PROTEJA SEU OUVIDO DAS HASTES FLEXÍVEIS

6 respostas [Último]
imagem de Doutora Renata Lopes
Doutora Renata Lopes
No PF desde: 24/06/2009

Olá Meninas


Para vocês que usam muito os \"cotonetes\" tomem cuidado, pois eles não são tão indicados e as vezes podem causar inflamações entre outras patologias.Vejam


PROTEJA SEU OUVIDO DAS HASTES FLEXÍVEIS

Usar de forma incorreta as hastes pode causar infecções e perfurar o tímpano


Já virou um hábito para grande parte da população brasileira, limpar os ouvidos com as hastes flexíveis (mais conhecidas como cotonetes), já que para a maioria das pessoas o costume nada mais é do que uma simples parte da higiene geral do corpo. Mas se engana quem pensa assim!

O problema que muita gente desconhece é que esse pequeno hábito pode gerar diversos riscos para saúde dos ouvidos, podendo ocasionar lesões sérias que necessitam de cirurgia para correção. A otorrinolaringologista Renata Lopes Mori explica que o formato das hastes não é ideal para limpar os ouvidos e seu uso facilita a ocorrência de irritações, inflamações e infecções, como otites externas, também podem até mesmo causar lesões no tímpano.

A cera é produzida para garantir proteção ao ouvido externo da entrada de microorganismos.

Para quem pensa que usando as hastes flexíveis, estará limpando toda a cera, está completamente enganado! A otorrino esclarece que ao invés do cotonete remover a cera, faz justamente o contrário, na verdade empurra para parte mais interna do ouvido em direção ao tímpano. As orelhas possuem um mecanismo de auto-limpeza trazendo a cera em direção a parte mais externa, expelindo-a para fora dos condutos auditivos.

A otorrino Renata Lopes Mori alerta que em alguns casos a cera é produzida em excesso ou os canais auditivos são estreitos e tortuosos demais. Quando isso ocorre o tímpano pode ser “tampado” causando dificuldade na audição, para tratar esse probleminha é necessário a cera ser retirada por um especialista, pois a tentar a remoção em casa com pinças e grampos ou em farmácias, leva ao risco de perfuração do tímpano, infecções e problemas de audição.

A médica orienta que a melhor forma de eliminar a cera em excesso, sem oferecer riscos para saúde é fazer a limpeza somente da parte externa, com um lenço ou toalha após o banho. A dica é limpar somente até onde o dedo alcança, deste modo a cera não é empurrada em direção aos tímpanos e é retirado todo o excesso.


Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC. Residência Médica em otorrinolaringologia pelo Hospital CEMA. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Membro da ABORL-CCF. Especialização em cirurgia endoscópica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (HC-FMUSP). Médica colaboradora do grupo de rinologia do HC-FMUSP.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Não sabia disso. Vou parar de limpar, com cotonete Beijo


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

vlw pela dica! :)


rafa
No PF desde: 25/08/2008

obrigada pela dica doutora e seja bem vinda!


mariah_mariah
No PF desde: 01/12/2008

Meu Deus! Ainda hj de manhã eu usei cotonetes! E ainda, como estava com uma coceira no ouvido, aproveitei e cocei bem com ele... Agora tô frita! E o que é recomendável usar então??? geralmente qdo lavo os cabelos entra água!


sofia
No PF desde: 19/12/2008

obrigada pela sua dica e seja muito bem vinda no preciso

abraços


imagem de Doutora Renata Lopes
Doutora Renata Lopes
No PF desde: 24/06/2009

Olá Mariah, tudo bem?


O ideal é quando você acabar de tomar banho limpar o ouvido com um paninho ou até mesmo com a toalha só para tirar a água. Limpar todos os dias o ouvido não é recomendável! Qualquer dúvida, me procure!

bjus