Tireóide

18 respostas [Último]
imagem de Ágata
Ágata
No PF desde: 04/02/2011

BOm dia,


Queria ver se alguem já teve cancer de tireóide, fiz uma punção e não entendi muito bem meu resultado, ele diz Carcinoma Papilar, que é um tipo de câncer de tireóide, mas não fala nada em maligno. Estou em dúvida, resolvi escrever porque meu retorno ao médico é só daqui 8 dias.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Ágata,


Eu tenho uma amiga que está com câncer na glândula e começou

a fazer o tratamento. Existe mais de um tipo e cada qual tem um tratamento específico. Mas fique tranquila, o câncer de tireóide é

considerado o mais \"brando\", de fácil tratamento (desde que não haja o processo de metástase), inclui aí sessões de iodoterapia e

em última alternativa a retirada da glândula e reposição de mineral ou mesmo de hormônios de forma permanente (por ingestão).


Link de apoio

http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=12&id=84&menu=2


Estimo melhoras!


imagem de Ágata
Ágata
No PF desde: 04/02/2011

Miss Audrey, no meu caso são dois nódulos, e um deles o resultado deu benigno, e no outro nódulo,só disse que inclui carcinoma papilar e fica a critério do médico a cirurgia. A minha dúvida é se seria só pra tirar o nódulo ou a glândula toda? Mas pode ser tbm que com as sessões de radioterapia nao precise de cirurgia.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Pois bem, aí vai do tamanho do nódulo que acusou carcinoma e as consequências que ele pode causar, só mesmo o médico vai poder

avaliar. Essa minha amiga o nódulo dela é pequeno, o médico disse

que vai acompanhar de 6 em 6 meses, caso o nódulo cresça muito, aí será realizado cirurgia. Por enquanto ela faz sessões de iodo e toma medicação.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Agata


a pessoa mais indicada para tirar tuas dúvidas é o teu médico...


marque uma consulta, e peça para ele esclarecer melhor o teu caso... assim não ficará angustiada, nem imaginando mil coisas...


imagem de Ágata
Ágata
No PF desde: 04/02/2011

já esta marcado, mas é estou angustiada com a demora, até pq a minha mae já teve esse câncer, entao minhas chances são maiores, mas o jeito é esperar mesmo.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Ágata, procure ficar tranquila, vai dar tudo certo! Torço por vc!!!


imagem de happyclaudia
happyclaudia
No PF desde: 16/03/2011

Ágata, eu tive nódulos benignos mas tirei a glândula inteira. é tranquilo. há 9 anos tomo levotiroxina sódica, dosagem bem baixa, nunca tive problemas. nem na gravidez. Quanto ao carcinoma, que eu saiba é câncer sim. Provavelmente vc vai tirar a glândula, vai tomar iodoterapia e levotiroxina sódica e vai ficar bem. Seu médico vai te tranquilizar. enquanto isso, achei na internet sobre o carcinoma papilar de tireóide: \"É o tipo de carcinoma mais comum. A sua incidência é de 65% a 80%. Eles podem aparecer em pacientes de qualquer idade, porém a faixa etária predominante é de 30 a 50 anos. Nos Estados Unidos, são descobertos anualmente 12 mil novos casos. Devido à longa expectativa de vida estima-se que uma entre mil pessoas tem ou teve este tipo de câncer. A ocorrência é três vezes mais freqüentes nas mulheres que nos homens. A taxa de cura é muito alta, chegando a aproximadamente 100%. \" Então, a chance de dar errado é menor do que vc sofrer um acidente de carro indo trabalhar. Nos avise depois da consulta, estarei rezando por vc.


imagem de Ágata
Ágata
No PF desde: 04/02/2011

Sadclaudia,

era bem isso que eu precisava saber, pq achei estranho no exame nao dizer maligno, só dizer carcinoma papilar, mas então é provável q eu tenha que operar....


imagem de happyclaudia
happyclaudia
No PF desde: 16/03/2011

Sim, agata. carcinoma é o nome técnico do câncer. Tanto que eu lembro que na minha biópsia deu ausência de carcinoma. maligno é nome leigo, nos exames sempre vem o nome técnico. Se teu médico não recomendar cirurgia, procure uma segunda opinião, pois deixar o carcinoma eu acho perigoso.

Agora vou te falar sobre a cirurgia. É muito tranqüila. Anestesia geral, pq qualquer intervenção acima do tórax tem que ser geral mesmo. Eles retiram, na hora congelam o nódulo com nitrogenio e fazem mais uma biópsia. Vc leva pontos (minha cicatriz é mínima), no primeiro dia, vc vai sentir dificuldade para levantar a cabeça e dor de cabeça (por isso é bom ficar deitada e ter quem cuide de vc). Tome direitinho os analgésicos e antiinflamatorios, dentro de uma semana vc está de volta as suas atividades normais. Isso foi minha cirurgia há 9 anos, hoje está ainda mais moderna e segura, então tenha fé que tudo dará certo. E por favor volte para nos dar notícias, estamos contigo.


imagem de Kellycryz
Kellycryz
No PF desde: 15/05/2011

Carcinoma papilar da tiroide


Constitui 80% dos canceres da tiroide. É um tumor maligno com bom prognóstico (sobrevivência de mais de 10 anos em 95% dos casos). Pode, no entanto, em alguns casos, ser fatal, evoluindo com metástases para outros tecidos, tais como: os ossos e os pulmões.


Terapêutica


O prognóstico deste tipo de cancer está entre os melhores. 95% dos doentes sobrevivem mais de dez anos, e uma maioria cura-se completamente com tratamento.


O tratamento consiste em tiroidectomia (remoção da tiroide), terapia com hormonios tireoideanos sintéticos e técnicas da medicina nuclear, com administração de altas doses de iodo radioactivo, a radioiodoterapia visando a eliminação das metastases, uma vez que o tumor papilifero apresenta alta afinidade pelo iodo e o iodo radioativo, produz emissões radioativas do tipo beta, que destrõem o remanescente e as metastases do tumor.


vc queria saber o que, mas não necessáriamente que você vá passar por isso,pode ser que teu caso seje o comecinho.

Te acalma e tenha fé,não sei se você sabe a fé cura.

Que Deus te ilumine.