Emocional influi no físico?

6 respostas [Último]
kmila_poa
No PF desde: 08/09/2008

Minha mãe hj me falou: tente se acalmar que você vai se sentir melhor. Isso pq ando com umas crises de asma frequentes, essa semana tive de ir ao plantão, até no oxigênio estive. O médico me disse que preciso descansar. Mas como??? É final de ano, tenho milhoes de coisas a fazer, tem as comprinhas de final de ano, tem 3 amigos secretos, tem chá de fralda de uma amiga. Tudo junto.

Sei que o estresse deixa a gente mais propensa a doenças, mas dizer que é só fundo emocional não é demais?


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Kmila, a bem pouco dias casualmente , li em uma das crônicas da Martha Medeiros, sobre esse tema.

Segundo uma escritora e psicóloga americana Louise L. Hay, o texto detalha que as doenças provém de causas... \"Exemplo - apencite vem do medo. Asma do choro contido. Câncer, de mágoas de tempos. Derrame, da rejeição à vida. Dor de cabeça vem da autocrítica. Gastrite, de incertezas profundas.

Insônia vem da culpa.\" E por aí a fora.

De fato fiquei impressionada com essa narrativa que, embora um tanto exagerada, dá o q se pensar, hein?

Não falava sobre estresse mas é claro q somos o resultado do que vivemos...

Um abração e espero q vc fique mais tranquila e consiga melhorar sua saúde

Um abração,

maya


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

maya... que legal!!! de onde é essa crônica? Onde saiu? Quero muito ler...

kmila, cada vez mais acredito que os sintomas emcionais estão muuuuuito ligados aos sintomas físicos. Digo isso pq, como já falei aqui, sou vestibulanda de medicina. Antes de começar a me submeter ao estresse e à pressão do vestibular de medicina, eu nem sabia o que era dor de cabeça!!! hehe... A partir de então eu descobri o que é dor de cabeça - inclusive enxaqueca -, o que é azia, o que é queda de cabelo... enfim, inúmeros sintomas! Inclusive a briga com a balança! Minha ansiedade se reflete claramente na quantidade de comida! E cada médico q eu vou diz basicamente a mesma coisa: \"vamos ver o que podemos fazer, mas a base disso é o estresse\"

É bem complicado isso... pq é inevitável, né? Acho que cabe a nós apenas procurar lidar com isso. No teu caso, acho que poderias procurar de organizar. Organização é fundamental no combate ao estresse. Tens esses amigos secretos, ese chá de fralda: que tão definir dia e horário para ir comprar os presentes? Quem sabe todos no mesmo dia, ou, se achar que é demais ou que falta tempo, seleciona 2 momentos pra isso... Não sei, mas acho que pode ajudar. Mas a resposta pra tua pergunta é: sim, certamente o emocional influi no físico!!!!! hehe eu sou a prova viva disso!!!

Beijos, gurias


preta
No PF desde: 08/07/2008

tb achei bem interessante o que a maya falou tb quero ler onde eu encontro?

eu tenho crises horriveis de exaqueca e sei que é emocional decidi que não vou mais me estressar vou pensar em mim deixar de querer abraçar tudo de todos vou cuidar da minha famila ser felizzzzzzzzzzzzzz então faça uma coisa de cada vez nada de ficar se preocupando seja feliz tudo se dá um jeito bjos fica com Deus


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Bem garotas, eu li sobre o assunto em umas das crônicas do último lançamento da Martha Medeiros - Doidas e Santas - q indico no tópico ´livros´.

Ela faz menção a essa outra escritora/psicóloga - cujo nome postei acima - pra quem tiver interesse de aprofundar mais a leitura nesse assunto.

Um abração,

maya


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Com certeza, é emocional Bj


taista
No PF desde: 04/11/2008

Mas batata!!!!!! Tô com o estômago virado em dor somente, uma queimação, náuseas... Tudo de ansiedade, de medo de não dar conta de tudo até o natal. Mas dá para controlar isso???