logo, se todos nós brasileiros pagamos a conta, nada mais justo que recebermos os dividendos quando eles vierem.


\"também teria que ter divisão dos roaylties dos minérios de ferro, manganês, ouro, de cana de açúcar, da soja,s e é pra dividir então que divida tudo.\" CONCORDO - Tudo que for do PAÍS, tem de ser partilhado...\"AH, MAS VAI DAR UM TRABALHÃO!\" - E daí, os burocratas são pagos exatamente para isso!


\"E não tirar o que está de direito e está na constituição federal que roaylties é compensação ao estados produtores.\" - Belinha, não é porque está na Constituição que não pode ser mudado (tirando as cláusulas pétreas), se fosse assim não teríamos mais de 60 emendas nela desde que foi promulgada.


Essa divisão dos royalties foi equivocadamente prevista na CF-1988, portanto nada mais natural que alterar isso.


E faço alguns questionamentos quanto à degradação: sim ocorre degradação ambiental, mas e os dividendos que a cidade recebe? Dividir a conta do que é ruim é bom, mas dividir o lucro do que é bom, aí o pessoal grita? Fazem até uma passeata ridícula \"em defesa do Rio de Janeiro\"...ora, e os interesses do RJ se sobrepõe aos do Brasil? Acho que não.

A cidade de Campos, que eu conheço, seria o que é hj se não fosse o petróleo? E ele está, por acaso, sob o solo do município ou do estado do RJ? Não, está no fundo do mar.

Portanto, nada mais justo que uma divisão do principal, igual para todos, com um acréscimo aos que efetivamente produzem.

Isso é o que penso sobre o tema.


imagem de Bellinh@
Bellinh@
No PF desde: 27/08/2009

Ora Júpiter! Menosprezando alguém? Eu? Muito pelo contrário, o que eu disse foi para provocar as mentes inteligentíssimas aqui do PF para um assunto tão polemico e que poderia gerar um grande debate. Um exemplo disse foi a sua brilhante exposição da sua opinião sobre o assunto, que apesar de discordar, respeito muito.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Ok! :)


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Concordo com a opinião do Júpiter, a tecnologia da Petrobrás para a pesquisa, extração, etc foi paga por quem? O investimento nas cidades, com essas plataformas, retornam em dinheiro para quem?

Agora na hora de dividir o lucro...

Só não entendi partilhar cana-de-açúcar, soja, a conversa sobre extração não tem nada a ver com plantação, deixa a terra lá quietinha (sem preparar a terra, adubar, semear, irrigar e colher) e vê o que ela vai produzir de grãos...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

\"a conversa sobre extração não tem nada a ver com plantação, deixa a terra lá quietinha (sem preparar a terra, adubar, semear, irrigar e colher) e vê o que ela vai produzir de grãos...\"


Boa, Marianna, vc tem razão.