Estupro: os homens também são vítimas deste crime

37 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Não chega a ser tão frequente quanto o estupro praticado contra mulheres, mas os homens também são vítimas do crime. Por ser um assunto ainda tabu entre eles, as vítimas pouco falam abertamente sobre o tema, o que pode ajudar a mascarar as estatísticas. Exemplo: em Londres, dados oficiais mostram que houve 945 queixas do crime entre 2009 e 2011.

A associação britânica Survivors UK, no entanto, que acompanha o problema longe da exposição necessária a quem se encaminha a uma delegacia, diz acreditar que o número é quase mil vezes maior para o mesmo período – 8.500 homens foram abusados, segundo dados internos.

Pensando nisso, a organização, criada há 25 anos com a intenção de servir como ponto de apoio a essas vítimas, acaba de lançar uma grande campanha, em Londres, convidando ao debate e à denúncia. A sacada é boa. O cartaz principal deles, já devidamente espalhado pela cidade, usa o rugby – esporte sinônimo de virilidade, força – para tocar no assunto e assim tentar desmontar o clichê de que o crime só acontece com quem é “fraco” ou “desprotegido”. Na imagem, em que uma bola aparece perfurada por um prego, é possível ler, em tradução livre, a seguinte mensagem: “Homens reais são estuprados. E falar sobre isso é a real força”.

Um dado importante sobre o tema é que a maior parte dos estupros a homens não é cometida por mulheres, mas sim por homens – o que não quer dizer que somente os homossexuais são vítimas. Sendo assim, a campanha também pretende abordar este assunto igualmente delicado.

O que você acha da ideia? Conhece alguém que já enfrentou o problema?


http://colunas.revistamarieclaire.globo.com/mulheresdomundo/2012/03/05/335/



*

assunto deveras interessante e pouco debatido...

conhecem algum homem que já passou por isso?

acham que no Brasil deveria haver algum programa para apoio às vítimas? os gaúchos (machistas como são) conseguiriam revelar que foram estuprados?


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Realmente é um assunto tabu. Fora da cadeia, muito pouco se ouve falar.


Eu só soube de duas histórias assim (pela TV): uma no exército, aqui no RS. E outra, em que dois colegas bêbados resolveram fazer troca-troca e um depois de feito o serviço, um dos caras fugiu na hora de ser o passivo, mas acho que essa história bizarra nem configura estupro.


Mas na cadeia, infelizmente é comum.


Agora, fico pensando: será que esses homens que sofreram essa violência provocoram o estuprador? Será que eles mereciam ser estuprados? Porque é isso que ouvimos quando a mulher é estuprada.


Essa é uma situação terrível, mas quem sabe alerte a sociedade para o terror do estupro. Já que muitos homens acham que no fundo, a mulher até gosta de ser abusada, violentada ou que foi ela que provocou a situação.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

A notícia esta conceitualmente errada, pois juridicamente pela lei brasileira, estupro corresponde a qualquer penetração vaginal forçada,

portanto apenas mulheres podem ser estupradas.


O abuso sexual em homens é considerado atentado ao pudor, que se refere a penetração [****],

sexo oral ou qualquer contato sexual sem o consentimento da vítima.


Na legislação norte-americana, todos os fatos citados são definidos como estupro.A legislação brasileira caracteriza o estupro como o ato de um homem violentar uma mulher. "O estupro, segundo a lei brasileira, é a conjunção carnal mediante violência ou grave ameaça contra a mulher. Conjunção carnal é cópula pêni-vaginal. O agressor tem que ter [*****]. A vítima tem que ter [******]. A cópula com outras partes do seu corpo descaracteriza o estupro. A violação [****], oral ou interfemural, por exemplo, não é estupro, mas atentado violento ao pudor. Além da [******] (em 1940 o Código Penal foi pleonástico), a vítima do estupro tem que ser mulher. Como não há estupro de homem, a violência sexual ficará sem punição. Remanescerá, neste caso apenas o constrangimento ilegal, que em comparação com o estupro e o atentado, tem pena simbólica. Além disso, aqui no Brasil, só se fala do estupro de homens por outros homens em ambientes marginais, como as prisões. Nos Estados Unidos, as pesquisas indicam que hoje, mais de 10% dos casos de estupro têm homens como vítimas. Mas se na Grã-Bretanha, tão avançada, as estatísticas mostram pífios 342 casos anuais de homens estuprados, e estima-se que 90% dos casos não sejam relatados, imagine-se tocar no assunto aqui abaixo da linha do equador.


De qq forma, a noticia diz respeito a outros países, sei que no Congo estava sendo recorrente por questões militares ou políticas, mas acho que nem chega aos pés do que acontece todos os dias com mulheres de todo o Brasil.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Uma abordagem paralela um tanto rude, mas lá vai: li uma vez, que quando há disputa de liderança entre certa espécie de macacos (inclusive pela posse das fêmeas do bando), no final do combate, o perdedor é estuprado pelo vencedor.

