Dizer não é ruim?

8 respostas [Último]
gle
No PF desde: 15/09/2008

Vejo cças comsérios problemas em aceitar um não dos pais ou professores. Para mim são crianças que não têm limites, não respeitas pais, professores. Como vcxs viram na TV semana passada, de uma menina que agrediu a professora.

Vcs acham que poidemos fazer algo para q aprendam e não se comportem assim?


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Ser pais educadores e responsáveis por colocar no mundo crianças saudáveis emocionalmente, capazes de lidar com frustrações e com os tropeços da vida.

Educar é uma tarefa árdua, que requer paciência e determincação - muito melhor deixar levar do q a gente ter q mostrar, conversar e colocar a criança pra pensar - isso dá uma trabalheira danada e como todo mundo tem pouco tempo e o tempo q tem não quer ficar \"brigando\"com o filho.

Tb acredito q rola um pouco de sentimento de culpa pela ausência física (de estar trabalhando ou fazendo alguma coisa que lhe dê prazer), como se vc tivesse obrigação de em primeiro lugar na sua vida - vir sempre o seu filho...

É mais ou menos por aí a coisa, porém muito mais complexa e necessita análise profunda pra discussão...

Tema aberto...

bjos


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo, com a Maya Beijo


leticia_MG
No PF desde: 26/03/2009

Sabe que uma amiga minha que leciona, diz q tem pais que chegam nelas (professoras) e dizem \"vê se consegue dar um jeito neste piá, eu não consigo mais!\", ou seja, os pais criam uns monstrinhos, não os educam e eles acabam se tranformando no terror das escolas, da sociedade dpois. Acho que falta + consciência antes de fazer os filhos.


imagem de Rezinh@
Rezinh@
No PF desde: 10/07/2008

Olha gle, sei que é bm difícil como não ter q dizer não pra minha filhinha (3anos), mas como sei que é pro bm dela, faço minha parte! E isso foi desde que ela começou a entender as coisas! Digo não e explico o porque, até ela entender! Pq eles entendem tudo o que eles veem e ouvem!

Bjs


flor de liz
No PF desde: 06/03/2009

oi amiga sou mae de dois filhos um de 13 e uma de 9 anos e acho muito certo os pais dizerem não para os filhos principalmente um não na hora certa...

pois um não cert é pra vida toda é um aprindizado só que tem pais hoje que acham que se falarem não para o filho vão perde[lo...mas oque nós conquistarmos com eles nao perderemos.

uma boa conversa e um castigo de leve ja ajuda pra caramba aqui funciona

bjs


margot
No PF desde: 26/11/2008

Eu concordo com a flor de liz. Uma boa conversa, um castigo de vez em qdo... Um não no momento certo. Tem muito valor pelo resto da vida da pessoa. Dizer sim a vida inteira realmente vai criar pessoas sem limites e que acham que podem tudo.


betasp
No PF desde: 16/10/2008

Vcs não acreditam que eu mesmo conversei com meu marido neste fim de semana sobre o não. Como vcs devem saber, meu filhote tá chegando... E nós, pais de 1ª viagem, estamos sempre conversando p/ saber onde que vamos ser firmes e onde que poderemos esmorecer um pouco. E concluimos que não terá problemas se ele (filho) ouvir nãos da gente, desde que seja p/ seu bem! Isso faz com que a criança pense nos atos.


imagem de Rioko
Rioko
No PF desde: 08/04/2009

Concordo plenamente com as meninas aí. Eu não tenho filhos e tenho só dezenove anos, mas todos temos que aprender a ouvir a palavra \"não\", porque isso nos prepara pra vida, já que as pessoas na rua não vão sempre dizer \"sim\" pra nós. Eu sempre soube ouvir um \"não\", principalmente da minha mãe, que sempre soube explicar o porquê. Já o meu pai dizia \"porque não e pronto! É porque EU estou falando que não!!!\" bem bravo. O que fazia eu pensar que ele não fazia o que eu queria por pura má vontade, já que, além de ficar furioso sem motivo, já que eu pedia com jeitinho, ainda não dava o porquê, o que fazia eu pensar que nem tinha um.

Então faça como as meninas disseram: diga \"não\" quando preciso e dê um porquê se a criança perguntar. Não importa se for porque você tá sem dinheiro e que por isso não pode comprar aquele brinquedo tão desejado. Faça como a minha mãe, diga: \"eu tô meio sem dinheiro agora, mas quando eu puder, eu juro que eu compro!\" Ela fazia aquela carinha linda dela quando queria poder comprar algo pra gente e não dava. Eu entendia na hora e nem pedia mais! E não é que eu sempre ganhava depois mesmo?! Isso que eu nem exigia, podia até ter comprado um presentinho mais baratinho!

Beijos!