Sintomas e Causas Das Dores de Garganta

3 respostas [Último]
imagem de Doutora Renata Lopes
Doutora Renata Lopes
No PF desde: 24/06/2009

SINTOMAS E CAUSAS DAS DORES DE GARGANTA-AMIDALITE E FARINGITE


A intensidade da dor de garganta pode variar de leve até uma dor intensa com dificuldade de engolir até a saliva. Pode ser por infecções e inflamações da garganta (faringites) ou amígdalas (amigdalites), causadas por vírus ou bactérias. As faringites virais são as mais comuns. Estão associadas freqüentemente aos resfriados. Seus sintomas são menos intensos que de uma amigdalite, não costuma dar febre e apesar da dor, é possível alimentar-se e hidratar-se corretamente.

A amigdalite é a infecção das amígdalas ou tonsilas palatinas. As amígdalas são tecidos linfóides, localizadas na parte de trás e dos dois lados da garganta, entre a entrada das vias respiratórias e sistema digestivo. Elas agem como filtros para agentes infecciosos. As amigdalites podem ser causadas por vírus ou bactérias.

O inverno seco e poluído contribui para o surgimento e desenvolvimento das amigdalites, que predominam entre as crianças. Os sintomas são mais intensos que em uma faringite, com a presença de febre, dor no corpo e dificuldade para engolir. A otorrinolaringologista Renata Lopes Mori explica cada uma das patologias, sintomas e os tratamentos adequados.

Amigdalite

Em geral, as amigdalites são provocadas por vírus, apenas 15% são causadas por bactérias. Isso significa que, em 85% dos casos, não é preciso tomar antibióticos. A amigdalite causa falta de apetite, dor ao engolir e às vezes febre. Para o tratamento ser eficaz, o médico pede o teste para identificação da bactéria estreptococo do grupo A. Se der positivo, ele receitará antibiótico. Se o teste for negativo, o melhor é aliviar os sintomas com antitérmicos e analgésicos até que o ciclo do vírus acabe, o que ocorre em 3 ou 5 dias. (raramente fazemos este teste no Brasil, ele existe mas não esta muito disponível)

Faringite

. É o médico quem consegue definir com precisão se a dor de garganta é proveniente da faringe ou da amígdala, pois os sintomas e até mesmo as causas são muito semelhantes.

Pode ser causadas por vírus, bactérias aparente na garganta, incômodo ao engolir, dores no ouvido e às vezes febre.

Seu tratamento é para reduzir o desconforto ocasionado pela faringite, pastilhas para a garganta que é vendida em farmácias, gargarejo com água morna e sal “proporção de uma colher de chá de sal para uma xícara de chá de água morna” e analgésicos são recomendados. Já o uso de antibiótico só será receitado pelo médico somente quando a infecção é causada por bactéria.

Medidas de auto-ajuda na dor de garganta:

• Tome grande quantidade de bebidas quentes, como chá com limão (com ou sem mel) e sopa.

• Não fume

• Evite comer alimentos muito picantes e salgados.

• Tome um analgésico se necessário.

• Evite ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado


Procure seu médico se você sente alguns dos sintomas abaixo além de dor na garganta

- Febre

- Gânglios aumentados e dolorosos no pescoço

- Dor de cabeça

- Dor no corpo

- Dor de ouvido

- Mau hálito

- Perda do apetite

- Lesões na pele

- Vômitos

- Dor na barriga

- Dor no peito

- Urina escura

- Alterações visuais


Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC. Residência Médica em otorrinolaringologia pelo Hospital CEMA. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Membro da ABORL-CCF. Especialização em cirurgia endoscópica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (HC-FMUSP). Médica colaboradora do grupo de rinologia do HC-FMUSP.


Renata Lopes Mori

otorrinolaringologista

Rua Barata Ribeiro 237, cj. 133.

Bela Vista. São Paulo. CEP 01308-000

tel: 11 3231.0261

fax: 11 32310267

www.otorrinoweb.com.br


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Obrigada pela informação Beijo


imagem de NAIK
NAIK
No PF desde: 12/08/2009

Isto é muito bem vindo!

Principalmente nessa época de mudanças de temperaturas e de estações!!!


Obrigada por compartilhar!!!

Abraços.


imagem de Anne
Anne
No PF desde: 08/01/2009

Informações muito preciosas Dr Renata... Se possível gostaria de algumas dicas para os profissionais q trabalham c/ a voz e consequentemente sofrem c/ problemas na garganta, o q podemos fazer p/ evitar as dores de garganta, tosse, rouquidão...Abraço e td de bom!