Carta de uma mãe

46 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Temos uma adolescente na família e já vi esse filme.


Elas estão bastante perdidas na questão da sexualidade. Essa mania de tirar foto de tudo, em qualquer lugar, com qualquer roupa e postar na net é um problema!


Quando ela colocou uma foto de biquíni no face ( uma menina de 13 anos, mas com corpão de 18) recebeu uma enxurrada de comentários. Elogios dos meninos e algumas meninas, farpas de outras meninas não suas amigas e conselhos de alguns que, como eu, acabei me manifestando. O fiz por mensagem inbox, dizendo que ela estava linda na foto, mas que postar na rede não era legal por vários motivos. Uma foto com pouca roupa é algo íntimo e pode despertar os mais variados tipos de reações de quem vê. Imagina uma menina de 13 anos convivendo com o assédio em massa dos meninos ( dessa idade e de outras...), com o preconceito de alguns que já saem rotulando de " vagabunda, oferecida, etc" e com a inveja de pessoas que ficam incomodadas com sua popularidade. É muita coisa para uma criança de 13 anos lidar! Nem tem bem formados seus conceitos, sua auto-estima, seus valores. Acho lamentável! Se fosse minha filha, eu iria intervir nisso com certeza.


Agora, se a filha fosse minha, e recebesse essa carta... Eu ficaria muito xatiada, para não dizer coisa bem pior!!! Pois essa mãe que escreveu teve uma postura um tanto hostil e machista sim! Foi isso que achei equivocado! Talvez sua intenção tenha sido boa, mas ela foi infeliz ao se expressar. Não gostei do tom e dos argumentos usados.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Guilherme linkando sua resposta para outra situação: rsss


A vida seria "mais fácil" se tantas situações fossem distintas, se a cor da pele nao importasse, se a cor da grana não importasse, se nossos credos e religioes não importasse, se tantas coisas... mas a vida não é facil, as pessoas não são faceis, VIVER em sociedade COM diferenças não é facil....


Mas derrepente tudo seria mais facil se matassemos todos aqueles que nao gostamos! apedrejassemos, jogassemos fogo, marginalizassemos, excluissemos, julgassemos como soberanos..


;-)


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Olha Si, é a diferença que dá gosto a vivência...o que falta é a tolerância com o que não concordamos.


Essa mãe ali da tal da carta está apenas escrevendo o óbvio, que posar de pirigueti no face leva os homí a pensarem cousas, e outros falam o mais óbvio ainda, que os homí deveriam respeitar essas moças que se vendem como corpos.


Então, é tudo um exercício enorme de cousa óbvias, ou seja...muita lorota por nada, no final das contas - a mãe tá certa, cada um cuidar da sua vida também está certo, homis respeitar múleres e vice versa também e os meninos olharem meninas de calcinha também está certo...vamos agora refrear o instinto de preservação (ou procriação) humano?


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

instinto de preservação (ou procriação) humano? AFFF LONGE DE MINHA PESSOA ISSO!!! sou totalmente a favor da procriação ahahahaha


Falei no contexto QUE ELA NÃO DEVERIA E EU NAO ACHO CORRETO DIRIGIR A CARTA NO TOM QUE DIRIGIU! PONTO! rs


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

É, preservação/procriação, tutti compani cara Si!


Sim, a tal mãe não precisava fazer uma carta assim, até porque não vai mudar nada, meninas vão continuar se exibindo "inocentemente" e os meninos que tiverem a empáfia de olharem as fotos pensando em "coisinhas", serão inevitavelmente considerados punheteiros e degenerados sexuais a enésima potência.


Ou seja, o "machista" se não fizer cinco sinais da cruz ao ver uma foto dessas e corar como uma carmelita, é um garoto de educação estragada, um fracasso como futuro adulto. Se não mantiver os pensamentos puros e imaginar que a menina despudorada na foto deve ser uma ótima companhia para discutir Machado de Assis, então ele é apenas mais um dessa raça insuportável denominada...homí.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Aiaiaiaiaiaia GUILHERMITO, não sou feminista não sou machista. SO ACHO que todos deveriam ter o mesmo padrão de respeito/coerencia/educação... e INFELIZMENTE NOSSA SOCIEDADE nao é assim... como poderemos criar filhos (homens/mulheres/gays) IGUAIS, se não incutimos a igualdade... É Fuuuuuuueeeeeegoooooooooo


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Eu acompanho muitas discussões feministas e tem coisas que não concordo, até porque são várias opiniões diversas, não há uma cartilha pré-definida.


Sobre a sexualidade das adolescentes eu tenho uma opinião ainda não formada. Sabem aquelas imagens de facebook com dizeres: "Meninas de 13 anos dizendo...". Pessoalmente eu não concordo com relacionamentos sérios nessa idade ou vida sexual ativa nessa idade. Mas é só minha opinião. Por eu não concordar eu não vou sair por aí xingando e recriminando quem quer fazer isso. Mas ao parar para pensar, vejo que o problema é sempre as meninas. Não há nenhuma montagem sobre "meninos de 13 anos". Ou seja, mais uma vez é reprimir a sexualidade da mulher. Eu tive uma amiga que começou a namorar e perdeu a virgindade aos treze anos. Hoje ela já é adulta. Hoje em dia, qual a minha diferença para ela? Nenhuma. :)


A mãe dessa carta é machista. Ela quer controlar a sexualidade feminina, 1° regra básica do machismo. Ela quer que a garota se cubra para não perturbar os filhinhos machos incapazes de se controlar, pobres vítimas da biologia. Me dá até dó :(


Eu li um texto muito bom que falava sobre ser "va.dia". Para essa mãe, a garota é, ou vai se tornar, ou ela até não acha, mas tem receio que os outros a achem uma "va.dia". Mas o mundo é grande. Essa mãe não usa véu. Pronto. Para alguém lá no Afeganistão, essa mãe é uma "va.dia" digna de ser apedrejada. Ou seja, por mais pura que uma mulher seja, basta ser mulher para não ser digna de respeito.


Exemplo: um blog postou a foto de uma mulher gostosa. Um cara foi lá e comentou que ela era gostosa. Logado via facebook. A ridícula da namorada dele comentou alguma baboseira que, em vez de dar um paratequieto no desrespeitoso do namorado dela, dizia que a garota era uma vaga.bunda. O que a garota da foto fez para ser vaga.bunda? Nada! Nasceu bonita. E a foto não era de biquíni, lingerie, nada. Roupa normal.


O machismo não tem limites e mulher é tudo va.dia. Esse é o mundinho que a gente ainda vive e que essa carta representa.


O texto "Va.dia é a outra":http://www.cemhomens.com/2012/11/vadia-e-a-outra/


imagem de Svetlana
Svetlana
No PF desde: 12/02/2011

Katia, concordo em número, gênero e grau com sua opinião.


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

Na veia!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Katinha... é nessas horas que descubro pq somos amigas. :D


Falou tudo.