É preciso falar de dinheiro com os filhos?

10 respostas [Último]
imagem de de.guria
de.guria
No PF desde: 03/09/2008

como e quando falar de dinheiro com as crianças? é fundamental ensina-las a usar e valorizar o dinheiro?


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

desde q ela tenha entendimento de quantidades e valores, acha válido...


Caca Linda
No PF desde: 11/07/2009

Ei de.guria, eu não tenho filhos, mas convivo com muitos sobrinhos e penso que desde muito pequenos devemos orientá-los.

Coisas muito simples podem ser importante nessa formação. Como deixar ele ir comprar algo e olhar de \"longe\", deixar ele ter atitude, o cofrinho é um bom ensinamento - a criança junta o $ para um objetivo especifico. Quando já maiores ajudar a fazer lista de supermercado e ir junto as compras, ela vai ver o que é realmente preciso e constatar que a lista foi seguida.

Pode fazê-las entender em forma de troca da favores em casa, tipo colocar a mesa, manter a casa em ordem, tirar o pô da casa e etc. Para que eles entendam que não pode ter $ a troco de nada. E tbm acho importante ensinar a valorizar o $ economizando na luz, água, telefone.

Há muitas formas de lidar com esse assunto, cada situação é uma.


Bjs


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo, q devemos ensinar desde de pequenos. Ñ tenho filhos, mas eu acho q eles tem q aprender ainda crianças... Beijo


imagem de caren
caren
No PF desde: 01/10/2008

Eu concordo com a Caca. Em época de crises, é essencial que todos saibam economizar, desde o menor até o + velho. As vezes são pequenas atitudes que podem resolver uma situação... Como reduzir tempo no banho, escovar dentes de torneira fechada, regular a conta de telefone... É mto mais fácil a criança aprender esses conceitos do que um adulto...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Olá, de.guria!

Eu acho FUNDAMENTAL!!!

As crianças devem ser ensinadas desde cedo a lidar com o dinheiro.

A educação financeira é algo que quase não existe no Brasil, e isso acho que contribui pra sermos um país cheio de sempre endividados e dependentes do cartão de crédito!!!

Lembre-se que um dia elas serão adultas e terão que lidar com suas despesas e seus ganhos. E acho que essa mentalidade também se forma na infância, através da educação.

Acho que educação para o trânsito também deveria ser ensinado desde cedo.

Como esperar que um adolescente, com seus horônios em fúria, cheio de entusiasmo, vá se conter na direção de um carro novo e veloz? Gente, ele nunca aprendeu a lidar com isso tudo ANTES de ganhar o carro...

É exigir demais de um adulto em formação, eu acho.

É essa a minha opinião, tá?

Boa sorte!


caca_sp
No PF desde: 12/02/2009

Boa Alice, mandou bem! Concordo contigo... Devagarinho mas continuamente se deve ensinar sim!!!

Não há nenhuma contra indicação, acredito!


rita
No PF desde: 09/08/2008

acho legal desde cedo ensinar a dar valor pras coisas, mostrar q nada cai do ceu...


imagem de Fabitcha
Fabitcha
No PF desde: 09/10/2009

Eu acho interessante, pois a criança já cresce com aquele pensamento de que tem que dar valor ao dinheiro... bjos


imagem de logan
logan
No PF desde: 01/10/2009

Desculpa pela minha resposta grande... mas enfim:

Acho FUNDAMENTAL isso. Vou te dar dois exemplos:

O primeiro é o meu... Meus pais sempre tiveram uma boa condição financeira. Quando eu era criança ganhava tudo que pedia, bonecas, brinquedos.... quando fui crescendo fui me acostumando e ganhava roupas, sapatos... praticamente tudo mesmo que eu pedia eu tinha nas mãos. Aconteceu que meu pai faleceu e a renda lá de casa diminuiu. Minha mãe começou a passar por dificuldades financeiras e eu não entendia isso. Continuava a querer minhas coisas do mesmo jeito de antes, e quanto não tinha eu esperniava, gritava, fazia confusão... era a típica mimada. Minha mãe sofreu boons bocados comigo por causa disso.

