Espelho, espelho meu: quem é mais legal, a madrasta ou eu?

12 respostas [Último]
imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

De repente seus filhos podem passar a conviver com uma mulher mais jovem e menos experiente que você em relação à maternidade. Essa diferença de idade pode, sim, fazer barulho.


Uma das histórias preferidas dos meus filhos é aquela que conto como eu e pai deles nos conhecemos, sobre o dia do nosso casamento e o nascimento de cada um dos dois. Minha história termina com “e então nossa família ficou completa, e vivemos os quatro juntos e felizes pra sempre”. Não é só uma historinha pra dormir, principalmente porque eu acredito nela, mesmo, por isso casei e tive filhos. Mas também não é um conto de fadas, e sabemos que um dia, apesar de tanto amor, o final feliz pode ser outro, com uma madrasta e um padrasto no enredo.


Quando eu penso nisso, pra valer, me vem à mente a figura de uma moça mais jovem do que eu, educando os meus filhos – e, por mais que isso pareça ciúme de mulher, deve ser um sentimento bem comum pois os filmes a respeito sempre exploram esse estereótipo. Já assistiu ao ótimo Stepmon (Lado a Lado), em que a madrasta Julia Roberts só cai nas graças do público quando descobre-se que a mãe, Susan Sarandon, vai morrer? OK, um apelo clássico de Hollywood, mas que funciona porque explora o senso comum, sem dúvida.


Pra não me ater apenas à fantasia, fui conversar com várias mães separadas e também com as madrastas. Afinal, é um drama ou não a diferença de idade entre as duas? Queria saber também o que você acha a respeito... A minha conclusão é que existe, sim, o drama. Mas também pode acabar em final feliz. Pra isso acontecer, há um caminho de compreensão, respeito e boa vontade. Além de tempo, afinal a existência de uma madrasta indica que houve uma ruptura em uma história de amor anterior. Ou seja, corações partidos pela estrada e, por isso mesmo, é preciso andar com cuidado para não estilhaçar mais ainda a dor de ninguém.


Uma madrasta mais nova que a mãe das crianças assusta bastante essa mãe. Ainda mais se ela ainda não tiver filhos. Fica aquela pontinha de dúvida que os pequenos passem a ser meio que “cobaias”, e também que essa nova mulher do papai não tenha competência pra cuidar tão bem assim das crianças. A melhor forma de lidar com esse conflito, me disseram, passa pela participação do pai, mantendo regras e limites bem delimitados na relação. Para os dois lados: pra a madrasta que deve aceitar os valores da mãe, pra mãe que deve respeitar as regras da nova casa dos filhos dela.


Outra coisa que perturba na suposta “troca” de esposas é que a madrasta mais jovem seja mais legal, mais atualizada e menos mãe que pega no pé para estudar e manter o quarto arrumado, por exemplo. Nesse caso, está nas mãos de ambas as mulheres adultas da relação conversarem com as crianças, mostrando que as pessoas têm maneiras próprias de demonstrar amor e também têm responsabilidades diferentes nos relacionamentos. Com uma madrasta que só veja as crianças uma vez por semana, a relação é quase de hóspede – ainda que essa mulher esteja integrada e dedicada à educação dos filhos do marido. Uma mãe que está com o filho todo dia, vai cobrar muito mais a participação na rotina da casa, é natural, e também terá muito mais tempo e oportunidade para demonstrar amor e ser legal, não precisando aliviar uma bronca, por exemplo.


E as crianças, será que para elas essa diferença de idade entre a madrasta e a mãe traz prejuízo? Bom, até os 7 anos, acho, nossos filhos não contabilizam as pessoas por décadas. Mas sim por sorrisos, gestos delicados, abraços e diversão. Sobre uma madrasta companheira, carinhosa e que notoriamente deixa o pai deles feliz eles dirão que sim, é uma madrasta legal – não importando se tem a mesma idade da mãe deles ou não. Já uma madrasta ciumenta, possessiva, que compete com as crianças o amor e a atenção do homem da casa, essa não será tão agradável aos olhos dos filhos – parecendo mais a bruxa dos contos de fada mesmo.


Por Adriana Teixeira 20/fev/2013 08:38

Fonte:http://estilo.br.msn.com/demaepramae/blog/adriana-teixeira/post.aspx?post=5e3bb0f7-3f9d-42b8-8152-376dac9540d4


E aí, pessoal do pf, o que vcs acham sobre? Homens sejam bem-vindos a opinar!


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Acho que independente de idade, a pessoa que escolhe um relacionamento onde o homem (ou a mulher) já tenha filhos, é fundamental o respeito pelo espaço e as necessidades da criança.

Em relação a mãe das crianças, bem...é uma mulher adulta, precisa saber que a vida do ex vai continuar sem ela....


sou 8 anos mais velha que a mãe do meu enteado...ele me adora, me elogia, acha bacana eu trabalhar fora , gosta da minha comida, pede conselhos, me ajuda em casa..é uma criança maravilhosa...


a mãe dele, inicialmente teve ciúmes, mas nunca dei muito assunto pra ela, e o meu enteado sempre foi muito firme em relação ao carinho por mim.

