Brazil, dá lugar prus gringos entrar!

14 respostas [Último]
imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Quote:
Pessoal isto é um absurdo!!

Tem inumeros movimentos dos sem terras nesse país, e ainda tem folgado que nunca contribuiu com nada aqui, e concerteza, já vai ter que mandar por aqui...


Aqui no RS são os Chineses e Japoneses...


Os Chineses compram terras pra plantar soja e arroz

Os Japoneses Investem pesado em vinícolas...


Quote:
É invasão de fazenda produtiva, é terra fruto de reforma agrária que era produtiva virando deserto nas mãos de quem não está nem aí para plantar nada...


Circe esse tipo de imagem que você tem do MST é embasada em opiniões midiáticas.


Estamos cansados de saber que a mídia é o 4º poder depois do executivo, legislativo e judiciário em nosso país, pelo seu poder de convencimento, por isso é perfeitamente compreensível que as pessoas adquiram visões unilaterais através da mídia... O que não deveria acontecer... É preciso conhecer os dois lados da moeda!


Claro que dentro do MST existem inúmeras pessoas mal intencionadas, mas isso existe em qualquer segmento da sociedade, o que não podemos é ter uma mente obtusa de cair no que a mídia diz...


Não Circe... Não me decepcione não generalize dessa forma pois é injusto e eu ja te digo o porque.


Eu mesmo fiz alguns estágios em empresas/cooperativas em assentamentos da Reforma Agrária ligadas ao MST... Escrevi inúmeros relatórios e um TCC sobre a organização dessas CPAs - Coopertivas de Produção Agropecuaria... Onde a organização social do trabalho e a divisão dos resultados procuram garantir qualidade de vida aos cooperados, à pessoas que outrora não tinham nem o que comer, quanto mais uma moradia decente.


O resultado é extremamente satisfatório, tão satisfatório que chama a atenção de grandes grupos Cooperativos Internacionais como a MONDRAGON do país Vasco ou Basco! Que seguidamente trocam experiências com as Cooperativas do MST a fim de aprender sobre a organização política construída a partir da realidade, aprender sobre essa versatilidade do cooperativismo... Em contrapartida, propiciam a viajens de alguns sem-terra para a europa estudar e conhecer na práticas as experiências por lá em relação ao cooperativismo europeu, numa epécie de intercambio. Isso acontece também com paíse como a Alemanha, Itália e Hotalanda.


Dentre inúmeras experiências Positivas de Cooperativas/Empresas dos sem-terra que estão dando certo e servindo de exemplo posso citar as seguintes:


*A Cooperoeste (Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste Ltda) é hoje uma das grandes produtoras de leite da região sul do país. Sediada em São Miguel do Oeste (SC), ela produz e comercializa cerca de 330 mil litros de leite diariamente.


*Copavi (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda), localizada no assentamento Santa Maria, município de Paranacity, na região noroeste do Paraná. Uma cooperativa modelo em produção e trabalho coletivo na área de Reforma Agrária.


*Cooperativa de Produção Agropecuária Cascata - COOPTAR


A Cooperativa de produção agropecuária Cascata - COOPTAR fundada em 08/02/1990, situa-se no assentamento Fazenda Annoni, no município de Pontão, Estado do Rio Grande do Sul. A área total de terra da cooperativa é de 205 hectares, sendo 12% de mata nativa, 8 ha de banhados, 33 ha de pastagens (dos quais 8 ha de pastagem cultivada) e o restante utilizado com lavoura mecanizada.


*BioNatur


A Rede BioNatur de Agroecologia, rede de produção e comercialização de sementes agroecológicas e hortaliças, tem 11 anos de existência e vem colhendo bons frutos: é hoje a maior produtora de sementes ecológicas da América Latina. Coordenada pelo MST, a rede possui 110 variedades de sementes catalogadas e, por ano, produz mais de 20 mil quilos.


Então, generalizar apaga o valorozo trabalho de muitas famílias... E se comete uma grande injustiça.


