O que é Otite?

1 resposta [Último]
imagem de Doutora Renata Lopes
Doutora Renata Lopes
No PF desde: 24/06/2009

O que são otites?


No inverno, as infecções no ouvido aparecem mesmo, principalmente nas crianças. Veja como evitar que seu filho sofra com elas

São inflamações e infecções do ouvido, classificadas entre otite externa e otite média. Esta última pode ser crônica, serosa ou aguda. A otite aguda é o tipo mais freqüente em crianças e representa um terço do atendimento médico pediátrico. Estima-se que 70% das crianças com menos de 5 anos já tiveram um episódio da doença diagnosticada.


Por que a doença é mais freqüente em crianças?


A tuba auditiva das crianças é mais curta e horizontalizada, o que facilita a ascensão de germes, causando a infecção. Além disso, as crianças possuem um sistema imune mais imaturo. A otite é bem comum em crianças entre 6 meses a 2 anos de idade e de 4 a 5 anos, mas ela pode aparecer em qualquer faixa etária.


Quais situações contribuem para que a infecção se instale na criança?


Crianças que freqüentam creches e berçários, são amamentadas por pouco tempo, comem deitadas, usam mamadeiras, são alérgicas e as fumantes passivas, ou seja, que ficam perto de pessoas que fumam, estão mais propensas a ter otite.


Por que no frio as dores de ouvido aparecem mais?


No inverno, ficamos muito em locais fechados e cheios de gente, propiciando uma maior incidência de infecções das vias aéreas e, conseqüentemente, o surgimento de otites


Quais cuidados devo ter com meu filho?


No inverno, evite locais fechados e mal ventilados e fuja de quem fuma do lado de criança. O leite materno fornece imunidade natural ao bebê, por isso, se possível amamente exclusivamente até os 6 meses de idade. Proteja-se do frio também, claro. Apesar de a temperatura não causar a infecção, a sensação de gelado agride a pele e agrava a dor.


Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC. Residência Médica em otorrinolaringologia pelo Hospital CEMA. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Membro da ABORL-CCF. Especialização em cirurgia endoscópica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (HC-FMUSP). Médica colaboradora do grupo de rinologia do HC-FMUSP.


Renata Lopes Mori

otorrinolaringologista

Rua Barata Ribeiro 237, cj. 133.

Bela Vista. São Paulo. CEP 01308-000

tel: 11 3231.0261

fax: 11 32310267

www.otorrinoweb.com.br


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Obrigada, pela dica Beijo