Acabou que com os anos decorridos da morte de meu pai eu e minha mãe nos tornamos muuuuito unidas, tipo carne e unha, afinal éramos só nós duas lá em casa. Comecei então a ver sua depressão por causa das dívidas e comecei a querer ajudá-la. Sentamos, ela me mostrava regularmente o orçamento lá de casa com o dinheiro que tinhamos, os compromissos que tinhamos que pagar e as dívidas também. Quando eu comecei a ver por A + B que realmente não era mais possível ter tudo que eu queria, eu comecei a ter consciência e a ver o valor que o dinheiro tem. Hoje tenho 17 anos, moro sozinha e administro o dinheiro aqui de casa melhor do que minha mãe.. hehehe.. Mas sempre penso que quanto eu tiver meus filhos vou mostrar a eles o real valor do dinheiro, porque só assim entenderão a realidade. Filhos precisam ter pés no chão.


O segundo exemplo é mais rápido... é o exemplo de uma amiga minha (vou chamá-la de Marta). Marta é mais ou menos o que eu seria hoje, caso meu pai ainda estivesse vivo. A mãe dela é bem de vida, mas ela não sabe até quanto a mãe ganha, só sabe que pode gastar. Ela não consegue ficar com dinheiro na mão, sempre comprando a primeira coisa que vê pela frente, só pelo habito de comprar. É absurdo. Ela já chegou a gastar 400 reais em compras na Avon (com coisas que nem precisava, diga-se de passagem). Celular não dura um mês na mão dela, porque ela sempre perde. E os celulares são bons... Todo mês ela compra uns 300 reais de roupa que nem precisa no cartão da mãe dela, que nem sonha dessas coisas (ou então finge).

Ela não estuda. A conheci no colégio na 7ª série, hoje estou com o pé na faculdade e ela ainda está no 2º ano (e vai repetir pela seugnda vez). Quando pergunto se ela não tem nenhuma pretensão na vida profissional, ou até como pretende ganhar dinheiro daqui há alguns anos, ela não sabe me responder. Acha que a vida é fácil e que sempre vai ser assim. Não enxerga que a mãe dela, pra estar onde está hoje, ralou MUITO e começou do ZERO... ela não consegue ver que a qualquer momento o mundo pode dar voltas e que ela pode não ter mais nada daqui há alguns anos.

O erro da mãe dela? Não ter aberto os olhos dela desde o princípio. Não contar pra ela o quanto foi difícil chegar aonde chegou e não mostrar pra ela o valor do dinheiro.

Enfim, eu acho FUNDAMENTAL a educação financeira dos filhos.

Enfim, esses são dois dos milhares de exemplos dela com dinheiro.


imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

É fundamental.


Seus filhos vão crescer e precisam estar preparados pro mundo. Não teme-lo mais entender como funciona, que é difícil e tem que ter planejamento e perseverança.


É preciso sim ensinar as crianças a lidar com dinheiro, a saber o valor das coisas, a poupar e utilizar bem. Gratificar-se pelo esforço.


Dá Banco Imobiliario pra eles brincarem.

Dê potes transparente pra eles guardarem as moedinhas. É importante ser trasparente pra que eles vejam o dinheiro crescer lá dentro e se sintam motivados a continuar.


Ensina eles a não gastar tudo o que tem de uma vez só.


Faça isso desde cedo, de forma divertida e educativa pra que eles não tenham medo no futuro. Acredite, ao estar com as outras crianças que veêm seus pais reclamarem do dinheiro elas vão ter medo. Prepare-as antes.


Uma tendencia ruim que vejo é a dos pais superprotegerem os filhos, com boa intenção, mas se esquecem que não são eternos e que o mundo está esperando seus filhos lá fora.