Alguma de vcs ja sintiram isso?

24 respostas [Último]
imagem de Dieni
Dieni
No PF desde: 06/02/2010

Já tentei no municipio so pra fazer a avaliação são 3 meses, ate chegar ao psicologo outros 3 meses; e o Sus daqui aff! se eu for esperar ate lá ja me suicidei.... A saude por aqui ta pessima... as pessoas estão morrendo a minguá.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

sim, demora, a saude mental no Brasil é uma vergonha. Mas , vale a pena esperar pelo psicólogo e o psiquiatra. Uma vez que vc consegue, é para sempre e vc tem muitas perspectivas de melhora.

Mas repito: psicólogo 1X por semana é fundamental. Tbm estou dura, mas negociei 60 reais/sessão e tem dado certo.

Beijos e fique bem.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Diene,


Procure ajuda psicológica nas faculdades de psicologia. Normalmente as faculdades tem os consultórios gratuitos e você pode encontrar o que precisa. Caso não haja esse tipo de serviço disponível em sua cidade, ainda assim você pode encontrar outros caminhos para um atendimento gratuito além do SUS.


Quanto à sua família e namorado, vou te falar como alguém que passou a vida convivendo com uma pessoa portadora de distúrbio psiquiátrico: minha mãe. Eu entendo perfeitamente esse vazio que você descreve e a sensação de que ninguém se importa contigo, mas posso te dizer que para quem está ao redor da pessoa depressiva a coisa não é mais fácil, não.


Muito do que para você parece ser descaso, pode na verdade ser desesperança por não saber o que fazer. O nosso sentimento de total impotência também é extremamente doloroso e fica ainda pior justamente pelo que a Belle D\'Jour citou, o egocentrismo do depressivo. É muito difícil para quem está em volta sempre ser \"acusado\" não se importar, quando na verdade, é o depressivo quem não consegue reconher o que tentamos fazer e nem as nossas limitações. Ou seja, acabam todos se sentindo deixados de lado.


E tudo isso aí de cima me leva a um conselhozinho só, mesmo sabendo que se conselho fosse bom, a gente vendia. Depois de ler alguns dos seus posts em outros tópicos, eu acredito piamente que o que você mais precisa para sua vida é aprender a PERDOAR. E perdoar significa apagar mesmo, passar uma borracha, lavar os cantos escuros do seu coração. Para o bem ou para o mal, o passado não volta. Não há como mudar o que houve, mas você pode mudar a sua atitude em face do que passou e o primeiro passo para isso é perdoar. Perdoe tudo e todos. Não arrume desculpas para não perdoar, não fale aquela famosa frase \"mas como eu posso perdoar tal coisa?\" Não. Não caia nessa armadilha. Perdão não precisa de justificativa, você só precisa querer se livrar dessa bagagem, desse peso que está te assolando.


Seja lá quem for que tenha te machucado, seja lá como for que tenham feito isso, PERDOE. Encare o fato de que trata-se de pessoas imperfeitas, como qualquer outra. Pessoas com seus próprio problemas, talvez seus próprios distúrbios e seus próprios demônios. Isso as torna passíveis de erros os mais impensáveis, mas são erros que não te pertencem, não são seus para carregá-los. Deixe que elas mesmas lidem com seus próprios fantasmas, não os guarde para si. PERDOE A ELES E A SI MESMA.


Um coração tomado pela mágoa não tem espaço para o amor, para a alegria, para a esperança. O rancor corroe de dentro para fora e só destrói quem o carrega. É mais ou menos como uma parábola indígena norte-americana na qual um velho índio dizia a seu filho:

- \"Filho, dentro do coração do homem há dois lobos bringando constantemente, o lobo do bem e o lobo do mal.\"


E o filho pergunta:

- \"E qual dos dois lobos vence, pai?\"


Ao que o pai responde:

- \"Aquele que nós alimentamos mais.\"


Faça as pazes com o mundo, amiga.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Bem lembrado Carla.


Também me lembrei que existe o Neuróticos Anônimos, uma entidade que tem ajudado muito as pessoas.

Segue o site:


http://www.neuroticosanonimos.org.br/visitando.php


Como a Carla falou, não é fácil fazer as pazes com o mundo; é um processo, um aprendizado, muitas vezes doloroso. Quando ela falou em perdão me lembrei muito da seicho-no-ie, uma doutrina muito legal que já frequentei. Mesmo que vc tenha religião, vale a pena conferir os ensinamentos da SNI sobre o perdão.

Abs


imagem de Dieni
Dieni
No PF desde: 06/02/2010

Carla Abbondanza você disse direitinho o que esta passando comigo... meu namorado já não sabe o q fazer e nem como agir, pois tudo me deixa triste e mais depressiva.

Qndo vc disse: Um coração tomado pela mágoa não tem espaço para o amor, para a alegria, para a esperança. O rancor corroe de dentro para fora e só destrói quem o carrega.

Confesso que trago um imenso rancor dentro de mim... que veio lá dos traumas que tive na infancia, e na verdade não tenho a capacidade de PEDOAR ninguém por mais que eu queira. Vivo remoendo o passado no meu dia a dia e pra falar a verdade não consigo viver o presente por causa disso, pois sempre volto lá no passado.... é tanto que se você me perguntar uma coisa boa que aconteceu comigo eu terei dificuldades em lhe dizer, mas se for uma ruim terei listas e mais listas.


imagem de Dieni
Dieni
No PF desde: 06/02/2010

Esqueci de dizer, aqui onde moro não tem facul de psicologia ainda...


