Casamento, filhos, emprego: veja dicas para enfrentar a crise dos 30 anos

6 respostas [Último]
imagem de Eis
Eis
No PF desde: 24/05/2011

Meninas do site.

Fiquei curioso pra saber a opinião de vcs.

Lembro que os homens tb tem essas dúvidas... :(

Fonte:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2012/11/casamento-filhos-emprego-veja-dicas-...


Casar, ter filhos, investir na carreira, fazer uma nova faculdade ou encarar aquela viagem longa que é adiada há anos? Por volta dos 30 a mulher se vê tendo que tomar uma série de decisões que irão impactar significativamente a sua vida. Os dois primeiros itens da listinha acima costumam afligir mais. A pressão da família, dos amigos e da própria pessoa consigo mesma pode desencadear quadros de ansiedade e até depressão.


- As mulheres sentem-se pressionadas em atender a expectativas da sociedade, que intitulou que aos 30 anos elas devem estar casadas, planejando ter filhos e com a carreira construída - explica a psicóloga Cynthia Boscovich.


Segundo Cynthia, uma das alternativas para evitar os conflitos é o autoconhecimento.

A mulher precisa definir seus objetivos de vida e traçar estratégias a partir deles. Ela dá dicas para lidar com duas das pressões que costumam afligir nesta fase da vida.


Casamentos: esqueça esses paradigmas e não tenha pressa.


- É importante entrar em contato com o que espera para si mesma. Contudo, é preciso ter cuidado para não exagerar nas exigências e com isso estar fechada até para conhecer alguém que em um primeiro momento possa não ser interessante. Entretanto também, não é preciso casar com o primeiro que aparecer, é imprescindível esperar pelo momento certo para não cometer nenhum arrependimento depois - pondera a psicóloga.


Filhos: a mulher costuma se sentir angustiada porque a partir dos 30 inicia o processo de envelhecimento dos óvulos.


- A busca por um processo de análise ou psicoterapia pode ser muito importante nesse momento, pois o autoconhecimento permite entrar em contato com vários aspectos que até então não eram tão relevantes - comenta Cynthia.


A piscóloga Cynthia Boscovich também recomenda seguir cinco passos para driblar a crise dos 30 anos:


1. Não se julgue tanto: algumas mulheres sentem culpadas por não ter conseguido alcançar os seus objetivos. Pare de se culpar, isso não faz bem para você. Enfrente e aceite a sua realidade é a melhor maneira de seguir em frente e recuperar a autoestima.


2. Ainda dá tempo: o seu maior sonho é casar? Então, não fique parada, mexa-se em busca desse objetivo. Mas, não vale ficar obcecada, saia com suas amigas, esteja disponível para conhecer pessoas.


3. De repente 30: pergunte-se: O que você realmente quer para a sua vida neste momento? Avalie suas prioridades e veja se você está no caminho certo. Não tenha medo. Nem sempre o que é ideal para um é ideal para você também.


4. Ser mãe: ter filhos com 30 anos é ótimo, pois você já está madura para encarar as responsabilidades, além de, ainda ser jovem e aproveitar melhor o crescimento do seu filhote. Porém, você deve questionar antes se está preparada para mudar a sua vida totalmente e dedicá-la a uma criança que requer cuidados exclusivos ao nascer e que perduram por muito tempo.


5. Assuma que você é uma mulher: os homens não vão mais te olhar com uma “menina”, agora você é uma mulher e isso só conta a seu favor. Aproprie-se das suas qualidades, não tenha medo de se olhar no espelho. E lembre-se: Seja sempre confiante e aproveite os seus 30 anos.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante....


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

meu querido ex Eis...

acho que as crise dos 30/40/50 são bem parecidas entre mulheres e homens... a grande diferença é até quando a mulher pode esperar para ter os filhos...

do resto: casamento, estudo, trabalho , viagens acho que são dúvidas, insatisfações e ansiedade bem semelhantes ...


imagem de Eis
Eis
No PF desde: 24/05/2011

Tens toda razão, Ana. Homens e mulheres muito próximos na maioria dos aspectos da "crise de meia-idade"

Com relação ao casamento, tivemos esse problema em comum, né, Aninha?!?! ;)


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

:)


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

( Eitcha, senti um clima ahi em cima )

Crise de homem aos 30/40/50/etc só se resolve de uma maneira...

comprando um Porsche !


http://www.porsche.com/microsite/boxster/brazil.aspx?ws=1


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

kkkkk, amei!