Portanto, acredito que o estupro entre homens signifique a humilhação, o domínio de um sobre o outro, muito mais do que nas mulheres. E no Brasil, onde o estupro só há alguns anos vem sendo abordado e encaminhado à delegacia da mulher, e as estatítscas ainda não são confiáveis, devido a sub-notificação, imagine um homem entrando numa delgacia para relatar tal violência...


Acho que é preciso uma mudança de mentalidade desde as nossas crianças, sejam elas meninos ou meninas. Enquanto houver diferenças educacionais machistas do tipo: "menina não pode, menino pode", esse tipo de comportamento doentio vai se perpetuar; enquanto não houver uma mentalidade de que todos somos cidadãos, independente do gênero ou da opção sexual, a sociedade vai deixar abertura para tipos de coisas como essas, infelizmente.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Belle


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Quote:
A notícia esta conceitualmente errada, pois juridicamente pela lei brasileira, estupro corresponde a qualquer penetração vaginal forçada,portanto apenas mulheres podem ser estupradas. O abuso sexual em homens é considerado atentado ao pudor, que se refere a penetração [****], sexo oral ou qualquer contato sexual sem o consentimento da vítima.


A Lei nº 12.015/2009 mudou essa questão Belle, agora tudo é considerado "estupro", mesmo contra homens. E o atentado violento ao pudor deixou de existir.


Sobre o tema: desconfio que o número altíssimo apresentado pela matéria esqueceu de mencionar que, certamente, a maioria dos estupros contra pessoas do sexo masculino ocorre contra menores. Mas é algo repugnante da mesma forma, seja com mulher ou com homem.

Mas no país do carnaval e da copa, isso não chega a ser um problema que mobilize as massas, afinal, a AG ainda não assinou AQUELE contrato né, ou seja, a massa está mais interessada nisso! ;)


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

A maior parte do que se ouve a respeito do assunto, fora o que ocorre nas prisões, são lendas urbanas. O cara que marcou encontro no escuro, chegou no Apto da mulher e era 3, 4 caras, que abusaram dele.


No Brasil, a questão do estupro nas prisões tentou ser enfrentada com a regulamentação das visitas íntimas. É difícil achar dados a respeito do assunto, para saber se funcionou ou não, por ser este um asunto espinhoso e pouco abordado.


Normalmente, ao menos ao que se sabe regularmente sobre o assunto, a violência sexual entre presos deixou de ter uma conotação exclusvamente de satisfação do instinto sexual, e passou a ser mais realmente uma forma de punição, ou de demonstração de supremacia.


É sabido que estupradores tem que ser mantidos separados da população carcerária normal. Quando são misturados, eles invariavelmente são estuprados, eventualmente mortos.


Anos atrás, eu namorei uma menina que estudava Serviço Social, e ela me contou detalhes sobre coisas que ocorriam nos presídios, sabidos por colegas que estagiavam nestes locais. Por exemplo, do detento que, por ter cometido crime leve, recusou-se a participar de rebelião. Foi estuprado por todos os presos do pavilhão onde se encontrava.


Mas é natural imaginarmos que o estupro masculino seja muito menos reportado que o feminino. Por toda a carga simbólica que ele carrega.


Off -topic, mas é interessante registrar.


Quote:
os gaúchos (machistas como são)(...)


É engraçado como nós gaúchos carregamos certos rótulos, que se estabelecem muito mais por um tradicionalismo, ou preconceito, do que se tivermos a efetiva realidade por base.


Nós gaúchos somos machistas? Mesmo? No entanto, já tivemos uma mulher como governadora. SP(para exemplificar o estado mais desenvolvido do país) pode dizer o mesmo?


Somos racistas? Mesmo? Já tivemos um Governador negro. Quantos negros já governaram a Bahia?


Não estou com isto dizendo que não há racismo e machismo no RS, é claro que há, e muito. Mas a ponto de sermos destacados no Brasil, nestes quesitos, tenho minhas dúvidas.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Kate Upton pode me estuprar até me deixar em carne viva :)


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Austra:


Se for uma mulher, possuidora de carne rija, porém tenra, deixá-lo em carne viva, como Kate Winslet, voce não daria queixa na delegacia, é isso?


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Naum :) Muléres de carne rija, porém tenra, não merecem passar por constrangimentos jurídicos :)


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

apesar deste ser um fórum feminino.... acho que é um assunto muito interessante, porque além das vítimas terem mães, irmãs e esposas...

abusados sexualmente tendem a se tornar abusadores.... ou criarem e aceitarem comportamentos fora dos padrões e/ou violentos...

tendem a banalizar o ato sexual, e os abusos sofridos e/ou praticados...