Depressão... Frescura? Muleta de vagabundo?

5 respostas [Último]
imagem de Sttela
Sttela
No PF desde: 27/05/2010

Caros foristas:


Ontem li um texto e hoje ouvi uma conversa sobre depressão e fiquei pensando muito nessa questão.

Uma moça perguntou a um blogueiro, se depressão era muleta de vagabundo ou a doença do século. Abaixo, trancrevo a pergunta:


\"..., amigo para todas as perguntas, tenho uma questão de tema psicológico, ou psiquiátrico se preferir. Tenho observado cada vez mais as pessoas parecem sofrer demasiadamente com suas frustrações, além reclamarem o tempo todo, sobre qualquer coisinha que dê errado nessa vida que não é fácil para ninguém. Parecem que nunca vão se recuperar de um baque, de uma paixão perdida, do emprego ideal que não vem, da vida perfeita que sonha e não se materializa. Qualquer tristeza já é chamada de depressão (é proibido fazer cara feia agora?), e as crianças não ficam apenas chateadas quando colocam apelidos que ninguém gosta (ninguém nunca passou por isso?). Os pais, os professores, a sociedade e o escambau, mais que rapidamente, as chamam de vítimas do bullying. Me diga, as pessoas estão cada vez mais \"moles\" ou estamos vivendo num \"mundo cão\" bem pior que antes? Queria saber sua opinião porque posso estar sendo um tanto insensível. Beijos. Júlia, A Revoltada.\"


Abaixo o link da matéria:

http://inblogs.com.br/pergunteaourso/


Logo depois disso, presencio uma conversa da minha mãe e da mãe da minha cunhada. Elas conversavam sobre a nora da mãe da minha cunhada, que teve filho há pouco tempo e estava com depressão pós-parto. Durante a conversa, elas falavam que no tempo delas, trabalhavam e cuidavam dos filhos, que nem tinham tempo para ter depressão, insinuando claramente que a moça estava de frescura.


Depressão é uma doença que sofre preconceitos?


Eu mesma já tive sintomas de depressão e ficava pensando: \"Não posso me dar ao luxo de ficar um mês sem vontade de sair da cama, tenho que trabalhar\". Eu mesma tive preconceito com a doença. Eu mesma boicotei minhas possibilidades de tratamento.


As pessoas são insensíveis com pacientes depressivos?

O que vocês acham da questão?


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Stella.. eu conheço 03 fatos reais de depressão 01 levou ao suicidio e os 02 restantes... apesar das tentativas.. terminaram-se as vidas.. em total \"loucura\"... o fato é.. eu pessoalmente acho que qualquer área da psiquiatria de uma forma em geral é vista com preconceito... existem doenças que levam o individuo a ter pertubações de ordens multiplas... sem conseguir conviver de forma tranquilha... real... na sociedade... com seus entes.... com ele mesmo... e claro... como é um campo muito pouco descoberto e explorado... falta muito para se evoluir... olhe bem a 15anos atras um individuo com certo grau de depressão era trancafiado em manicomios... e lá sim... tinham sua doença exacerbada até a via da loucura...(o dos transtornos psicologicos como um todo...) é algo que causa medo... desconfiança... receio... etc. etc...


Quando toda a sociedade em geral... a propria sociedade médica pautar a conversasação sobre o assunto de uma forma natural... a coisa começará a evoluir... partindo-se para desmistificar certas patologias e por consequencia tendo-se menos preconceito.


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

É só minha opinião, já li não lembro onde, que em países desenvolvidos, onde as pessoas não passam por nenhum tipo de dificuldade material, os índices de suícidio são muito altos, e também já li que o cérebro de pessoas com depressão possui menos serotonina, por conta disso é importante tratamento médico, eu acho que pessoas que têm mais (tempo) ,tendem a desenvolver depressão com mais facilidade.


imagem de Svetlana
Svetlana
No PF desde: 12/02/2011

Só quem passou por uma depressão, sabe como é. Todo mundo quando está bem, sobre no seu pilar e faz discursinho de que quem não tem nada pra fazer, tem depressão. Eu não tinha tempo nem pra respirar. Tinha que estudar, trabalhar, sobreviver com o quase nada que eu ganhava, aguentar orientador no pé. E quase me matei por causa da depressão. Não me matei pq deus é maior. Agora é muito fácil quem nunca passou pela situação criar teorias preconceituosas para explicar.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Depressão é patologia, precisa ser levada mas a sério e pode induzir

a pessoa a cometer atos de loucura, como a Si Cal citou o suicídio, muito comum ou mesmo até machucar outros (inclusive pessoas da própria família). Realmente só quem já teve ou tem sabe o sofrimento.


Entretanto, vejo que atualmente toda e qualquer pessoa que se apresenta um pouco deprimida e estressada é considerada portadora da doença. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. É claro, que o estresse elevado pode provocar depressão se não tratada de forma correta, mas ambas tem sintomatologia diferenciada.


O médico mal olha o (a) interagente e já faz a prescrição de medicamentos, coloca a pessoa sob perícia ou até internação,

não realizando uma investigação mais minuciosa. Acho que se

deveria ter além do diagnóstico médico, o psicológico também,

assim evita-se tratamentos inadequados.


A depressão pode surgir por causa conhecida, como causa desconhecida. Na questão neurofisiológica, está relacionado a redução de serotonina, como o Júlio citou, como a perda de neurônios, nutricional, com a falta de vitaminas do complexo B e

do mineral Zinco.


SONNE
No PF desde: 20/05/2011

STTELA.


Ñ É FRESCURA!....A DEPRESSO SEMPRE EXISTIU,POREM SOMENTE A POUCO TEMPO SE COMECA A FALAR DELA E TRATAR-LA-

NA EUROPA ESSISTE O MAIOR INDICE, DE SUICIDIO POR DEPRESSÃO NO PAIS.

E OLHA QUE Ñ É POR PROBLEMAS FINANCEIRO.

OS SINTOMAS COMECA C/A BAIXA-ESTIMA POR, DEPOIS VEM O ISOLAMENTO DE TUDO E DE TODOS.

SE A FAMILIA Ñ ENTENDER E AJUDAR, LEVA O PACIENTE AO SUICIDIO, DEPENDENDO DO GRAU DA DEPRESSÃO.

ESSISTE NO MERCADO VARIOS TRATAMENTOS C/ MEDICAMENTOS PRA CONTROLAREM OS SINTOMAS, INCLUINDO OS HOMEOPATICOS.

A DEPRESSÃO PODE LEVAR A SINDROME BI-POLAR, SE Ñ FOR DIAGNOSTICADA E TRATADA.

O MUNDO É DEPRESSIVO E Ñ SABE.

Ñ É UMA DOENCA DO SECULO!.

É + VELHA QUE ANDAR PRA FRENTE.