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Dieni,


Essa mágoa toda que você alimenta faz mal a quem: às pessoas que você considera \"culpadas\" pela sua dor ou a você mesma? Pense nisso. Quem está de fato sofrendo com esse rancor? Trata-se de sobrevivência e auto-preservação, Dieni. É uma escolha, ou bem você se livra disso tudo que está te destruindo u você permanece presa nas garras desse monstro que você mesma criou. E você vai me dizer \"mas Carla, não fui eu que criei esses traumas.\" Não, não foi você, mas é você quem alimenta esse lobo e ele só se torna cada dia mais forte e mais destruidor. Essas suas voltas ao passado por acaso mudaram alguma coisa no que aconteceu? Os fatos se alteraram? Por que diabos você insiste em viver no passado? Não há porque voltar lá se foi tão ruim, a não ser que você goste de se vitimizar dia após dia. E eu duvido disso.


O senso comum diz que o tempo cura tudo. E cura mesmo, mas você tem que deixar o passado no lugar dele; LÁ ATRÁS. Reviver o momento traumático todos os dias é masoquismo, amiga. É auto-tortura. Você mesma é a sua algoz e sua vítima. Não há remédio, não há psicólogo, não há igreja, nem namorado ou família que vá ajudá-la a se livrar disso tudo se você não for a primeira a reconhecer o problema e dar um basta. Freud já disse que a mudança só acontece quando a dor de permanecer num estado é maior do que a dor de mover-se. Está doendo o suficiente ou ainda precisa esperar mais um pocuo para mover-se?


E você automaticamente caiu na armadilha de dizer \"não consigo perdoar ninguém por mais que eu queira\". Consegue, sim. Não desista antes mesmo de começar, porque ninguém vai poder perdoar por você. O perdão não acontece do dia pra noite, é um exercício diário. Você não vai acordar um dia desses se sentindo aliviada, sob o efeito de alguma magia que faça tudo desaparecer. Todos os dias você precisa ter em mente que precisa esquecer, que sua vida depende disso.


O mesmo acontece com a felicidade. Todos os dias você tem que procurar algo de bom, por menor que seja. Um passarinho voando lá fora tem que ser motivo de alegria, sorria para ele. Se olhe no espelho de manhã e diga a si mesma \"Bom dia, Dieni\" e sorria para si mesma. E se aquela vozinha diabólica vier atormentá-la com sentimentos negativos, escurrace-a a chutes e ponta-pés. Feche a porta para o negativo. ALIMENTE O LOBO DO BEM!


Amiga, eu sou dura e talvez isso a assuste, mas a verdade é que indulgência não é o que você precisa. Você precisa de força. Tem um trem vindo em sua direção e você continua sentada nos trilhos. O máximo que qualquer outra pessdoa pode fazer pra ajudar é estender as mãos para puxá-la, mas se você não se mexer, ninguém vai ter forçara pra tirá-la daí sozinho. Então pare de achar que você não consegue sair. Se suas pernas não tem força pra isso, se jogue, role para o lado, se arraste, faça qualquer coisa, mas saia daí. A única pessoa que está te segurando nos trilhos desse trem é você mesma.


P.S.: Se não há faculdades onde você possa produrar ajuda, então procure os Neuróticos Anônimos, como sugeriu a Belle D\'Jour. O site está aí acima. A Seisho-no-ie é realmente uma filosofia muito boa e pode te ajudar muito mesmo. Você disse estar indo à igreja. Qual é? Procure ajuda na congregação ou com os sacerdotes da sua igreja. Apenas tome cuidado com os \"milagres\". Como eu disse, nada vai acontecer do dia pra noite, nem com a ajuda de Deus.


O feriado mais importante do judaísmo é o Yom Kipur - O dia do Perdão. Ele deixa bem claro a importância de se ajudar primeiro. Segundo a Torá - bíblia judaica e Antigo Testamento do cristianismo - só é possível alcançar o perdão de Deus depois que o indivíduo perdoou seu semelhante. A pessoa deve apresentar-se diante de Deus com o coração livre do rancor para que o perdão divino tenha espaço. Eu gosto muito dessa filosofia e já provei na prática o quanto ela é verdadeira. Não pela minha relação com Deus exatamente, mas sim pela paz que me trouxe. Lembre disso sempre.


imagem de Moça Sfumatada
Moça Sfumatada
No PF desde: 23/06/2010

Belle D´Jour e Carla


entrei pra ler o tópico e, apesar de não me identificar em nada com o problema que a Dieni descreveu, parei pra ler todos os comentários.


Tive que me logar para deixar um post AGRADECENDO vocês pelo que vocês escreveram. Algumas coisas que vocês falaram me tocaram, me provocaram reflexão, e apesar de não serem exatamente uma \'novidade\' foram colocadas com muita propriedade e clareza. Gostaria de em alguns momentos cruciais conseguir ter essas palavras em mente e conseguir lidar melhor com situações/pessoas/sentimentos.


OBRIGADA pela disponibilidade de vocês aqui no PF...

MUITO OBRIGADA


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Não por isso, Moça


É sempre bom saber que nossas palavras não estão jogadas ao vento, mas sim de fato ajudando. Se fosse para atrapalhar, era melhor ficar calada, né?...rsrsrsrsrsrs


E disponha. Sempre que posso, estou à disposição para ajudar.


Beijos


imagem de claudio sobral
claudio sobral
No PF desde: 27/04/2010

Isso se chama insegurança,falta de pé no chão...

Toda mulher tem suas qualidades,se vc tem namorado é pq vc tem características que o agradaram e compatibiliza com ele... senão se fosses diferente ou inferior,ninguém te trataria normalmente...


Tudo o que as outras tem,vc tem igual (talvez melhor e mais especial),só precisas sorrir mais pra vida,deixar de ser muito emotiva e se garantir...


Seja feliz...sempre.