Ela quis proibir ele de me chamar de mãe, mas ele foi muito firme nisso. Disse que eu era a mãe do coração dele. E me chama de mãe sim.

No fim ela se conformou...hoje fica na dela, ela sabe que eu cuido bem do menino e sabe que se ela quiser armar uma guerra, vai lutar sozinha...


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

Eu sei bem como é, sou mais velha q o marido e a ex dele,kkkkkkk


E a filhota dele me chama de "mãe preta"... Já q a mãe dela é loira.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

É uma situação delicada.. Acho que se madrasta não tratando mal os filhos isso o que conta...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Gente, uma COISA E UMA COISA e OUTRA COISA E OUTRA COISA, COISAS QUE NAO SÃO EXCLUDENTES, QUE TEM FUNÇÕES DIFERENTES, E CARREGAM CARGAS DE "AMOR, RESPEITO, ETC.."


Af... o ser humano como sempre comparando... O MEDO DANADO ENRAIZADO NA ALMA!! rsss


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Si Cal,


E suas polêmicas!!!!!hehehehehehe


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Polêmicas? ahhahahahahaha antes fossem...


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Concordo com a Si


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Meus 2 enteados tem uma diferença pequena de idade em relação a mim. O primeiro filho do meu namorado tem 20 anos ele é 9 anos mais novo que eu e o meu xodó que é do meio tem 18 anos.


Esse meu xodó sempre me pede conselhos em relação as namoradinhas dele.


Em outubro do ano retrasado foi o aniversário desse filho dele do meio e ele ficou afim da filha do amigo do meu namorado. A esposa desse amigo do meu namorado vive a mesma situação que a minha ela é mais nova tem 32 anos e ele 45 anos. Nos damos bem demais.


Essa esposa dele me chamou e disse que a enteada dela estava afim do meu enteado nós duas organizamos para aproximar os enteados. Meu enteado endoidou quando eu falei com ele e logo aproximou dela com a minha ajuda. Ambos são muito bonitos.


Os dois beijaram na festa e enteada dessa amiga minha beijou escondida do pai. Meu namorado ficou sabendo, mas como ele sabe que o amigo é muito ciumento da filha, não falou nada, mas para o azar dela o irmaõ mais velho viu e usou isso como arma para ameaças.


Mas no dia da festa meu enteado ficou muito satisfeito e me disse que eu dei um presente para ele. Achei legal ouvir isso ele contou para a ex esposa do meu namorado que depois ela falou comigo por telefone e nós duas rimos da situação. Como eu disse, converso trato bem, mas não confio totalmente.


Quando chegou o ano novo, o filho mais velho do amigo de meu namorado dedurou a irmã dele dizendo que ela tinha ficado com o filho do meu namorado.


Chegou o ano novo de 2011 /2012 essa amiga minha, esposa do amigo de meu namorado, puxou o meu enteado para tirar foto com ela, o amigo do meu namorado viu, foi atrás deles chingou ele dizendo" O QUE VOCÊ ESTÁ TIRANDO ONDA COM A MINHA MULHER". Descontanto porque ele ficou com raíva e ciumes, deu um tapão na cabeça dele e na cabeça dela. Foi muito grosso.


Meu enteado é muito sensivel e meu namorado ficou chateado com essa situação. Eu não aguentei chamei o amigo de meu namorado e falei umas verdades com ele dizendo que ele estava fazendo isso por ciumes da filha, mas quem quis primeiro foi ela. Eu não aguentei ver ele chorando entrando dentro de casa e querendo se isolar de todo mudo.


No outro dia, quando ele foi embora, meu enteado falou com a mãe dele ela ligou brigando com o meu namorado, como tenho uma boa relação com ela, eu peguei o telefone e conseguir contornar a situação. Falei com ela que tinha chamado atenção dele (amigo do meu namorado) para não se preocupar.


No comerço da conversa ela, a ex esposa de meu namorado, estava chorando e nervosa com voz bem alterada, mas fui conversando acalmando a conversa terminou em risadas...rsrs


Meu namorado afastou desse amigo dele com razão. Eu tenho contato com a esposa dele, porque nos gostamos muito.


A ex esposa do meu namorado, mesmo sabendo que eu sou bem mais nova que ela, porque atualmente ela está com 40 anos e eu 29 anos, ela confia em mim e fala que eu tratando os filhos dela bem, ela gosta de mim de graça.


Meu dou super bem com a namorada do meu enteado mais velho acho legal, porque ela desabafa algumas coisas para mim e mesmo ela sendo bem mais nova que eu, acho ela bem madura.


Essa é a ex esposa de meu namorado é a que me dou bem, graças a Deus. Menos uma para me amolar, né?rsrsrsrs


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Byonce, eu estava querendo lembrar o nome desse filme, porque falei para o meu namorado dele, obrigada, viu? Você me ajudou.


Achei esse filme maravilhoso e me emociono quano vejo ele.


Quem não viu assista vale a pena!


imagem de Freud
Freud
No PF desde: 13/08/2011

Os estereótipos criados pela mídia, vendidos em farmácia e comprados por todos nós.