Poderia escrever bastante aqui sobre os bons exemplos que conheço, mas deixo o Site:http://www.mst.org.br


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Shaggy,


Já estive em terras que foram objeto de reforma agrária e este é o resultado que vi. Não se trata de assistir globo e acreditar no que a globo diz, ou de ler Veja e achar tudo lindo e maravilhoso - nem sei o que é globo ou veja nos últimos anos, para ser honesta.


E quanto às famílias cooperadas, sim, isso eu já vi e muito, inclusive em minha cidade. Quando um grupo resolve fundar uma cooperativa e trabalhar em prol do sustento digno, dou os parabéns. Nada melhor para estas pessoas e para a economia local. No entanto, é a parte boa de uma reforma que é liderada por muitos políticos, gente interessada em cuidar do próprio umbigo, líderes religiosos que levam muitos a cometer bobagens em nome de um ideal que eles sequer acreditam.


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Quote:
E para quem é contra a idéia de \'latifúndio\', isso sempre soará como um crime contra o país, contra a população.


Sim, sou extremamente contra o latifúndio e a monocultura, porque os dois estão intimamente ligados.


O latifundio gera desigualdade, a terra é um recurso natural que não deveria existir \"dono\".


Como pode existir \"dono\" de um espaço? Ha mas foi comprada! Se foi comprada é de alguém que se apossou dela pra si de forma imprópria no passado...


A terra é um bem que deve estar a serviço de todos, pra mim cabe ao governo regulamentar isso...


A metade sul e o noroeste do RS o latifúndio impera, latifundio é um mal que perpetua a miséria pois concentra os meios de produção e uma vasta quantidade de terras que fica aproximadamente entre 5.000 a 10.000 hectares nas mãos de um e serve a uma família... E as outras famílias como sobevivem? Sobrevivem de migalhas que sobram dos \"donos\"... Moram de favor tendo o seu trabalho explorado diariamente nas fazendas... Sem conta que nos grandes latifundios geralmente a monocultura é o carro chefe da produção. A monocultura é algo prejudicial ao meio ambiente, pois compromete a biodiversidade algo que é vital para a continuação da natureza em sua plenitude e gatantir o controle do meio ambiente e evitar problemas decorrentes do descontrole ambiental.


Uma das monoculturas mais nocivas é a do eucalipto, pois onde é plantado o eucalipto não vigora outro tipo de vejetação, pois o eucalipto é uma planta que enfraquece o solo retirando seus nutrientes e principalmente a humidade...


Sou a favor do minifundio... Ando bastante pelo RS e é notória a diferença entre onde há o minifundio onde todos conseguem ter acesso a uma determinada quantia de terra e cuidar dela... A qualidade de vida é mais visível... E a plantação é diversificada, garantindo assim que o solo se recupere e nele sobrevivam milhares de espécias de vida, a achamada biodiversidade


Principalmente na metade norte do estado colonizada por alemães e italianos, as propriedades normalmente não ultrapassam as 50 hectares de terra. Encontraponto com o latifundio, em uma quantidade de terras que no latifundio serve a uma família, no minifundio a mesma quantidade de terras serve a centenas de famílias, e o melhor é que cada um é dono do seu próprio nariz, dono do fruto do seu trabalho, garantindo assim uma vida sem exploração que beira a escravidão que é imposta pelo latifundio.


imagem de Abusada
Abusada
No PF desde: 16/12/2010

Circe, e quem lhe disse que esta grande concentração de terras não estão nas mãos dos parlamentares e pessoal do governo? ;)


Antes eu era a favor de toda repressão sobre o MST, este ano eu estou me aprofundando no assunto e estou vendo o outro lado da moeda, não o lado que a mídia põe (eles invadindo) eu tbm vejo o outro lado da informação.


A Grilagem é feita pelos que PODEM e TEM poder para ludibriar o poder ou são o próprio poder.


Aqui no Rio, tinha uma pedacinho de terra, cerca de 2 hectares e tals, estava inutilizado, pareciam terras de ninguém. Os moradores de ruas,. levantaram seus barraquinhos de madeira ocuparam aquele lugar, 2 meses depois foram expulsos e um político daqui cercou tuuudo. Pra que? Nada;