Água, fundamental a Vida!

4 respostas [Último]
imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

O dia 22/03 foi batizado como o \"Dia Mundial da Água\", a substância inorgânica mais abundante encontrada na natureza e fundamental para

as diversas atividades sócio-econômicas e ao equilíbrio dos mais variados ecossistemas e biomas existentes neste planeta. Entretanto, teríamos motivos pra comemorar?


Inicio os trabalhos com uma pequena nota divulgada no site \"Destack Jornal de SP\", que prevê a falta de água até 2015 em 55% das cidades brasileiras:


\"Lançamento de esgoto sem tratamento nos mananciais é principal fonte de poluição\"


A poluição crescente das fontes de água de qualidade pode levar ao desabastecimento em 55% municípios do país até 2015.


A conclusão é do \"Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água\", que será divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) quando se comemorar o Dia Mundial da Água.


A principal ameaça enfrentada pelos rios e mananciais brasileiros é o lançamento de esgoto sem tratamento. \"Os problemas associados à poluição hídrica são mais evidentes nos grandes aglomerados de municípios, em função da pressão das ocupações urbanas sobre os mananciais de abastecimento público: o lançamento de esgotos sem tratamento influencia diretamente a qualidade das águas\", afirma o documento.


Os municípios que correm o risco de desabastecimento de água no prazo de quatro anos são também aqueles que concentram 70% do consumo.


Mais investimentos


Segundo o estudo da ANA, o Brasil terá de investir ao menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população deverá chegar à marca de 196 milhões de habitantes.


Do total a ser investido nesse período, cerca de 70% devem ir para a coleta e o tratamento de esgotos. Com isso, se evitaria a poluição das fontes de abastecimento de água, mas os recursos não seriam suficientes para universalizar o acesso da população brasileira ao esgoto, alerta o documento.


O que será do amanhã foristas?


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Eu faço minha parte e incuti isto em minha filha!!! Acho sim que andorinha sozinha faz verão!!!


Amo agua.. para beber... para banhar... para molhar!!! :-)


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Audrey


Gostei do seu tópico. Ele estimula a reflexão sobre um dos problemas mais sérios para a continuidade da vida, pois se houver continuidade dos níveis de poluição das águas, em breve não teremos mais água potável.

Eu sempre fui adepta do respeito aos direitos humanos, animais... Mas há algum tempo inseri em minhas preocupações o respeito aos direitos das gerações futuras.

Se continuarmos a viver inconsequentemente, estaremos inviabilizando a vida futura, seja poluindo a água, desmatando, exterminando espécies...

Pessoalmente, eu tenho evitado desperdícios, consumismo, mas percebo que, em geral, estou nadando contra a corrente...


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Não quero nem imaginar 2060 se continuar as coisas como estão... Principalmente se os países que mais emitem gases tóxicos na atmosfera não diminuírem as emissões.


Um dos líderes mundiais que é o Obama e que está a frente do país mais poluidor do mundo não cede em nada para reduzir a emissão, pensando apenas no hoje, no econômico e vem ao Brasil fazer discurso bonito para desvirtuar a atenção para sua negligência como autoridade... EUA só pensa em controlar o mundo, economicamente ou pelo uso da força...


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Iani, é exatamente esse o objetivo, estimular a reflexão sobre o grande problema que assombra o futuro da humanidade, aliás,

o futuro de todo o planeta. Embora iniciativas já estão sendo tomadas, ainda há muito o que fazer...e precisa partir tanto

dos movimentos de pequeno porte (família, associações...)

quanto os de grande representação (as nações).


Si, que o teu exemplo inspire outras mães e pais...que nossas crianças desde pequeninas possam usufruir deste bem e outros tantos recursos naturais disponíveis, mas de forma bem consciente, ética, responsável...e podes ter certeza que há outras andorinhas por aí também :-)


Shaggy,


As emissões de gases tóxicos é outro grave problema e até hoje só houveram alardes, tratados...reuniões...estudos...negociações...

promessas e pouco foi feito. Os EUA em nada fizeram com relação

a isso. Nossa, este assunto daria uma excelente discussão...vamos ver a opinião de outros aqui...