Ajudar ao invés de criticar

33 respostas [Último]
imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Com a licença da Carla, queria fazer uma outra sugestão com o objetivo de auxiliar: leia, leia muito, tome contato com outras ideias, não fique apenas reproduzindo o que você ouve, questione, busque todos os lados envolvidos na questão, não se acomode, pergunte, pesquise, o Google tá aí, tenha uma resposta mais completa e não, apenas, um \"os homens são todos assim\", \"porque é assim\" ou \"é porque é\". Não deixa que as outras pessoas façam de você um mero reprodutor das ideias delas, tenha as suas próprias ideias e as defenda com boa argumentação, seja criativo e pense em algo diferente.

Abaixo a mediocridade de ideias, a falta de conhecimento, a preguiça em pesquisar, abaixo o \"Deus quis assim\", vá lutar pela sua vida.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Muito bem colocado, Mauro.


Obrigada.


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

A Carla e sua proverbial arte de ajudar o próximo, mesmo quando ele não é tão próximo assim. Foi uma aula de Português que vale um semestre letivo. Muito bom!


Bem que o título do Tópico poderia se expandido para outras situações narradas aqui, onde a preocupação maior parece ser o julgamento e não a ajuda humanitária.


A vida seria mais bela se todos agíssem com proatividade, a exemplo de Jesus, iniciando por mim!


imagem de diogenesocinico
diogenesocinico
No PF desde: 25/02/2011

Eu adoro pesquisar como o Mauro.

E esforço-me para defender o que acredito com argumentação.


Já agora, obrigado , Carla por este tópico muito útil. Estava à espera de outra coisa quando vi o titulo, mas acabou por ser algo diferente e original. ;) kkkk

Tanta gente que não sabe a sua própria língua! E não estou a abrir exceções.


Gostaria que me dissessem o que acham do meu português: gramática e erros, etc., se não se importarem.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Diogenes,


Eu gosto muito da forma como você escreve, especialmente por ter esse \"sotaque\" lusitano. Sempre admirei a forma como os portugueses falam/escrevem nosso idioma.


Acho que se fôssemos todos seguir estritamente todas as regras gramaticais da Língua Portuguesa, morreríamos loucos. Admito, Portugês não é uma língua fácil. Todos nós - eu inclusa - cometemos erros do ponto de vista da escrita formal. Só que não estamos aqui fazendo tratados filosóficos, artigos científicos ou obras literárias clássicas para nos atentarmos aos mínimos detalhes da gramática. Seria inclusive pedante demais se rebuscássemos vocabulário e sintaxe num fórum público, onde a intenção é apenas comunicar-se.


Minha intenção é apenas a de ajudar a melhorar justametne a comunicação. Escrever de forma minimamente correta é importante para que se reduza o máximo possível as más interpretações e para que se consiga expressar ideias e opiniões de forma clara.


Óbvio que tudo isso acima também depende de vocabulário. É difícil explicar alguma coisa sem conhecer termos descritivos. E aqui eu assino embaixo do que disse o Mauro. Ler é essencial, pesquisar é imperativo. São Google está sempre a um clique para dirimir dúvidas, seja de ortografia ou de definição. Vamos usar essa ferramente valiosíssima chamada Internet para mais do que bate-papos fugazes.


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Quote:
Gostaria que me dissessem o que acham do meu português: gramática e erros, etc., se não se importarem.


Eu acho muito legal o estilo lusitano de falar e escrever como já coloquei pra ti em outro tópico Diogenes... Normalmente são frases bem articuladas que facilitam a compreensão...


Mas eu tenho dificuldade de entender o \"K\" que você usa em meio às frases para substituir o \"que\" pelo que entendi... Seria esse um internetês lusitano, gajo?


imagem de diogenesocinico
diogenesocinico
No PF desde: 25/02/2011

Carla, obrigado. ;)

Concordo com o que disse. Eu também já disse e escrevi muitos erros. :P

As outras linguas são dificeis: o inglês dito por muitos britânicos, autralianos, canadianos e americanos dos EUA é lamentável (chegam a nem sequer saber o significado das palavras que dizem). Já vi ontem 1 video onde 1 rapaz que acredita que Bush fez os ataques do 11 de Setembro receber 1 aula de gramática inglesa, pois ele tinha interpretado mal o que disse 1 testemunha dos ataques (revelador, não? :D)

E como dizem k o inglês é mais fácil que o português...


Infelizmente, o google também espalha erros e ignorância. Mas como qualquer 1 tem acesso fácil a cultura e informação correcta... Hoje em dia, as pessoas são ignorantes porque querem!

1 camponês medieval não tinha acesso à escola logo não podia saber nem escrever. Hoje em dia tanta gente educada que escolhe ser ignorante. E insultar a si, Carla, a mim, e aos seus semelhantes, por sermos instruídos.

Ser chamado \"sabichão\" por nos informarmos do que falamos opor quem fala do que não sabe... É para rir ou para sentir pena?


imagem de diogenesocinico
diogenesocinico
No PF desde: 25/02/2011

Shaggy, é sim internetês lusitano, e também telémóvelês ;)

Assim, poupamos espaço e tempo nas mensagens.

Só sei poucos exemplos porque não tive paciência para tanta coisa! kkkk

Vocês os brasileiros quando falam à \"nossa\" maneira chamam \"gajo\" na 2ª pessoa como, por ex., \"Você chega atrasado, gajo\".

Mas nós ó usamos na 3ª pessoa como, por ex., \"Esse gajo veio atrasado\".

Estão brincar como essa palavra ou não sabem disso?


(nunca pensei que algum dia estaria a falar de gramática rsrsrs)


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Telemóvel=celular.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Diógenes, a respeito do \"gajo\". Na verdade não sabemos usar o termo, porque não o usamos cotidianamente. Ou seja, creio que aqui, o Shaggy quis fazer-lhe uma homenagem. No mais, é interessante que, apesar do pronome \"você\" ser obviamente segunda pessoa (singular ou plural), é correntemente usado com conjugação verbal de terceira pessoa (ele/eles=você/vocês). Talvez daí a confusão no uso do \"gajo\"...hehehehehe