TESTE DA ORELHINHA-SIMPLES E FUNDAMENTAL

6 respostas [Último]
imagem de Doutora Renata Lopes
Doutora Renata Lopes
No PF desde: 24/06/2009

TESTE DA ORELHINHA-SIMPLES E FUNDAMENTAL


Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. As falhas auditivas atingem de três a cinco bebês brasileiros em cada mil nascimentos.

O famoso teste da orelhinha- também conhecido por triagem auditiva neonatal-não demonstra o grau de deficiência auditiva, mas acusa se a função do ouvido está normal ou não.

De acordo com a otorrinolaringologista Renata Lopes Mori, a avaliação demora entre cinco e dez minutos, é feita com um aparelho que emite ondas acústicas. Essas ondas ativam as áreas do ouvido que, se estiverem normais, produzirão por sua vez emissões otoacústicas.

O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente aqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. O teste não tem contra-indicação, não dói, nem sequer causa incômodo. A avaliação é realizada com o bebê dormindo, em sono natural, afirma à otorrino.

A médica Renata Lopes alerta que o exame deve ser repetido na criança na fase pré-escolar, já que por trás de dificuldades de aprendizado podem existir uma audição que se tornou problemática depois de sucessivas otites ou até mesmo por acidentes domésticos.

A Dra. Renata Lopes dá algumas dicas para as mães sobre o teste.


Como marcar o teste?

Procure clínicas que possuem médicos especializados em otorrinolaringologia e procure também o fonoaudiólogo, esses irão encaminhar e realizar o teste da orelhinha.


Qual o método utilizado?

O método mais utilizado para a triagem auditiva neonatal é o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs).

Considerado bastante objetivo, este exame é indolor e de execução rápida, realizada durante o sono natural do bebê.

Utiliza-se um fone na parte externa da orelha do bebê. Demora de 5 a 10 minutos e não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê. O exame de EOAs baseia-se na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco), o registro é feito através do computador, verificando se a cóclea (parte interna da orelha) está normal, ou seja, em funcionamento, é emitido um gráfico com o diagnóstico do exame.


Como é dado o resultado?

Após o final do exame, além do resultado, é passado para o responsável e para o médico que solicitou o exame, um protocolo de avaliação. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê será encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa.


Fatores de risco para a surdez :


Bebê de 0 a 28 dias


-História familiar: ter outros casos de surdez na família;

- Infecção intra-uterina: provocada por citomegalovírus, rubéola, sífilis, herpes genital ou toxoplasmose;

-Baixo peso;

- Hiperbilirubinemia: doença que ocorre 24 horas depois do parto. O bebê fica todo amarelo por causa do aumento de uma substância chamada bilirrubina;

- Medicações ototóxicas;

- Síndromes neurológicas: Síndrome de Down ou de Waldemburg, entre outros.


Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC. Residência Médica em otorrinolaringologia pelo Hospital CEMA. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Membro da ABORL-CCF. Especialização em cirurgia endoscópica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (HC-FMUSP). Médica colaboradora do grupo de rinologia do HC-FMUSP.


--

Renata Lopes Mori

otorrinolaringologista

Rua Barata Ribeiro 237, cj. 133.

Bela Vista. São Paulo. CEP 01308-000

tel: 11 3231.0261

fax: 11 32310267

www.otorrinoweb.com.br


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Obrigada, pela dica..... Beijo


marciam
No PF desde: 13/08/2008

é bom saber, vou passar adiante esse teste tem que ser feito!


luzdoluar
No PF desde: 18/02/2009

Nossa muito importante mesmo, mas pra falar a verdade nem sabia que era feito esse tipo de exame, vou passar adiante pois é realmente importante. Obrigado pela dica.


rafa
No PF desde: 25/08/2008

achei bem importante e eu nao dava tanta bola pra isso


paulinhafran
No PF desde: 03/04/2009

muito interessante... pq este teste não vira regra nas maternidades? evitaria muitos problemas futuros...


Damaris Santiago
No PF desde: 14/08/2009

obrigada,pois eu não sabia que tinha esse teste da orelhinha minha segunda filha te 25 dias e os médicos não me falaram nada...